(88)99216-3040

Dia do Médico: Unileão investe em inovação, infraestrutura e responsabilidade social na formação médica

Em celebração ao Dia do Médico, instituição reforça compromisso com formação de excelência, baseada em metodologias inovadoras, prática desde o início e integração com a comunidade por meio de hospitais e UBS’s universitárias.

18/10/2025 08:00 am - Atualizado em 17/10/2025 14:05 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, é uma ocasião especial que reconhece a dedicação, a responsabilidade e o compromisso daqueles que têm na saúde e no cuidado humano a essência de sua vocação.

Para o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a data tem ainda mais simbologia. No início de 2025, a instituição iniciou uma nova e importante etapa de sua história com o curso de Medicina, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) e já com sua primeira turma em formação.

“O curso de Medicina da Unileão é baseado em práticas pedagógicas completamente inovadoras, mas já plenamente aceitas. A lógica da formação está centrada em metodologias ativas, diferentes do modelo tradicional em que o centro do conhecimento era o professor”, afirma o coordenador do curso, professor Álvaro Madeira Neto, médico sanitarista, gestor de Saúde com experiência nacional e internacional.

Esse modelo inovador de ensino, segundo o coordenador, somado a um suporte pedagógico contínuo, é essencial para que o estudante desenvolva desde cedo autonomia, senso crítico e capacidade de crescimento ativo, características fundamentais para o exercício ético e responsável da profissão.

O professor Álvaro Madeira também ressalta que a Unileão investiu fortemente em laboratórios modernos e ambientes de simulação realística, que reproduzem de forma fiel situações clínicas reais, oferecendo aos alunos uma experiência de aprendizado prática e segura.

“[…] Temos um cuidado muito especial com cada aluno que está aqui. Cada estudante realmente importa para nós. Sonhamos com o sucesso de cada um e trabalhamos para que isso aconteça”, afirma.

Qualidade acadêmica e responsabilidade social

Com 24 anos de experiência em educação de qualidade, a Unileão tem consolidado uma trajetória de impacto social e transformação regional. O reitor, professor Jaime Romero, diz que o curso de Medicina representa a continuidade dessa trajetória de excelência.

“O forte da Unileão é na área da Saúde e com vários cursos com conceito máximo do MEC e entre os melhores do Brasil no ranking do Ministério da Educação. Então, a Medicina veio para completar e reforçar esse time.”

De acordo com ele, a formação médica deve integrar teoria, prática e vivência comunitária:

“Como é que eu formo um bom médico? Ele precisa conhecer a comunidade, as demandas da população e o funcionamento dos serviços de saúde”, considera o reitor.

Compromisso com o futuro da Medicina

Neste Dia do Médico, a Unileão reafirma seu compromisso com uma formação médica de excelência — humanizada, inovadora e conectada à prática —, celebrando os profissionais que integram seu corpo docente, os professores que já exercem essa nobre missão e os futuros médicos que iniciam agora sua jornada de formação.

“Mais do que ensinar Medicina”, diz o professor Jaime, “a instituição fortalece seu propósito de formar quem cuida da vida e transforma a realidade da saúde na região do Cariri e em todo o país”.

Para conhecer os diferenciais e propostas pedagógicas da graduação em Medicina da Unileão, acesse este link.


COMPARTILHE: