Se você é uma pessoa que realiza uma dupla jornada de trabalho e estudos, certamente sente falta de algo que ajude a conciliar suas tarefas diárias. 

O número de estudantes que também trabalham é alto. E sabemos que não é simples ter tantas atividades durante o dia. Principalmente se esse trabalho não está relacionado com a vida acadêmica, pois isso exigirá um esforço mental ainda maior. 

Para facilitar essa conciliação, você deve aprender a otimizar o tempo e manter a organização para não esquecer de nada. Continue lendo e veja como fazer isso!

1. Planeje sua vida acadêmica com antecedência

Antes de dormir, planeje o dia seguinte e deixe tudo anotado, preferencialmente no celular, para ter o planejamento em mãos sempre que precisar. 

Assim, ao acordar você já terá uma noção de tudo que precisará fazer no dia. Caso tenha algum imprevisto, você ficará ciente de como remanejar essas atividades sem que prejudique o andamento das outras que ainda virão.

2. Estabeleça as prioridades

Nem sempre você conseguirá cumprir tudo do seu planejamento. 

Como o nome já diz, ele é um plano, e nem sempre vai ser possível realizar tudo que você escreveu. Quando chegar essa hora, você deve ter consciência do que é mais importante naquele momento e deixar para depois o que não é tão urgente.

3. Evite a procrastinação

Planeje tudo com o tempo de realização necessário e, quando chegar a hora de fazer, não fique adiando. Se você estabeleceu dez tarefas para o dia e elas são possíveis de serem realizadas, então faça. 

É muito comum boicotar planejamentos. E o pior é que no final você sempre se arrepende do tempo que poderia ter feito uma tarefa e usou fazendo algo que não daria retorno para o seu objetivo.

4. Descanse e tenha momentos de lazer

Tanto o trabalho quanto a vida acadêmica são importantes. Porém, também é preciso saber planejar o seu dia com intervalos de descanso! 

Pode parecer algo bobo para muitos, mas quando a mente e o corpo não relaxam, eles correm um sério risco de sofrer problemas. 

Com a fadiga muscular e mental, suas tarefas se tornarão mais difíceis do que realmente são, pois você terá duas vezes mais esforço para realizá-las.

Então, sempre que sentir cansaço, não busque meios de disfarçar isso. Apenas descanse e, no dia seguinte, o corpo estará pronto para uma nova jornada.

5. Pratique a autogestão

Para conciliar tantas tarefas diárias, é preciso saber se gerenciar. Se você já possui trabalho e faculdade, entende que os dois ocupam a maior parte do seu dia. Isso é uma grande responsabilidade!

Por isso, não se envolva em outras atividades que você não vai conseguir cumprir.

Evite dizer “sim” para todas as propostas e convites que lhe fizerem. Analise se elas valem a pena e se você irá conseguir dar atenção a tudo diariamente.

Você deve ter consciência daquilo que já tem a fazer e aquilo que você consegue dar conta de fazer.

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Existem aplicativos que auxiliam muito na rotina para manter a organização e cumprir prazos. Por isso, utilize-os a seu favor.

Agora é só conciliar sua vida acadêmica com o trabalho

Gostou das dicas? Conta pra gente se você já costuma planejar sua rotina.

Se você ainda não conhecia essas dicas e tenta conciliar trabalho com vida acadêmica, tente colocar em prática essas dicas e depois volte aqui pra contar se foi positiva a mudança.

Aproveite que está aqui e faça o teste para conhecer o tipo de pós-graduação que mais combina com você!