Se você estuda e trabalha, precisa ter a gestão de tempo como aliada. Somente por meio dela é possível organizar a rotina, ser produtivo e ter sucesso na execução das tarefas, que não são poucas e exigem muita dedicação e responsabilidade.
Mas como, afinal, colocá-la em prática? Continue a leitura deste artigo para conferir algumas dicas e vantagens para saber administrar seu dia!
A gestão de tempo nada mais é do que a capacidade de organizar e planejar uma rotina adequada para suas atividades.
Ela envolve uma série de tarefas, processos e estratégias que respeitam seu tempo. E são executadas sempre para evitar o desperdício de recursos.
No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, gerir tempo não é ficar por conta de obedecer ao relógio.
Na verdade, a intenção é ser mais produtivo e ter, ao mesmo tempo, liberdade para descansar e ter lazer. Tudo de acordo com os objetivos de cada pessoa, é claro.
Se você deseja, por exemplo, passar em um concurso, terá uma administração diferente de quem simplesmente trabalha e não tem que estudar simultaneamente, concorda?
O mais importante, independentemente de metas pessoais, é ter clareza nas escolhas. Somente assim será possível ter foco e concentração para atingir o que quiser.
Diante dessa definição, você consegue imaginar o que, somada à produtividade, é possível alcançar? Veja só outras vantagens da gestão de tempo!
A sensação de ter que estudar ou trabalhar com pressa só atrapalha sua eficiência e seus resultados.
Quando você cuida bem de seu tempo, faz tudo com mais tranquilidade. E, assim, consegue evitar erros que gerariam retrabalho e refações.
Ter um horário pré-determinado para cada atividade contribui para que você faça mais coisas em menos tempo.
A qualidade não diminui, é mantida. Isso acontece porque você tem mais foco e concentração, então rende mais e pode aproveitar outras oportunidades para adiantar afazeres ou descansar em seguida.
Com um cronograma bem desenvolvido, você reduz a ansiedade e elimina de vez o estresse.
Afinal, saberá exatamente quando cada tarefa será feita e terá a certeza de que haverá tempo de sobra para realizá-la.
Quem consegue estabelecer prioridades, termina os compromissos com antecedência e pode usar o tempo livre como quiser.
Ou seja, você pode se dedicar a um hobby, a um novo curso, a um momento com a família ou o que mais julgar importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com a rotina bagunçada, dificilmente você teria tempo para isso, não é verdade?
Sim, a produtividade também é sinônimo de felicidade e autoconfiança!
Com a organização adequada, você tem mais qualidade de vida e consegue inclusive afastar problemas de saúde. Como a depressão e os problemas cardíacos.
Usar bem o seu tempo permite que você tenha mais oportunidades profissionais. Você se destaca por sua competência, pode ser promovido ou ser realocado para um cargo de liderança em sua área.
Nos estudos, aquela nota alta pode torná-lo referência para colegas e professores. Você poderá investir em pesquisas, estágios e muito mais.
E o que fazer para garantir a produtividade e fazer uma gestão de tempo eficiente? Existem estratégias interessantes para muito além de usar calendários e planilhas, planejar e estabelecer horários de cada atividade. Aqui estão algumas dicas para colocar em prática!
Avalie tudo o que atrapalha você a ter uma rotina. A partir disso, comece a mudar seus hábitos.
Se antes você não fazia uma lista de compromissos prioritários, como para quais provas estudar ou quais projetos realizar no trabalho, é hora de começar a fazer.
Se você não costuma se planejar para tarefas e horários ao longo do dia, mude isso também. É fundamental ser sistemático para ter uma adaptação mais rápida e começar a perceber resultados em seu fluxo de atividades.
E por falar em prioridades, você só conseguirá administrar bem o tempo se souber quais demandas cumprir primeiro.
Defina critérios de acordo com seus objetivos e tenha total consciência das decisões que terá que tomar. Vale lembrar que essa lista de prioridades não é absoluta.
Você, eventualmente, terá que reorganizar um ou outro detalhe, caso surja um impasse, por exemplo. O que não é problema nenhum, desde que você continue a respeitar a ordem que determinou depois dessa resolução mais urgente.
Nada de esperar até o último momento para resolver uma tarefa.
O prazo de entrega serve apenas para que você descubra prioridades e organize o dia para fazer o que foi pedido, não para servir como alerta de emergência.
Procure antecipar sempre o que for possível, para fazer escolhas conscientes com tempo, pensar a respeito de atitudes e, consequentemente, aumentar a produtividade.
Um telefone que toca no cômodo ao lado é suficiente para você perder a concentração?
Seus familiares chamam você o tempo todo? Há reuniões sem pauta no trabalho e um colega que insiste em interromper?
Você só conseguirá ser produtivo ao se afastar daqueles que são os famosos “ladrões de tempo”. Em casa, tente se isolar em um ambiente confortável e silencioso para estudar. No trabalho, peça a compreensão dos colegas e aprenda a dizer não para uma interrupção sempre que necessário.
Não deixe de comemorar sempre que finalizar uma tarefa conforme o programado.
Para nosso cérebro consolidar e aceitar mudanças, esse tipo de incentivo faz toda a diferença. Pode ser um lanche rápido e especial no intervalo, dez minutos assistindo a um vídeo que você goste ou outras recompensas acessíveis que se encaixem ao longo do dia.
Viu só como é possível fazer uma gestão de tempo satisfatória e mudar de vez a sua rotina? Agora que você já sabe como se organizar, pode até fazer outros planos para ter ainda mais sucesso em sua carreira.
E, quem sabe, até fazer uma pós-graduação! Se você tem vontade de seguir esse caminho, faça o teste para descobrir qual tipo de pós-graduação tem mais a ver com você.