Uma liderança significativa é aquela que gera impacto e influência sobre as pessoas. E ocupar essa posição é uma tarefa desafiadora.
No entanto, é possível saber se você se encaixa nela a partir de algumas características e qualidades. Além de usar algumas dicas para se aperfeiçoar. Vamos lá?
Em um cargo de liderança, algumas atitudes são essenciais para reafirmar seu papel na empresa. E, assim, conseguir envolver e engajar melhor sua equipe nas atividades diárias. Veja quais são elas!
Intimidar a equipe nunca é a solução: você precisa ser ouvido sem sequer levantar a voz. A liderança bem-sucedida é aquela que encoraja colaboradores e que incentiva o desenvolvimento em um ambiente confiável.
Tomar decisões é uma das funções primordiais de um líder. Ele “faz acontecer” a todo momento, de maneira estratégica, mas sempre colaborativa.
Outra atitude esperada da liderança é em relação a comunicar expectativas. Um líder deve ser um bom comunicador, pois haverá dias em que as notícias serão positivas e, em outros, mais sérias.
Os melhores líderes são aqueles que desafiam constantemente a equipe a pensar. Ou seja, os que permitem que a equipe cresça e se desenvolva, além de valorizar as opiniões dos profissionais.
Pratique exatamente o que você prega. Seja o apoio que a equipe precisa. O líder serve como um espelho para todo o time.
É fundamental recompensar o bom desempenho dos colaboradores. Eles se sentem mais motivados a continuarem com seu trabalho e percebem que você, como líder, confia neles.
Enfrentar problemas com coragem e calma também é uma atitude de liderança. Situações desconfortáveis são inevitáveis, mas saber lidar com isso é essencial para o negócio.
Um líder positivo sempre inspira seus colegas. Quanto mais agradável o ambiente, mais força de vontade a equipe terá para cumprir objetivos.
A preocupação do líder não deve ser proteger seu espaço. E sim explorar um bom relacionamento com a equipe, para que todos trabalhem de um jeito mais alinhado. Esse é o verdadeiro segredo do sucesso.
Um líder não ama liderar por causa do poder. E sim porque realmente influencia os outros. Entenda o papel que você exerce e não abuse.
Agora que você conhece as atitudes esperadas de um líder, é hora de dar o próximo passo. A seguir, você descobre as melhores dicas para se tornar uma liderança no ambiente de trabalho!
Para ser lembrado por sua equipe, seja autêntico. Exerça a transparência em relação a valores e ideais. E permita que seus colaboradores se expressem e descubram mais sobre suas habilidades.
Mudanças não são fáceis. Porém, se você sabe passar por elas e incorporar as novidades em seu dia a dia, incentiva outras pessoas a fazer o mesmo.
Todo líder sabe que mudanças podem acontecer. Mesmo diante de desafios e dificuldades, deve passar por elas com uma postura de firmeza e confiança.
Nada de guardar segredos só para você. Compartilhe conhecimento e sabedoria. Pode ser algo técnico ou um conselho. O que importa é deixar sua marca na vida das pessoas.
Não tenha medo de correr riscos e ousar. É fundamental que você faça o que outros líderes não puderam fazer para se diferenciar na multidão.
Falhas e erros não desanimam os líderes. Pelo contrário! Isso serve como lição, para fazer diferente e conseguir prosperar.
Um líder sempre ocupado e fechado desmotiva e afasta colaboradores. Procure ceder seu tempo à equipe, para escutá-los, receber e passar feedbacks, e demonstrar que você está atento aos seus esforços.
Para se tornar uma liderança, é indispensável ter percepção acerca de suas próprias limitações, fraquezas, interesses e prioridades. Somente assim será possível alcançar outras habilidades inerentes de um líder, como a empatia e a autoconfiança.
Liderar uma equipe significa lidar com uma série de perfis e opiniões diferentes. Diante disso, é preciso saber administrar emoções para não se abalar com pressões e nem tomar lados de um time. Eliminar conflitos é essencial.
Uma gestão coerente se aplica a qualquer tipo de negócio. É um dom saber discutir ações sem desobedecer a políticas internas e prestar apoio à equipe ao mesmo tempo.
Para chegar à liderança é preciso cuidar da sua equipe e do seu ambiente de trabalho. Estimule os colegas, reconheça os pontos fortes de cada um e alimente sempre uma cultura participativa.
Todo profissional com espírito de líder está interessado em continuar a aprender. Invista na sua qualificação constante, fazendo cursos, pós-graduações e especializações, como o MBA. Assim, você aperfeiçoa suas habilidades e compartilha conhecimento com a equipe.
A liderança também exige que você seja firme em suas opiniões. Mesmo que você pareça muito visionário ou realista, se acredita que algo é bom para a empresa, vale a pena defender.
O papel do líder não é fazer tudo sozinho ou ter tudo sob controle. Pelo contrário, ele sabe delegar tarefas e responsabilidades.
Um poder descentralizado agiliza a rotina e traz mais qualidade para as demandas. Mostre que você sabe disso e compartilhe funções de maneira justa.
Dar e receber feedbacks é importante para qualquer líder. Elogie, ouça críticas, compartilhe sugestões. Assim, você se aproximará mais da equipe.
Como você pode ver, se tornar liderança no ambiente de trabalho exige um perfil multifacetado. Além de muita disposição e vontade de crescer!
Se você se encaixa nessas características, corra atrás da oportunidade. Um futuro brilhante está à sua espera!
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