Uma recente reportagem da revista Exame Invest trouxe informações muito relevantes sobre o mercado de Marketing Digital e Mídias Sociais.

A matéria apresentou um estudo realizado pela plataforma americana Twilio, que revelou que a pandemia da Covid-19 acelerou as estratégias de comunicação das empresas em cerca de seis anos.

Isso quer dizer que as agências de comunicação e departamentos de marketing das empresas estão atuando de forma cada vez mais digitalizada e necessitam de profissionais especializados para isso.

Dessa forma, o mercado de Marketing Digital e Mídias Sociais está mais aquecido do que nunca. Por isso, fazer uma pós-graduação na área é uma excelente ideia para quem deseja um futuro profissional promissor. 

Siga lendo e saiba mais!

Marketing Digital e Mídias Sociais: entenda os conceitos

Antes de saber mais sobre a pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais, convém entender um pouco sobre esses conceitos.

O Marketing Digital pode ser definido como um conjunto de ações que uma empresa desenvolve, de forma totalmente online, para atrair novos negócios, gerar relacionamentos e criar uma identidade de marca.

As Mídias Sociais, por sua vez, são os canais utilizados para aplicar as ações de Marketing Digital. As redes como o Facebook, o Instagram e o Twitter, bem como os blogs, os sites e as landing pages, são exemplos disso.

As estratégias que envolvem o Marketing Digital e as Mídias Sociais são diversas e envolvem a produção de conteúdo, ações de relacionamento digital, estratégias de SEO (para melhorar o posicionamento das páginas no Google e demais buscadores), entre outras.

São muitas as oportunidades que a internet trouxe para as marcas praticarem ações de marketing. O especialista em Marketing Digital precisa ter a perspicácia de compreender quais delas são as mais relevantes para cada negócio ou situação.

Além disso, uma das maiores vantagens que o Marketing Digital trouxe para as organizações é a facilidade para calcular o retorno das ações.

Você não consegue saber com exatidão quantas pessoas viram um anúncio feito para o jornal ou em um outdoor, por exemplo. No entanto, é possível saber exatamente quantas visualizações, cliques e conversões uma publicidade feita nas redes sociais trouxe.

São pontos como esse que fazem com que as empresas, cada vez mais, invistam nas estratégias de Marketing Digital para os seus negócios.

Oportunidades para profissionais pós-graduados em Marketing Digital e Mídias Sociais

Geralmente, a pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais é procurada por profissionais da comunicação, como publicitários, jornalistas e relações-públicas que enveredam para essa área.

No entanto, nada impede que profissionais de outras áreas, como da Administração, realizem o curso. Isso porque os assuntos abordados podem ser aplicados, inclusive, por profissionais liberais que desejam divulgar os seus negócios na internet.

Entre as principais oportunidades para pós-graduados em Marketing Digital e Mídias Sociais está a atuação em agências de comunicação e publicidade. Nesse campo, os profissionais atuam no planejamento estratégico e na execução das atividades de marketing na internet.

Também há bastante campo em empresas de todos os segmentos, que contam com departamento de marketing próprio e que demandam de especialistas na área.

Há ainda a oportunidade de trabalhar como freelancer, oferecendo serviços de Marketing Digital para empresas e profissionais liberais que desejam ter melhores estratégias na internet.

Tópicos abordados em uma pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais

Uma pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais tem como principal foco o desenvolvimento de competências para que o profissional tenha conhecimento teórico e prático para planejar e executar ações de marketing na internet.

No caso da pós-graduação da Unileão, por exemplo, o curso inclui disciplinas de formação geral, de especialização e de prática, com foco em gestão e administração de negócios.

A matriz curricular é dividida em três grupos de disciplinas. Veja quais são os agrupamentos e as matérias estudadas em cada um deles!

Grupo I: Unidades Curriculares de Base Inteligência Emocional

  • Gestão da Cultura Organizacional;
  • Gestão da Sustentabilidade nas Organizações;
  • Gestão do Conhecimento;
  • Projeto Aplicado ao Marketing Digital;
  • Introdução ao Marketing Digital.

Grupo II: Unidades Curriculares Específicas

  • Inteligência Digital;
  • Branding: Construção e Engajamento da Marca;
  • Estratégias de Marketing e Gerenciamento de Crise no Ambiente Digital;
  • Direito Digital, Propriedade Intelectual, Relações de Consumo e Proteção de Dados;
  • Trade Marketing;
  • Trabalho de Aplicação de Conhecimento (TAC) I.

Grupo III: Unidades Curriculares Específicas

  • Comunicação e Conteúdo nas Mídias Sociais;
  • Infoprodutos e Lançamentos Digitais;
  • E-commerce e Estratégias Multicanais;
  • Criação de Catálogos, Gestão de Tráfego, Métricas e Análises em Mídias Sociais;
  • UX: User Experience e Plataformas Digitais;
  • Trabalho de Aplicação de Conhecimento (TAC) II.

A partir do estudo dessas disciplinas, o egresso do curso de pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais estará apto para:

  • Conhecer os conceitos e as ferramentas de marketing e de gestão de mídias digitais;
  • Desenvolver novos produtos e serviços, de acordo com a realidade das organizações brasileiras;
  • Gerenciar projetos de Marketing Digital, considerando os contextos online e off-line;
  • Manter-se atualizado na área de marketing sob o ponto de vista dos novos procedimentos e rotinas junto às mídias.

Fazer uma pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais pode ser muito  vantajoso para você. Por isso, se gosta dessa área, não perca a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto e realizar esse curso, que poderá abrir muitas portas e trazer boas oportunidades profissionais.

Sem dúvida, o especialista em Marketing Digital é uma das profissões mais demandadas do momento. Aproveite a oportunidade e baixe o nosso material que fala sobre o perfil do profissional do futuro. Assim, você poderá se preparar para ter ainda mais destaque na carreira!

Modelos de currículo para quem fez pós-graduação