Conseguir se destacar no mercado de trabalho é um desafio cada vez maior. Ao mesmo tempo em que falta gente preparada para ocupar as vagas de emprego, os profissionais qualificados enfrentam uma competição intensa.

Tanto é que ter um diploma de graduação não é mais um diferencial. Por isso, quem deseja ter uma carreira de sucesso precisa ir além.

Segundo a Pesquisa Salarial da Catho Educação, os brasileiros que possuem pós-graduação ou MBA conseguem ganhar 53,7% a mais do que os outros profissionais.

Mas por que essa diferença é tão grande?

Fique com a gente para saber mais sobre a importância de nunca parar de estudar e entender o poder da pós-graduação na construção do seu futuro!

Por que a vontade de aprender deve sempre andar ao seu lado?

Já ouviu falar de lifelong learning? Essa expressão é usada no mercado de trabalho para se referir à ideia de que estudar é algo para a vida toda. Afinal, é impossível substituir o conhecimento por outra coisa.

Levando isso em conta, os profissionais que estão ligados no quanto o aprendizado é importante nunca param de investir na própria carreira.

Nesse caso, o investimento pode ser feito de vários jeitos, por meios formais e informais. E qual é o mais valioso?

Bom, diante de tanto conteúdo disponível na internet, a gente sabe que é possível aprender muita coisa por conta própria. Apesar de essa autonomia também ser importante, a educação formal oferece uma forma diferenciada de qualificação.

Ao fazer uma pós-graduação, as chances de colher bons frutos no futuro são grandes. Isso porque, além do conhecimento adquirido, esse aprendizado é legitimado por uma instituição de ensino e fica gravado no seu currículo.

Entretanto, de qualquer maneira, é preciso correr atrás de todas as formas para ampliar o seu repertório.

Por vivermos em um mundo onde a velocidade das mudanças é cada vez mais rápida, só o aprendizado contínuo ajuda a gente a acompanhar esse ritmo. E o que ninguém quer é se sentir atrasado, certo?

Sendo assim, leve a vontade de aprender para o resto da vida. Além de fazer de você um profissional melhor, pode ter certeza que o conhecimento só tem a contribuir com o seu desenvolvimento como ser humano.

Como a pós-graduação ajuda você a se destacar no mercado de trabalho?

Os profissionais mais qualificados passam a ser vistos com outros olhos pelos recrutadores. Isso porque o diploma de pós-graduação mostra que eles se importam com o próprio desenvolvimento.

Além de, é claro, estarem melhor preparados para enfrentar os atuais desafios do mercado.

Com isso, conseguem ter um alto nível de empregabilidadesalários melhores e maiores chances de continuar crescendo profissionalmente.

Confira a seguir por que isso tudo é possível:

Dominar uma área do seu interesse

Os cursos de pós-graduação são voltados para uma área do conhecimento ou assunto específico. Portanto, pode até tratar de algo que você estudou na graduação, mas de forma bem mais aprofundada.

Além disso, a abordagem muda bastante, pois geralmente os alunos já estão inseridos no mercado de trabalho e tiveram suas experiências profissionais. Isso explica por que as aulas costumam ser mais focadas na prática e nos desafios enfrentados diariamente.

Ficar em dia com as novidades da profissão

Como já foi dito aqui, os profissionais precisam ter em mente que o mundo muda de forma acelerada. E quem bobear corre o risco de ficar para trás.

Além de se especializar em um assunto, a pós-graduação permite que você se atualize em relação às questões da sua profissão. Muitas vezes a rotina de trabalho é tão atribulada que não sobra tempo para acompanhar as novidades.

Ao longo do curso, você tem a chance de debater os assuntos de forma crítica, entender os impactos das mudanças no seu trabalho e ficar por dentro das tendências do momento.

Como desenvolver soft skills em 8 passos

Ampliar as possibilidades de trabalho

Quando você se forma na pós-graduação, um novo mundo se abre na sua frente. Isso porque diferentes cargos passam a fazer parte das possibilidades.

Portanto, é possível sonhar com outros rumos para a sua carreira, já que os conhecimentos necessários fazem parte da sua bagagem.

Fortalecer o currículo profissional

Os profissionais que ficam muito tempo sem estudar podem passar a impressão de estarem acomodados. Você com certeza não quer ser visto dessa forma, não é?

Quem busca se especializar em uma área mostra que se importa com a própria qualificação e evolução profissional. Ao ver um diploma de pós-graduação no currículo, as empresas entendem que o candidato está indo atrás de melhorias.

Conhecer pessoas e fazer novos contatos

Outra vantagem dessa formação é a chance de fortalecer o seu networking. Isso porque tanto os professores quanto os colegas são profissionais inseridos no mercado.

Portanto, vale a pena aproveitar o curso para trocar experiências e fazer amizades que podem abrir portas para você no futuro.

Mudar de área de atuação

A pós-graduação também é um caminho para quem deseja mudar de área. Afinal, nem sempre as pessoas conseguem trabalhar com aquilo que querem logo de cara.

É justamente por isso que essa formação possibilita explorar novos segmentos e ter experiências diferentes de trabalho. Com uma qualificação melhor, você tem maiores chances de fazer as próprias escolhas de carreira.

Arrase no mercado de trabalho!

A gente estaria mentindo se dissesse que se destacar no mercado de trabalho é simples, pois não é. No entanto, quando você trabalha com o que gosta, a vontade de aprender nunca vai embora.

Em algum momento, essa vontade vai ser o impulso que você precisa para começar um curso de pós-graduação. Só falta mesmo é dar o pontapé inicial, porque os benefícios da formação você já conhece.

Na sua opinião, sucesso profissional é muito mais do que ter um bom emprego? Então descubra qual é o caminho para se tornar referência na sua área!

4 coisas que você precisa saber sobre doutorado