Falar sobre experiências profissionais não é mais algo restrito apenas ao currículo. É possível conquistar oportunidades em qualquer rede. Ter um perfil no LinkedIn se tornou ideal para quem quer um lugar ao sol no mercado. 

Consolidado como a rede social do mundo corporativo, o LinkedIn é visitado por empresas que buscam novos profissionais e por pessoas à procura de oportunidades. Até 2021, somava mais de 575 milhões de usuários. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para você melhorar seu perfil no LinkedIn e ter sucesso na rede.

6 dicas para melhorar seu perfil no LinkedIn

Estar presente nesta rede tem se tornado cada vez mais importante. Por isso, conheça agora dicas para melhorar o seu perfil no LinkedIn e transmitir profissionalismo de forma autêntica. 

1. Crie e atualize seu perfil no LinkedIn 

Criar um perfil no LinkedIn é simples, como em todas as outras redes. Mas, para chamar atenção da forma correta, é necessário que ele esteja completo e com informações objetivas. 

Detalhe todos os seus trabalhos anteriores, explicando sua função em cada um deles. É essencial que essas informações estejam em ordem cronológica. 

Fale sobre sua formação, desde cursos complementares à pós-graduação, caso você possua. 

Um resumo também é muito importante. Fale quem é você profissionalmente e quais suas melhores habilidades de forma objetiva. As perguntas abaixo podem ser utilizadas na hora de escrever esse resumo. 

  • O que já fez profissionalmente?
  • Qual sua formação? 
  • O que você mais gosta de fazer? 
  • Quais suas experiências mais importantes? 
  • Quais são suas melhores habilidades (soft skills)? 

Essa é a primeira informação encontrada por quem acessa o seu perfil, então use-a da melhor forma. É válido se inspirar no resumo de outros perfis, mas não copie! 

Lembre-se de revisar tudo antes de publicar para que não passe despercebido algum erro ortográfico. 

2. Publique conteúdos autorais 

Os posts e artigos publicados no Linkedln se referem ao mercado de trabalho. Portanto, quando fizer um, fale sobre aquilo que você tem conhecimento para transmitir credibilidade. 

Os aprendizados que você teve durante uma experiência profissional podem ser aquilo que outra pessoa da área está procurando. 

Você também pode falar de tendências e fazer previsões, desde que sejam bem embasadas para que o texto não foque apenas seu ponto de vista. 

Busque também sempre referenciar essas informações para que as publicações não se configurem como plágios. 

perfil no LinkedIn conteúdo

3. Apresente uma foto profissional 

É fundamental ressaltar que o Linkedln é uma rede social corporativa. Assim como em um currículo ou mesmo no dia a dia, você não vai ao trabalho da mesma forma que aparece em uma festa. 

Por isso, ao publicar sua foto de perfil, nada de selfies ou registros mais “divertidos”. Uma imagem também é mensagem. 

Dessa forma, apresente na rede a imagem que você gostaria de transmitir no seu trabalho. 

4. Mantenha seus dados sempre atualizados 

Um benefício de ter um perfil no Linkedln é a facilidade de divulgar seus feitos profissionais. Sendo assim, sempre que houver uma mudança nos seus dados, atualize as informações na rede social. 

Seja a participação em um curso, uma graduação ou até mesmo uma contratação nova. 

A visibilidade dessas novas conquistas podem atrair mais visualizações para o seu perfil. Principalmente se você utilizá-las para escrever um post contando como foi a sua experiência. 

5. Use seu perfil no LinkedIn para fazer networking 

Criar uma rede de contatos durante as experiências profissionais é uma prática muito bem vista. E o LinkedIn também oferece esta possibilidade.

A rede permite se conectar a profissionais já consolidados no mercado e que costumam postar muitas dicas e insights por lá.

6. Procure emprego 

Como a sua finalidade maior é o mercado de trabalho, procurar emprego não fica de fora do Linkedln! É por isso que todas as dicas acima devem ser colocadas em prática. 

Se você quer procurar emprego, use a aba “Vagas”. Lá, é possível pesquisar por localidade, função e setor. Também é possível procurar diretamente no perfil de uma empresa que você tem interesse em trabalhar.

Ao se candidatar, é certo que o recrutador vai conferir se o seu perfil é adequado para vaga. Portanto, esteja preparado para esse momento. 

E se eu não tiver experiências? 

O Linkedln também é um espaço de aprendizado. Se você quer saber através de profissionais experientes quais erros não cometer no início de uma carreira, vai estar no lugar certo. 

Além disso, também há vagas disponíveis para estágio que você pode se candidatar. Ou seja, inúmeras oportunidades!

Mas se você está apostando em um projeto próprio, fale sobre isso e o divulgue desde o início. Quem sabe você não encontra um parceiro que o apoie e invista em seu negócio?

Gostou das dicas para melhorar seu perfil no LinkedIn? Aproveite para colocá-las em prática agora mesmo, que tal?

Para ficar por dentro de outros assuntos que são tendência, inscreva-se em nosso blog. Assim, você vai receber novidades sempre que publicarmos algo novo por aqui.