Quem deseja ter sucesso profissional precisa de um plano de carreira bem traçado. Afinal, todo objetivo depende de um bom planejamento para ser atingido.

Se você sabe onde deseja chegar, o caminho passa a ficar mais claro, concorda? É uma forma de trocar os passos em falso por decisões mais assertivas.

Mas do que se trata exatamente e como montar um bom plano de carreira?

A seguir, vamos explicar o que é, a importância e os tipos de plano. Além disso, reunimos as melhores dicas para você fazer o seu!

Plano de carreira: o que é e por que ele é tão importante para o seu futuro?

O plano de carreira nada mais é do que um planejamento em que você define quais são os seus objetivos e metas profissionais. E também inclui as ações que precisam ser tomadas para você chegar onde quer.

Ou seja, funciona como um direcionamento que ajuda você a crescer na profissão, se destacar e ocupar o lugar dos sonhos no mercado de trabalho.

As suas pretensões podem tanto estar ligadas a uma organização quanto serem individuais, visando oportunidades diversas. O que importa é que elas façam sentido para a sua própria vida profissional.

Quando você sabe quais são suas metas, fica mais fácil descobrir o que falta para alcançá-la. Se é preciso investir em qualificação profissional, se outras habilidades precisam ser adquiridas e por aí vai.

Assim como uma viagem ou a compra de um carro, o sucesso na carreira depende de preparo, organização, paciência, disciplina e determinação.

Sim, é um baita desafio! Mas é para isso mesmo que o plano de carreira existe.

Com base nele, você pode tomar as atitudes necessárias para potencializar o seu crescimento e realizar os seus sonhos.

Conheça os principais tipos de plano de carreira

Além dos planos de carreira individuais, existem os planos de carreira empresariais, que são aqueles criados pelas organizações.

O objetivo deles é deixar claro para os colaboradores quais perspectivas de crescimento eles podem ter dentro da empresa.

Plano de carreira horizontal

Nesse tipo de plano de carreira, todos estão no mesmo nível hierárquico e, portanto, não existe uma lógica de crescimento profissional em relação a cargos.

O que pode ser oferecido são aumentos de salário e reconhecimentos que variam conforme o desempenho de cada um.

Plano de carreira em linha

Instituições do setor público costumam oferecer um plano de carreira em linha para os seus colaboradores.

Por terem uma estrutura hierárquica rígida, mudar de cargo ou de área é bem difícil. E as promoções de cargo acontecem apenas após determinado tempo de serviço.

Plano de carreira paralela

Já o plano de carreira paralela oferece um ramo hierárquico diferente para determinados colaboradores. É o que costuma ser feito por meio de programas de trainee.

Dessa forma, os selecionados têm a chance de seguir um caminho paralelo para alcançar cargos de liderança dentro da empresa.

Plano de carreira em Y

Esse plano de carreira reconhece que nem todo mundo tem a pretensão de ocupar cargos de liderança.

Por isso, oferece dois caminhos diferentes de crescimento para atender tanto aqueles que desejam estar em posições de gerência quanto aqueles que preferem se especializar.

Plano de carreira em W

O plano de carreira em W inclui mais uma possibilidade. Além de buscar cargos de liderança ou de especialistas, os colaboradores podem optar pela gestão de projetos.

É uma opção para quem gosta da ideia de apoiar projetos específicos e atuar como um consultor técnico para as diferentes áreas.

6 dicas para elaborar um bom plano de carreira

Na hora de montar o seu próprio plano de carreira, algumas práticas são fundamentais, sabia?

Veja quais são elas:

1. Conheça as suas próprias habilidades

O autoconhecimento deve ser seu ponto de partida. Tente entender quais são as suas melhores habilidades técnicas e comportamentais.

Assim, você consegue descobrir quais são seus diferenciais e o que falta para construir um perfil com forte potencial de crescimento.

2. Analise o mercado e sua área de atuação

Faça uma pesquisa para entender a área em que você está inserido ou pretende se inserir. Veja quais são as possibilidades do momento e as características dos profissionais.

Vale a pena também conferir os salários oferecidos para determinados cargos e avaliar oportunidades em outras áreas relacionadas.

3. Estabeleça seus principais objetivos profissionais

A ideia aqui é pensar sobre onde você deseja chegar e o que traz realização para a sua vida profissional.

Então, defina seus objetivos, que podem ser, por exemplo:

  • ocupar um cargo de alto nível;
  • abrir a própria empresa;
  • mudar para outra cidade ou país;
  • ser reconhecido como referência na sua área.

4. Defina metas em curto, médio e longo prazo

A partir dos objetivos, você precisa definir metas, que vão garantir que eles sejam atingidos. Afinal, diversos esforços precisam ser feitos.

Eles podem ser, por exemplo, investir em determinado curso, aprender um novo idioma, adquirir outras habilidades, entre outros.

5. Crie um plano de ação com o que precisa ser feito

Então, é necessário criar um plano de ação, que nada mais é do que o detalhamento das tarefas que precisam ser feitas em cada etapa.

Ou seja, você deve definir em que momento cada ação deve ser feita.

Vamos supor que você queira ocupar um cargo de gerência daqui a 3 anos que exige uma especialização na área. O ideal seria que você começasse uma pós-graduação em no máximo 1 ano para se formar a tempo.

6. Nunca pare de buscar conhecimento

Seja qual for o seu objetivo, o conhecimento sempre vai funcionar como uma força que impulsiona a sua carreira.

Portanto, crie o hábito de estudar constantemente. O estudo é o melhor investimento que qualquer pessoa pode fazer na própria vida profissional.

Modelos de currículo para quem fez pós-graduação

Faça o seu plano de carreira!

A partir do momento em que você descobre qual plano de carreira faz mais sentido para a sua vida profissional, basta colocar as dicas em prática.

Pode ter certeza de que separar um tempinho para isso vale muito a pena!

Quer se tornar referência na sua área? Então saiba como chegar lá montando seu próprio plano de carreira. Clique aqui e baixe um modelo especial!