Por que profissionais que fazem procedimentos estéticos são tão requisitados? Porque o Brasil é um dos recordistas em práticas estéticas no mundo.
Para se ter uma ideia, o nosso país é líder mundial em cirurgias plásticas, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Outro dado interessante é que a busca pelo termo “harmonização facial” no Google Trends teve um aumento de 540% no ano de 2020, de acordo com o Portal de Biomedicina estética.
Esses são alguns exemplos de como o mercado de trabalho em estética segue aquecido no Brasil. Por isso, entenda um pouco no texto de hoje sobre os profissionais que podem estudar na área e alguns cursos de especialização no setor.
Indo direto ao ponto: biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e fisioterapeutas são alguns dos profissionais que podem atuar na área estética.
Por conta disso, muitas instituições de ensino oferecem cursos de graduação e pós-graduação voltados para o ingresso no setor de estética para estudantes e graduados em áreas distintas. Afinal, as possibilidades são amplas!
O conhecimento em Fisiologia é o que capacita graduados de categorias tão diversas a atuarem no setor.
Mas, claro, cabe a consulta aos Conselhos específicos de cada profissão para saber quais procedimentos devem ou não ser feitos por cada profissional.
Dito isso, vamos às especializações e um pouco das formas de atuação dos diferentes campos da estética. Vale lembrar que estas não são as únicas especialidades na área, mas são algumas com boa possibilidade de inserção no mercado.
A Unileão tem os cursos de especialização a seguir, todos com carga teórica e foco na aprendizagem prática. Então, vamos lá!
O perfil para quem deseja cursar a pós-graduação em Biomedicina Estética é o de biomédicos que desejam atuar nessa área.
Nessa pós-graduação, é possível aprender os procedimentos que serão utilizados na estética facial e corporal, por meio de equipamentos e associações dermocosméticas.
O profissional também estará capacitado para realizar intervenções não cirúrgicas (invasivas) e técnicas não invasivas, assim como prescrever produtos estéticos para fins de tratamento.
Os graduados em Biomedicina são preparados para entender o funcionamento dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos dos procedimentos estéticos.
Além disso, também aprendem para saber quais indicações, contraindicações possíveis, reações adversas e como reverter os maus efeitos desses procedimentos.
O crescimento da indústria farmacêutica e do consumo de remédios pela população exige profissionais cada vez mais atualizados para lidar com as mais diferentes patologias. E na área de estética isso não poderia ser diferente.
Por isso, a especialização em Farmácia Estética traz a proposta de discutir abordagens e recursos adequados para a avaliação e o tratamento de disfunções estéticas. Também capacita os profissionais nas áreas de estética facial, corporal e capilar.
Além disso, outros procedimentos que podem ser realizados pelos farmacêuticos são a drenagem linfática manual, massagens terapêuticas e massagem modeladora. Esses recursos têm os objetivos de diminuir o inchaço do corpo, ajudar na recuperação de problemas de saúde e diminuição de gordura no corpo, respectivamente.
O farmacêutico estético também pode atuar em procedimentos com aparelhos, em diversos tratamentos, como:
Já no setor de Fisioterapia Dermatofuncional, o foco é prevenir e recuperar os problemas dermatológicos que afetam direta ou indiretamente a pele.
Isso ocorre por meio de conhecimentos teóricos e práticos aprofundados na área para desenvolver o senso crítico dos profissionais que trabalham no setor.
Vale ressaltar que é preciso ter perspicácia para que o profissional saiba analisar o problema que o paciente possa ter. Só assim conseguirá prescrever o tratamento correto para ele.
Na nossa especialização, o aluno sai preparado para avaliar os mais variados problemas estéticos e conhecer os recursos mais modernos (materiais, fichas de avaliação e anamneses) para diagnóstico e tratamento eficazes.
Entre outras disciplinas, em Fisioterapia Dermatofuncional, são ministradas aulas de Cosmetologia e Peeling Químico, Terapia Capilar, Estética Íntima, além de treinamentos em desenvolvimento prático que têm o intuito de introduzir o aluno à prática clínica.
O curso de pós-graduação em Enfermagem Estética possui um perfil multidisciplinar. É voltado àqueles profissionais que atuam na área de estética e desejam avaliar e desenvolver protocolos de tratamento nas disfunções faciais e corporais, com ética e responsabilidade.
Neste curso, alguns dos procedimentos ensinados são técnicas de aplicação em injetáveis e treino de desenvolvimento prático em estética. A especialização também traz um panorama quanto ao mercado de atuação em Enfermagem Estética.
Na prática, o profissional especializado em Enfermagem Estética estará apto para realizar a consulta e a anamnese. Além de definir o tratamento adequado ao paciente que esteja com algum problema estético.
Outro ponto é que ele poderá prescrever os cuidados que a pessoa deve ter após um procedimento de beleza. Assim como fazer o registro em prontuário de todos os passos do tratamento.
O especialista em Enfermagem Estética terá competência para fazer os seguintes procedimentos:
Por isso, o campo de atuação para o profissional é amplo. Desde hospitais e clínicas, até SPA e consultório próprio: o expert da área pode atuar em vários campos, inclusive o domiciliar (homecare).
Agora que você já sabe de algumas especializações em procedimentos estéticos, que tal entrar no site da Unileão e conhecer mais detalhes sobre cada uma delas? Basta clicar neste link.