Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
A redação é uma das partes mais relevantes do Enem. Pontuada de 0 a 1000, tem influência na sua nota — não importa se você pretende cursar Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas. Além de praticar bastante, conhecer exemplos de redação nota 1000 do Enem é uma ajuda e tanto.
Ao saber o que fez os candidatos mandarem bem, você pode ficar de olho nos detalhes e características de sucesso. Quando receber o resultado, vai notar como isso fez a diferença.
Então, que tal conhecer 3 exemplos de redação nota 1000 do Enem? Continue a leitura e não perca as dicas!
1. Introdução caprichada
O começo do texto precisa apresentar algumas características típicas da dissertação argumentativa. Em 2018, o tema do Enem foi “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”. Para abordar a questão, a candidata Natália Cristina Patrício da Silva elaborou a seguinte introdução:
“A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não é recente no Brasil: ainda em 1937, Getúlio Vargas apropriou-se da divulgação de uma falsa ameaça comunista para legitimar a implantação de um governo ditatorial. Entretanto, os atuais mecanismos de controle de dados, proporcionados pela internet, revolucionaram de maneira negativa essa prática, uma vez que conferiram aos usuários uma sensação ilusória de acesso à informação, prejudicando a construção da autonomia intelectual e, por isso, demandam intervenções. Ademais, é imperioso ressaltar os principais impactos da manipulação, com destaque à influência nos hábitos de consumo e nas convicções pessoais dos usuários.”
No que se inspirar?
A contextualização é essencial, pois não basta repetir o tema. No exemplo, Natália até fez um paralelo histórico e muitos outros candidatos citaram livros, séries e músicas sobre o assunto.
Ao final da introdução, há um breve resumo do que será dito. Nesse caso, Natália optou por apresentar os impactos da manipulação, o que ficou claro em suas últimas linhas introdutórias.
2. Desenvolvimento completo
Depois de uma boa introdução, é hora de trazer argumentos completos e uma linha de raciocínio. No Enem 2017, o tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O candidato Mateus Pereira Rosi, do Espírito Santo escreveu o seguinte:
“Em primeiro plano, evidencia-se que a coletividade brasileira é estruturada por um modelo excludente imposto pelos grupos dominantes, no qual o indivíduo que não atende aos requisitos estabelecidos, branco e abastado, sofre uma periferização social. Assim, ao analisar a sociedade pela visão de Lévi-Strauss, nota-se que tal deficiente não é valorizado de forma plena, pois as suas necessidades escolares e a sua inclusão social são tidas como uma obrigação pessoal, sendo que esses deveres, na realidade, são coletivos e estatais. Por conseguinte, a formação educacional dos surdos é prejudicada pela negligência social, de modo que as escolas e os profissionais não estão capacitados adequadamente para oferecer o ensino em Libras e os demais auxílios necessários, devido a sua exclusão, já que não se enquadra no modelo social imposto.”
No que se inspirar?
Esse é um dos exemplos de redação nota 1000 do Enem por ter argumentos bem embasados e que se unem de forma coerente. O bom uso dos conectivos (como “Em primeiro plano”, “Assim”, “Por conseguinte” e “Já que”) ajuda a ligar as ideias.
Você pode utilizar pontos positivos e negativos, causas e consequências e assim por diante. O importante é criar um raciocínio que faça sentido.
3. Conclusão perfeita
Acertar na conclusão é essencial para conquistar uma boa nota na redação. Com o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, a edição 2016 também tem exemplos de redação nota 1000 do Enem. A candidata Laryssa Cavalcanti, de Alagoas, foi a autora de uma delas. Veja como ela concluiu sua dissertação:
“Convém, portanto, que, primordialmente, a sociedade civil organizada exija do Estado, por meio de protestos, a observância da questão religiosa no país. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação a criação de um programa escolar nacional que vise a contemplar as diferenças religiosas e o respeito a elas, o que deve ocorrer mediante o fornecimento de palestras e peças teatrais que abordem essa temática. Paralelamente, ONGs devem corroborar esse processo a partir da atuação em comunidades com o fito de distribuir cartilhas que informem acerca das alternativas de denúncia dessas desumanas práticas, além de sensibilizar a pátria para a luta em prol da tolerância religiosa.”
No que se inspirar?
Em sua redação nota 1000, Larissa trouxe um fechamento de ideias. Ele é essencial para “amarrar” tudo o que foi dito e garantir o encerramento do raciocínio. O uso de certos conectivos, como “portanto”, indicam que o texto chegou ao fim.
Além disso, o Enem exige que soluções sejam propostas. Capriche na hora de pensar em meios para resolver o problema apresentado, de maneira ética e que possa ser executada.
Com esses exemplos de redação nota 1000 do Enem, dá para ter uma ideia do que a banca espera na correção. Use as dicas e aumente suas chances de conquistar um bom resultado!
Para se preparar de maneira ainda mais completa, baixe nosso guia completo do Enem!