A leitura é essencial para qualquer estudo. Você vai precisar ler conceitos, teoremas ou mesmo artigos inteiros. O problema é que, muitas vezes, a mente voa longe quando deveríamos manter o foco nas letras à nossa frente. Para que isso não aconteça, o melhor é usar as estratégias de leitura.
Elas incluem técnicas que permitem aprender de forma eficiente, sem deixar conhecimentos importantes para trás. Principalmente, vão fazer com que se lembre do conteúdo depois, como em uma prova.
Quer saber como mandar bem e aprender ainda mais? Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!
1. Saiba o que vai ler
Pode parecer meio estranho ter que saber sobre o que vai ler, antes de iniciar. Não se trata de adivinhação, mas de se preparar para a leitura. Ou seja, essa técnica inclui já conhecer o assunto e entender quais são os temas tratados, ainda que superficialmente.
Isso ajuda a ajustar o foco da leitura e vai fazer com que você já fique familiarizado. Na hora de buscar informações, o processo é mais simples.
Use resumos de conteúdos
Um dos melhores modos de saber o que vai ler, mesmo antes de começar, é usar resumos de conteúdos. Quando estiver lendo o material, vai ter aqueles estalos que dizem “isso eu já conheço”. Com esse contexto sobre o que você viu por cima, é possível “segurar” a informação com maior intensidade.
2. Mantenha o foco no processo
A leitura envolve várias ações do nosso corpo. O cérebro precisa enxergar as palavras, interpretar seu significado e ainda encontrar o contexto certo. Tudo em uma fração de segundos — ufa!
Se você dividir a atenção com o celular, a televisão ou conversas paralelas, provavelmente não vai absorver conhecimento como poderia. Então, a dica é manter o foco nas páginas para aprender bastante.
Considere a leitura em voz alta como uma das estratégias de leitura
Ao mesmo tempo, não precisa ficar em completo silêncio (a menos que esteja em uma biblioteca). Se funcionar para você, há como recorrer à leitura em voz alta, para “ensinar” o cérebro duplamente.
3. Faça anotações durante a leitura
Um dos segredos para que essa etapa não fique cansativa é interagir com o que lê. Não é preciso assumir uma posição passiva, pois pode construir o próprio conhecimento. Então, uma das dicas é fazer anotações ao longo da leitura.
Se algo chamou sua atenção, marque e explique seu raciocínio. Deixe as anotações bem explicadas porque elas vão ser úteis quando você verificar de novo. Só tome cuidado com o uso do marca-texto. Se sua folha terminar toda marcada é sinal que o destaque ficou para trás.
Elabore perguntas sobre o material
E já que as estratégias de leitura pedem interação, adote a autoexplicação do material. Uma dica consiste em preparar perguntas sobre o que acabou de ler e tentar responder. Assim, é fácil aprender e se lembrar mais tarde do que foi lido.
4. Complete a leitura por conta própria
Sair à frente não acontece apenas no momento de ler um resumo. Quando já estiver no meio do processo, uma das estratégias de leitura é a de antecipação. Ela consiste em tentar “adivinhar” o que virá a seguir, por conta do contexto e até do estilo do autor.
Isso é mais simples no caso da literatura, já que cada autor tem um estilo próprio. Mas mesmo com textos de informações práticas, é possível completar a leitura, mentalmente. Use os conceitos que você já tem e o que estudou anteriormente para interagir com o conteúdo e saber o que virá.
Aproveite o poder das entrelinhas
Nem todo conhecimento está explícito em uma leitura. Às vezes, é exatamente o que o autor não diz que guarda um entendimento extra. Então, aprenda a ler além do que é dito. Pense no que o autor escolheu esconder, nas outras interpretações possíveis ou naquilo poderia ser acrescentado.
Usar as estratégias de leitura certas vai fazer com que você aprenda mais e melhor. Não deixe de aplicar essas técnicas para ter cada vez mais preparo e conhecimento!
E se quiser outras dicas para começar a aplicar, explore 3 formas inovadoras de aprendizado.