Desde que somos crianças temos o desejo íntimo de aprender coisas novas. Mas você sabia que é possível aprender mais rápido e melhor?
Com a série “Aprendendo a aprender” você poderá maximizar os seus estudos e evitar aquelas três cansativas horas estudando sobre um conteúdo que não se fixa de jeito nenhum na sua cabeça.
Conheça cinco passos simples que te ajudarão a se preparar melhor para absorver o conteúdo. Vamos Juntos?
1. Ambiente
Você já tentou se concentrar numa caverna cheia de morcegos fazendo barulho? Provavelmente não, mas você sabe que isso não dará certo, e esse é o primeiro ponto que vamos corrigir.
Encontre em casa, na escola ou até mesmo na caverna, um lugar bem iluminado e sem barulhos para que possa se concentrar na sua atividade. É importante manter o ambiente numa temperatura boa para você, pois frio ou calor demais podem lhe atrapalhar.
2. Horário
Todos nós temos ocupações no dia a dia. Trabalho, faculdade, faxina, compras. Essas e outras mil coisas aparecem e tomam o nosso tempo, diminuindo nossa disposição.
Quando chega a hora de estudar parece que há um peso de duas toneladas nos olhos e só pensamos em descansar. Por isso é importante criar um cronograma de estudos!
Escolha, entre as suas horas vagas, o horário em que você está mais alerta, mais disposto. Manhã, tarde, noite e até a madrugada. Definindo o horário corretamente e cumprindo sua agenda de estudos, você terá melhor desempenho.
3. Distrações
“Smartphone com 32GB de memória por apenas R$ 499,90…”. Esse deve ser o tipo de coisa que te distrai, não é mesmo? Pois é, é isso que acontece com muitas pessoas!
O que fazer? Para eliminar distrações basta desligar a televisão, rádio, pôr o celular no silencioso e se desconectar das Redes Sociais. Pronto, assim você pode se concentrar melhor.
Mas se você estuda em casa e não tem tanta privacidade, experimente fechar a porta do quarto, fazer um acordo de silêncio em determinados horários ou procurar um local silencioso para estudar, como bibliotecas e centros culturais preparados para isso.
4. Relaxe
Estresse não é bom para ninguém. Muda o foco dos pensamentos, acelera o coração e te deixa irritado.
Antes de começar a estudar, tente relaxar. Essas técnicas podem te ajudar:
– Respire e expire vagarosamente. Inspire, prenda, expire e solte, cada passo com três segundos de duração. Repita de cinco a dez vezes.
– Medite. Faça o possível para bloquear seus pensamentos e manter a harmonia no seu corpo. Se pensar em algo, tente se concentrar em coisas produtivas e positivas.
– Relaxe progressivamente. Sinta seu corpo dos pés a cabeça e relaxe cada parte individualmente. Pés, pernas, tronco, braços e cabeça. Experimente!
5. Alimente-se bem
Insira na sua dieta alimentos naturais, como frutas, verduras, nozes, peixes, aves. Tudo isso melhora o funcionamento do seu organismo permitindo que os outros passos sejam mais fáceis de se realizar. Você estará com o corpo mais leve e, além de exercitar a mente, também será mais saudável.
Siga esses passos e será muito mais fácil aprender algo novo!