Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Exercícios de memória! Você os conhece? Se você está com dificuldades para fixar as informações que estuda, não se desespere. Existem alguns exercícios para memória que podem ser a solução para o seu problema.
Pensando nisso, criamos este post com alguns exercícios simples. Eles poderão transformar o modo como você retém informações. Com atitudes básicas, será possível estimular o cérebro e se divertir ao mesmo tempo. Veja a seguir.
Memorize cenas
No seu dia a dia, quando se deparar com um quadro, uma fotografia ou uma vitrine, reserve 30 segundos para memorizá-los. Capte os detalhes que compõem a imagem. Feito isso, se afaste e anote em um papel as coisas que conseguir lembrar. Anote o máximo de informações possíveis: objetos, cores, posições, roupas, tamanho de itens e formato da obra.
Essa tarefa ajuda na memorização de fórmulas e teorias. Isso se deve porque você exercita a mente para que ela se mantenha em plena forma.
Faça cálculos mentais simples
Esse exercício deixa o seu cérebro mais rápido e ágil. Resolva operações matemáticas simples o mais rápido possível. Enquanto caminha ou faz seu percurso de ônibus. Some, diminua, multiplique e divida os números que aparecerem em seu trajeto. Faça isso com placas, cartazes, anúncios.
Apesar dessa tarefa parecer muito fácil, ela estimula a sua mente de forma constante. Assim você se prepara para resolver cálculos mais difíceis. Torne essa prática um hábito!
Relembre o seu dia
Esse é um dos exercícios para memória mais fáceis de ser feito. Antes de dormir, feche os olhos e recorde todos os acontecimentos do seu dia. Volte ao momento em que acordou. Escovou os dentes, lembre o que comeu no café da manhã, como estava o caminho, os assuntos que estudou, as pessoas que encontrou e as roupas que elas estavam usando.
Dessa forma você treina o seu cérebro para memorizar a maior quantidade de informações possíveis. Com o tempo, você se acostumará com a atividade e ela fará parte de sua rotina.
Memorize citações
Memorizar citações é uma forma não só de exercitar a mente, mas de ampliar o seu vocabulário. Você pode separar um caderno e anotar algumas citações de personalidades que gosta.
Isso também pode te ajudar ao argumentar e usar as citações anotadas como referência. Experimente!
Faça jogos de concentração
Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados.
Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito. Aprenda se divertindo!
Praticar exercícios para memória não precisa ser difícil. Com prática, essas sugestões podem se tornar hábitos que vão ajudar você a otimizar seus estudos.
Quer deixar sua rotina de estudos ainda melhor? Baixe agora mesmo nosso planejador de estudos, para você se organizar.