Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Para ser um bom profissional de educação física não basta apenas gostar de esportes, há algumas habilidades necessárias para se sair bem na profissão. Atualmente a atividade física não se restringe mais a basquete, vôlei ou futebol e sim a uma grande variedade de atividades.
Confira cinco habilidades que vão lhe tornar um profissional ainda melhor!
#1 Relacionamento interpessoal
No centro esportivo, na academia, na escola, no parque ou em qualquer lugar, o profissional sempre irá trabalhar diretamente com pessoas. Por isso, é extremamente necessário ter uma boa relação interpessoal. Pense em um educador “de cara feia” para 40 alunos ou que não dá a devida assistência aos alunos, como seria?
Além de lidar com alunos, o networking pessoal é muito importante. Ter um bom relacionamento com outros profissionais é imprescindível para poder trocar conhecimentos entre si.
#2 Qualidade técnica e pedagógica
Muitos dos profissionais preferem seguir a carreira docente e nada melhor que uma excelente formação pedagógica. Para o profissional, a pedagogia é necessária para ministrar boas aulas que despertem a motivação dos alunos. A competência técnica e pedagógica contribuem para o fortalecimento do desenvolvimento pleno dos estudantes.
#3 Excelência na comunicação
Outro recurso muito importante para o profissional da educação física é a qualidade da comunicação. Sendo responsável pelo ensino de regras, posições, métodos e brincadeiras. A fala deve ser clara, objetiva e direta.
#4 Apresentação pessoal
Não se trata de beleza, mas o profissional da educação física deve estar sempre com boa aparência no sentido pessoal. Por atuar com saúde, estética e movimentos, o profissional de educação física deve ser um exemplo para seus alunos, com roupas que facilitem os movimentos e as atividades realizadas.
#5 Formação universitária e pesquisa
Para se tornar um profissional da educação física diferenciado, você deve escolher a melhor universidade. Observe a estrutura do local e se os professores são qualificados. Afinal, existem alguns cursos não autorizados pelo MEC e isso traria a você gastos desnecessários e perda de tempo. Ao entrar em uma universidade de renome, uma dica importantíssima é: invista em pesquisa. A área de pesquisa lhe trará conhecimentos além do próprio curso, e aumenta sua chance de ser aceito em bolsas de estudo.