Pensa em ser um futuro psicólogo ou psicóloga? Então vem com a gente, pois separamos livros sobre Psicologia para abrir a sua mente sobre essa carreira tão rica e como você se encaixa nela enquanto profissional.
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
5 livros de Psicologia para você saber mais sobre o assunto
Existe uma vasta bibliografia sobre o tema. Estes 5 livros são só para dar aquele gostinho de quero mais e fazer você entender o que é a Psicologia e como os livros ajudam você a descobrir o que é a profissão.
Separamos as seguintes obras.
1. O poder do hábito — Charles Duhigg
Não é exagero dizer que se trata de um dos best-sellers da atualidade. Ainda que com um pezinho na autoajuda, fala sobre pessoas que lograram êxito quando mudaram de comportamento em sua vida pessoal e profissional.
Tudo isso por meio de pequenos hábitos implantados no dia a dia de forma contínua. Na Psicologia, o estudante será constantemente desafiado a estimular o desenvolvimento pessoal de seus pacientes, assim como o livro prega.
2. O Eu e o Inconsciente — Carl G. Jung
Livro sobre Psicologia Analítica, o autor aborda as diferentes maneiras de pensar do “eu” para se diferenciar do psiquismo da coletividade diante do processo de singularidade individual.
Alguns dos tópicos abordados pelo autor são a persona como segmento da psique coletiva e como aflorar a própria individualidade, além da função do inconsciente em nosso psicológico.
3. Inteligência Emocional — Daniel Goleman
Outro clássico quando se fala de psicologia. Este livro, publicado nos Estados Unidos em 1995, inovou por trazer os conceitos de mente racional e emocional, responsáveis por moldar o estilo de uma pessoa durante toda a vida.
O autor também explica como a consciência das emoções pode moldar a vida pessoal e a profissional de um indivíduo.
Um ponto muito interessante da obra é que, ao contrário do que se pensa, não nascemos fadados ao sucesso ou ao fracasso. O sucesso é algo que pode ser conquistado (ou não) a partir de nosso esforço e da forma como lidamos com nossos pensamentos e emoções.
Ou seja, como enfrentamos os nossos pensamentos é um tema e tanto para futuros estudantes de Psicologia.
4. Série de livros “Mentes” – Ana Beatriz Silva
Dona de livros como “Mentes perigosas” e “Mentes Inquietas”, esta série de obras da célebre psiquiatra Ana Beatriz Silva fala sobre diversas patologias psiquiátricas, a partir de um viés clínico, com contextualização de cada um dos transtornos e suas respectivas técnicas terapêuticas.
5. História da Psicologia Moderna — Duane P. & Sydney Ellen Schultz
Esta obra é considerada um clássico quando se fala de Psicologia Moderna. Ela trata sobre o período a partir do final do Século XIX, quando a psicologia passou a ser uma disciplina separada e independente.
No livro, são contadas histórias diversas sobre pessoas e acontecimentos, com o objetivo de introduzir algum tema relacionado à profissão e mostrar a aplicabilidade profissional da questão abordada pelo psicólogo.
O legal é que há um capítulo especialmente dedicado sobre o estudo da Psicologia aqui no Brasil.
O que todo estudante de Psicologia deve saber?
Em síntese, a Psicologia é uma ciência muito diversa e que tem várias possibilidades de atuação. Como a maioria das profissões, ela vem se modernizando e incluindo novos setores de trabalho.
A seguir, detalhamos esses e outros tópicos.
Ciência empírica
Isto é, usa métodos científicos para investigar o comportamento humano e a reação aos fenômenos mentais. Para se chegar a um diagnóstico, é necessário muito estudo teórico por trás.
Área com muitas possibilidades de atuação
Como dissemos, a Psicologia é composta por diversas áreas. Além das tradicionais, como a clínica, também inclui segmentos como a Psicologia Social, Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia, entre outras.
Não é obrigatório escolher uma área para concentrar o seu trabalho. No entanto, se aprofundar em algum segmento da profissão aumenta as chances de obter melhores salários, por conta da maior especialização.
Sigilo absoluto
A ética profissional é um dos principais requisitos para quem deseja ser um futuro psicólogo ou futura psicóloga. Afinal, imagina se um paciente sabe que o profissional espalhou o que foi dito em consultório? Inconcebível, não é?
Para exercer a Psicologia, a ética profissional é mandamento, o que implica familiarização com os códigos de ética da profissão e entender a importância da privacidade nas relações médico-paciente.
Autoconhecimento é fundamental
Para trabalhar com as emoções das outras pessoas, é necessário que a pessoa que curse Psicologia entenda as próprias emoções.
É necessário entender os próprios pensamentos, valores e visões de mundo. Ou seja, bons profissionais são aqueles que se conhecem melhor e sabem como encaixar o que já viveram ou leram para atender pacientes com mais empatia.
Aprendizado contínuo
Por ser uma área em constante evolução, um dos lemas do estudante de Psicologia é se atualizar sempre. Seja lendo bastante (as obras que recomendamos, entre outras), participando de palestras, enfim, tudo vale na hora de saber o que acontece na profissão e novas tendências no estudo de Psicologia.
Quer mais detalhes sobre o curso de Psicologia, além dos livros que recomendamos? Então baixe um material que preparamos para você! Ele é de graça e exclusivo, como sempre! Só clicar aqui e partir para o download!