A Psicologia ganhou força nos últimos séculos e, hoje, é uma ferramenta importante para que possamos entender o mundo. Como há muitos aspectos para observar, destacamos as áreas de atuação da Psicologia que se destacam.
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Se você está pensando em escolher esse curso superior, comece pensando nas possibilidades de trabalho. É o momento de compreender o que virá e quais são as perspectivas para ter uma carreira de sucesso.
Quer saber quais são esses pontos? Então, venha conhecer 6 áreas de atuação da Psicologia!
1. Psicologia social
Como humanos, somos seres sociais e temos diferentes tipos de relacionamento no cotidiano. Os psicólogos sociais estudam exatamente isso e tentam identificar até que ponto nossas atitudes influenciam e são influenciadas pelos outros.
Nessa função, você usará pesquisas, experimentos e outras atividades para entender e até prever comportamentos.
Quais são as tendências?
Hoje, os psicólogos sociais são importantes para a comunidade científica e até mesmo para empresas como agências de publicidade, já que ajudam a entender os consumidores. Em um futuro próximo, podemos esperar estudos cada vez mais profundos sobre a nossa relação com a tecnologia — com robôs e inteligências artificiais, por exemplo.
2. Psicologia hospitalar
Outro campo de atuação da Psicologia é o hospitalar. Nesse ramo, o profissional atua em clínicas, hospitais e centros de atenção à saúde. O trabalho é feito tanto com os pacientes quanto com seus familiares e acompanhantes.
É uma atuação bem importante em quadros súbitos, cirurgias de grandes riscos, doenças prolongadas ou quadros terminais.
Quais são as tendências?
Atualmente, caminhamos para um atendimento cada vez mais humanizado, especialmente em momentos delicados. Considerando que transtornos psicológicos, como a depressão, podem se tornar ainda mais frequentes, essa área ganhará destaque.
3. Psicologia educacional
Quem escolhe a faculdade de Psicologia também pode se envolver com o trabalho no setor educacional. Se você seguir esse caminho, conhecerá melhor o processo de aprendizagem dentro e fora da escola com educadores e alunos.
Além de entender como cada pessoa aprende, permite explorar a memória, processos de avaliação e assim por diante.
Quais são as tendências?
Já podemos enxergar que essa área tem buscado trabalhar a importância da aprendizagem personalizada, adaptada aos ritmos e necessidades de cada pessoa. Nos próximos anos, veremos mais integração com tecnologia e o desenvolvimento de novos processos para acelerar o aprendizado.
4. Psicologia do esporte
Uma das áreas de atuação da Psicologia mais curiosas é a voltada para o esporte. O seu papel, como profissional do segmento, é ajudar atletas e até treinadores com questões de motivação, foco e preparação.
O principal objetivo é melhorar o desempenho esportivo, ajudando atletas com suas emoções, pensamentos, relação com companheiros de equipe, ansiedade, entre outros fatores.. Demais, não é?
Quais são as tendências?
Apesar de esse segmento ser um tanto recente, está em pleno desenvolvimento. Atualmente, e para o futuro, é possível esperar a criação de treinos mentais e maneiras de reforçar habilidades. Questões como atenção visual, antecipação e percepção de tempo se destacam.
5. Psicologia jurídica
A análise psicológica na área jurídica permite traçar perfis de criminosos, avaliar e dar apoio a vítimas, pode ser decisiva em julgamentos e ações. Conectada ao Direito de um modo único, gera uma atuação diferenciada.
Se trabalhar nessa área, você será responsável por laudos e perícias, além de auxiliar detentos, seus familiares e até as próprias vítimas — especialmente, em casos delicados.
Quais são as tendências?
Essa atuação forense já tem sido utilizada em alguns casos. Ao mesmo tempo, a promessa é que, com a modernização das leis e das penas, o psicólogo forense ganhe bastante destaque. Com novas metodologias de avaliações, inclusive de análises de mentiras, o ramo só vai crescer.
6. Psicologia comunitária
Um conceito recente, mas que promete se desenvolver é o de psicologia comunitária. Você terá o papel de auxiliar comunidades, grupos ou associações a alcançarem os objetivos em comum.
Mais que ajudar para encarar momentos difíceis, o profissional desse segmento trabalha com a mudança de cenário e até com a prevenção, como é o caso do bullying ou preconceito.
Quais são as tendências?
Pode acreditar: as possíveis mudanças climáticas podem reforçar essa área, já que os desastres naturais exigem esse tipo de apoio. O fortalecimento dos laços sociais em pequenos grupos também vai estimular esse desenvolvimento.
As áreas de atuação da Psicologia vão desde o contato individual ao coletivo e passam por vários ambientes. Com tantas opções, você vai poder escolher a alternativa que se encaixa em seus interesses!
E já que falamos de aprendizado, venha conhecer 4 técnicas de memorização que tiveram uma ajudinha dos psicólogos!