Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Assim como toda profissão, a Psicologia tem seus jargões. Os termos usados na Psicologia têm como objetivo facilitar a comunicação dos profissionais entre si e com os pacientes, sempre visando a melhoria da eficiência no atendimento psicológico.
Quer conhecer alguns termos e saber mais sobre a profissão?
Então siga com a gente!
6 termos usados na Psicologia
1. Bloqueio
Trata-se de uma recusa inconsciente de uma emoção ou sentimento. É uma forma de defesa da pessoa, que tenta afastar da consciência qualquer representação que possa perturbá-la.
2. Mania
É caracterizada por um hábito ou costume que normalmente é incomum, repetitivo e exagerado. Comumente é associada a maus hábitos ou vícios, sendo particular de determinada pessoa.
3. Fobia
A fobia é um medo obsessivo e irracional de certos certos objetos, seres vivos ou situações. Segundo a psicanálise, é um sintoma de neurose ou de angústia que tem origem em um conflito inconsciente.
4. Anamnese
A anamnese é uma entrevista realizada com o paciente a fim de estabelecer uma avaliação e diagnóstico. Nessa entrevista, busca-se obter o máximo de informações sobre a história e o passado do paciente, além da observação da linguagem corporal, tudo isso com o objetivo de detectar a origem do distúrbio.
5. Neurose
A neurose é um distúrbio psicológico ou comportamental onde a ansiedade está como característica primária. Mesmo sendo capaz de realizar qualquer atividade, o indivíduo neurótico está sempre em conflitos psíquicos que o impedem de aproveitar momentos diversos.
6. Afetação
A afetação pode ocorrer quando a pessoa sente determinadas emoções ou tem reações consideradas como exageradas, para além do que realmente são.
O trabalho do psicólogo
O psicólogo é um profissional da área da saúde que se dedica aos mistérios da mente e seus desequilíbrios.
É ele quem vai cuidar de problemas relacionados à depressão, ansiedade, TOC e pânico, todos termos usados na psicologia e que podem interferir na qualidade de vida do sujeito.
Através da análise dos fenômenos psíquicos e comportamentais do indivíduo, e da relação entre eles, o psicólogo realiza diagnósticos, prevenção e tratamento de distúrbios variados.
A forma como o profissional vai atuar, depende não somente da linha de estudos que ele segue — como por exemplo a gestalt terapia ou a junguiana — mas também da sua área de atuação.
Apesar de ser majoritariamente reconhecido pelo trabalho terapêutico, o ofício do psicólogo não se resume ao consultório.
Áreas de atuação
Além da psicologia clínica, neuropsicologia, psicologia esportiva, educacional, hospitalar e jurídica, também é possível atuar no departamento de RH de empresas e no setor público de trânsito.
O psicólogo possui uma área de atuação extensa e diversificada, o que ajuda bastante na hora de buscar por uma oportunidade de emprego e na aplicação dos termos usados na Psicologia.
O perfil do profissional da psicologia
Como todo profissional, o psicólogo precisa desenvolver habilidades específicas para garantir a qualidade do seu trabalho.
Conheça algumas delas:
Escuta atenta
A escuta é a principal ferramenta de trabalho do psicólogo, independente da sua área de atuação.
Só será capaz de fazer uma boa análise psíquica ou comportamental de um paciente quem for capaz de ouvir, sem julgamentos e conceitos pré-concebidos.
É por meio da escuta que o profissional poderá compreender o contexto no qual se encontra o indivíduo e ter acesso a informações relevantes, que permitirão uma avaliação rica e verdadeira.
Empatia, um dos termos usados na psicologia
Só será capaz de ouvir sem julgamentos, aquele profissional que for empático.
Essa é outra característica fundamental para a realização de um trabalho humano e que preze pelo bem estar do indivíduo.
Empatia é a capacidade de se colocar emocionalmente no lugar do outro com o objetivo de compreendê-lo.
Para isso, é fundamental deixar de lado os julgamentos, conceitos prévios e manter o coração aberto.
Capacidade analítica
A capacidade de analisar o discurso do sujeito relacionado a seu comportamento e conectar peças, também é uma habilidade fundamental para o psicólogo.
É justamente a análise que vai nortear a prática da Psicologia, estabelecendo os métodos e caminhos para o tratamento.
Para isso, é preciso muita atenção e presença por parte do profissional.
Boa comunicação
A capacidade de comunicação também é crucial para os psicólogos.
Afinal de contas, além de ouvir, o profissional vai precisa estimular, persuadir, provocar e gerar reflexões assertivas em seus pacientes, tudo isso através da comunicação.
Termos usados na Psicologia: tenha sucesso na área
Agora que você já conhece o perfil do profissional, o que faz o psicólogo e alguns termos usados na psicologia, ficou mais fácil descobrir se essa profissão combina com você.
Acha que a profissão tem a sua cara? Saiba mais sobre o curso de Psicologia nesta oferta exclusiva!