Em um mercado que se torna cada vez mais competitivo, as empresas são forçadas a reinventar alguns de seus processos, como: gestão e controle. Dessa forma, a auditoria e controladoria são atividades que ajudam os negócios a proverem bens e serviços de qualidade.
Mas o que auditoria e controladoria fazem? Neste post, explicaremos melhor sobre essas duas importantíssimas áreas das Ciências Contábeis.
Ambas as atividades são indispensáveis para as empresas, pois, ajudam a gerenciar suas relações com todos os envolvidos (stakeholders) e no seu crescimento.
O que é controladoria?
A controladoria é um segmento tanto da Contabilidade quanto da Administração e, por isso, ela é dividida entre controladoria contábil e controladoria administrativa. Mesmo sendo dividida nessas duas, a controladoria possui apenas um gestor para ambas. Esse gestor é chamado de controlador ou controller.
Normalmente, essa função fica fora da hierarquia da empresa. Ou seja, é como um serviço de suporte. O controlador faz a gestão econômica do negócio com o objetivo de melhorar as tomadas de decisão.
Com tantas atividades, é essencial que o controlador tenha especialização no assunto e tenha grande conhecimento sobre a área de atuação da empresa. Algumas das atividades do controlador são:
- Planejamento estratégico;
- Planejamento tributário;
- Desenvolvimento de projetos;
- Previsão orçamentária anual;
- Gerenciamento da tesouraria;
- Controle fiscal, financeiro e de custos.
Sabendo de todos os recursos que foram movimentados pela empresa, o controlador, junto da sua equipe, consegue localizar e eliminar desvios.
O que é auditoria?
A auditoria é o processo da análise financeira situacional de uma empresa. Com ela é possível identificar se os registros estão corretos e verificar falhas e irregularidades na gestão.
A atividade consiste em conferir os documentos contábeis, como Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), fluxo de caixa e balanço patrimonial. Também executa inspeções internas para acompanhar as atividades financeiras da organização.
A partir dos dados da auditoria, o empreendedor tem acesso ao retrato financeiro do negócio. Tendo esse retrato em mãos, ele conhece os problemas da empresa, suas causas e suas consequências. Em outras palavras, o futuro da organização é transformado a partir de relatos seguros e transparentes.
Este serviço é indicado para empresas de todos os portes e segmentos. Entretanto, o auditor deve ser formado em Ciências Contábeis e possuir registro no Conselho regional de Contabilidade (CRC).
Auditoria externa
Este tipo de auditoria funciona como um diagnóstico de aperfeiçoamento do negócio. Deve ser feita por um auditor especializado e que foi contratado especialmente para isso. Os gestores e contadores da empresa podem acompanhar as atividades do auditor para fornecerem todas as informações necessárias.
Auditoria interna
Na auditoria interna, são os próprios funcionários da empresa que fazem todo o processo. Nesse caso, o objetivo é verificar se estão se cumprindo políticas internas, regimentos e normas. Pode-se dizer que é uma ferramenta de qualidade que atesta que tudo esta caminhando bem.
Saiba mais sobre o trabalho de um Contador: Ciências Contábeis: a profissão do presente e do futuro