O curso de Medicina Veterinária da UNILEÃO, primeiro implantado na região do Cariri, encerra seu primeiro semestre de existência. Diante das ações realizadas, o curso firmou o compromisso em ser pioneiro também em atuação. O curso desenvolveu atividades ligadas à comunidade e aos órgãos protetores da região, tendo em vista o bem-estar dos animais.
Os projetos de extensão e voluntariado são uma prioridade para a Coordenadora do curso, professora Juliana Almeida, que é pós-doutora em biotecnologia. Ela afirma que é de interesse do curso criar ações de assistência e promoção da saúde.
Reafirmando o compromisso com a sociedade, o curso promoveu a I Feira de Adoção de Cães e Gatos da UNILEÃO, que aconteceu em setembro. Com participação de alunos, professores e membros da comunidade externa, a feira garantiu a adoção de 25 animais.
Parcerias
Em dezembro, em parceria com o projeto Vida de Cachorro, foi realizada a Campanha de Vacinação Antirrábica. Ela aconteceu na Praça Dionísio Rocha de Lucena em Brejo Santo – Ceará. A Campanha ofereceu vacinação antirrábica gratuita, instruções sobre cuidados com pets, feira de adoção e instruções sobre leishmaniose para a população local.
Medicina Veterinária no Cariri
A implantação do curso de Medicina Veterinária em Juazeiro do Norte tem o potencial para impulsionar a economia da região. A agropecuária e o agronegócio fazem parte de sua cultura básica. O cariri tem demanda para empregar profissionais da área que antes eram importados de outras regiões pela ausência do curso. Agora os os jovens caririenses podem estudar Medicina Veterinária, com toda a estrutura necessária, em sua cidade.