Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, muitos estudantes acabam se preocupando mais com matérias como Matemática, Física ou Química, pois elas têm a fama de serem as mais difíceis da prova.
Enquanto isso, a redação acaba sendo deixada de lado. Mas o grande erro disso é esquecer que ela tem um peso muito grande na nota final. Saber escrever conforme as orientações do Enem aumenta suas chances no Sisu e Prouni.
Além disso, essa habilidade será fundamental também durante a vida acadêmica, profissional e até na pessoal. Não dá para se descuidar disso!
E para te ajudar nessa missão, listamos no post de hoje 5 ótimas dicas para melhorar a escrita para o Enem. Prepare-se para o que vem por aí!
5 dicas para melhorar a escrita e se preparar para a redação
Já que essa prática é tão importante para conseguir um bom resultado no Enem, o ideal é se preparar com antecedência para a redação. Com os cuidados certos, você vai se aperfeiçoar nessa tarefa e terá chances de conquistar a nota 1000!
Não perca mais tempo e veja 5 dicas para melhorar a escrita e desenvolver essa competência do jeito certo!
1. Fique de olho na gramática
Trocar o “s” pelo “ç” ou adicionar um acento no lugar errado são apenas alguns erros que comprometem a sua escrita. Respeitar as regras gramaticais é essencial para que sua produção seja exatamente o que você precisa. Então, é muito importante dar prioridade para a escrita correta.
Consulte o dicionário para tirar dúvidas das palavras mais comuns e sempre fuja de abreviações. Nada de escrever como na internet, viu? Além disso, não se esqueça do Novo Acordo Ortográfico que foi firmado há algum tempo. O trema foi extinto e, agora, hífen e acentos são diferentes. Fique de olho!
2. Leia muito
Pode parecer que ler é o “oposto” de escrever, não é? A verdade é que essas atividades se complementam como feijão com arroz. Ao ler bastante, você ganha vocabulário, vê a gramática na prática e aprende alguns estilos de escrita. Isso cria um “repertório” grande e favorece na hora de colocar tudo no papel.
Entre as suas leituras, inclua notícias, publicações diversas e até livros de ficção. O noticiário serve para ficar atualizado sobre o mundo. Já as obras literárias divertem e aumentam o seu interesse pelo hábito de ler.
Cada um desses estilos possuem formas específicas de escrita. Portanto, quanto mais você souber, mais técnicas poderá aplicar.
3. Escreva um pouco todos os dias
Muita gente acha que sim, mas escrever não é um talento que nasce com as pessoas. É uma técnica e, como qualquer outra, pode ser melhorada com os hábitos corretos. Então, pratique todos os dias para chegar a um bom resultado.
Mesmo que não faça uma redação inteira, crie ao menos um parágrafo na sua rotina de estudos. Que tal tentar montar histórias com menos linhas que o normal? Assim, você desenvolve sua criatividade, capacidade de síntese, entre outras competências textuais.
4. Elabore um rascunho antes de escrever
Na hora de começar a desenvolver o seu texto, uma das dicas para melhorar a escrita é fazer um planejamento. A ideia é ter uma visão completa antes mesmo de escrever a primeira palavra. Isso ajuda a evitar erros, redundâncias ou confusões na linha de pensamento.
Em um papel, indique quais ideias aparecerão na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Faça anotações com o que pretende dizer em cada parte e crie uma sequência lógica. Com esse direcionamento fica bem mais fácil criar algo coeso e coerente.
5. Escolha frases diretas
Sabe aquela mania de “enrolar” somente para atender ao número de linhas pedido na redação do Enem? Os avaliadores identificam facilmente isso, pois o texto fica desinteressante e nada atrativo. Isso pode te custar, inclusive, alguns pontos na nota final. Na vida profissional, um relatório redundante faz as pessoas perderem tempo e ficarem insatisfeitas. Então, aposte em frases diretas e conteúdos objetivos.
Prefira construir orações fáceis e na ordem direta. Não tenha medo de usar o ponto final, em vez de várias vírgulas na mesma frase. O objetivo é criar algo simples de ler e entender, o que também tem a ver com uma boa escrita.
A importância de escrever bem
Muitos candidatos acham que porque estão escolhendo cursos nas Ciências Exatas não precisam aprender a escrever bem. Isso é um erro enorme! Independente da área, esse tipo de comunicação deve ser de primeira qualidade.
O mercado de trabalho pede produções de texto a todo instante, bem como o meio acadêmico. Até a sua vida pessoal é favorecida quando você sabe escrever bem.
Chances de sucesso ampliadas
Imagine que você vai fazer uma prova e precisa justificar a sua resposta de forma clara. Se não souber escrever bem, corre o risco de o professor não compreender o que quer dizer e, com isso, ter uma nota menor. Acontece de maneira semelhante ao elaborar um projeto de pesquisa ou mesmo o Trabalho de Conclusão de Curso.
No mundo profissional, não é muito diferente. Você vai precisar montar relatórios e utilizar várias ferramentas de texto, o que significa usar as palavras do jeito adequado. Afinal, você não quer entregar um trabalho de má qualidade, não é?
Além de tudo, a redação tem um peso grande no Enem. Então, saber escrever bem ajuda a ter uma nota maior e pode até ajudar na conquista de uma bolsa de estudos, por exemplo.
Comunicação fortalecida
Outra justificativa para usar dicas para melhorar a escrita é que esse é um jeito de se comunicar com o mundo. Você pode falar dos seus interesses, necessidades ou pedidos por meio de um texto bem construído.
Mais que “escrever certinho”, desenvolver essa habilidade permite que você apresente suas ideias com clareza. Longe de qualquer ambiguidade ou confusão, dá para transmitir com qualidade a informação.
Imagem profissional positiva
Por falar nisso, a sua capacidade de escrita tem tudo a ver com a percepção das pessoas sobre você. No espaço profissional, isso é ainda mais importante se quiser demonstrar credibilidade na carreira.
Uma boa escrita joga a seu favor e prova que você é capaz de assumir certas responsabilidades. É uma ajuda e tanto para tornar o seu marketing pessoal ainda melhor!
Com essas dicas para melhorar a escrita, não é só a redação do Enem que ficará mais fácil. Muitas atividades do cotidiano, estudos e trabalho serão favorecidas, então é hora de colocar a mão na massa.
Aproveite para baixar nosso guia completo do Enem e arrase no exame!