Ao falar em Fisioterapia, é comum logo imaginar o cuidado com músculos e ossos. Porém, os conhecimentos que você adquire na faculdade podem ser usados em várias outras situações. Então, é possível escolher entre as várias áreas de atuação da Fisioterapia.
O melhor de tudo? Há muitas alternativas recentes e que mostram qual é o futuro dessa profissão. Assim, você consegue se manter relevante no mercado e aumenta suas chances de ter uma carreira de sucesso.
Para saber qual opção selecionar, veja quais são 10 áreas de atuação da Fisioterapia!
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
1. Fisioterapia Aquática
Também chamada de hidroterapia, a Fisioterapia Aquática é realizada em meio aquático, como em uma piscina aquecida. Como fisioterapeuta, você orientará os pacientes sobre os melhores movimentos e aproveitará que a área causa menos impactos no corpo, como nas articulações.
Quem são os pacientes?
Ela é especialmente recomendada para idosos com dificuldades de locomoção. Também é adequada para pessoas com problemas na coluna ou que se recuperam de lesões.
2. Fisioterapia Traumato-Ortopédica
Uma das áreas mais tradicionais, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica é voltada para cuidar e até evitar lesões dessa área, que são causadas por traumas. O tratamento é voltado, principalmente, para fraturas, torções, luxações e até para um período pós-amputação.
Quem são os pacientes?
Como qualquer pessoa pode ter um problema do tipo, é indicada desde para crianças até para idosos. Atletas que sofrem lesões também podem ter esse acompanhamento.
3. Fisioterapia Pediátrica Motora
Já a Fisioterapia Pediátrica Motora procura estimular as funções motoras e de coordenação das crianças. Você deverá ajudar os pacientes a executar diversos movimentos, desde dar os primeiros passos até realizar tarefas do dia a dia.
Quem são os pacientes?
É recomendada para crianças, de todas as idades, que tenham algum problema ou atraso no desenvolvimento. Também é indicada para as que se recuperam de lesões ou cirurgias.
4. Fisioterapia Neurofuncional
A Fisioterapia Neurofuncional auxilia a prevenir, reverter ou aliviar sequelas causadas por algum transtorno do sistema nervoso. Você ajudará pacientes em reabilitação ou mesmo permitirá que eles tenham o desenvolvimento de certas funções importantes.
Quem são os pacientes?
É uma área voltada tanto para quem tem alguma doença neuromuscular (como esclerose), até para quem sofreu com um acidente vascular cerebral (AVC).
5. Fisioterapia Dermatofuncional
Na Fisioterapia Dermatofuncional, você lidará com diversas condições de pele e do corpo, como gordura localizada, cicatrizes, rugas e assim por diante. As técnicas são aplicadas para garantir a função adequada da pele.
Quem são os pacientes?
Essa é uma das mais novas áreas de atuação da Fisioterapia e serve para homens e mulheres de todas as idades. Também pode ajudar pacientes no pré e no pós-operatório estético.
6. Fisioterapia Cardiorrespiratória
Os pulmões e o coração podem exigir reabilitação dos movimentos e da funcionalidade. Como fisioterapeuta cardiorrespiratório, você aplicará técnicas para ajudar as pessoas a garantir o melhor funcionamento do corpo.
Quem são os pacientes?
Os pacientes mais comuns são os que passaram por cirurgias ou que se recuperam de alguma condição grave e que afeta esses sistemas.
7. Fisioterapia Pediátrica Respiratória
E, por falar nas vias respiratórias, a Fisioterapia Pediátrica Respiratória é indicada para essa parte do corpo. Ela ajuda a eliminar secreções acumuladas nas vias, além de melhorar a capacidade de oxigenação.
Quem são os pacientes?
As crianças com problemas respiratórios crônicos (como bronquite e asma) ou que se recuperam de doenças (como a pneumonia) são as mais indicadas.
8. Fisioterapia Reumatológica
Na Fisioterapia Reumatológica, sua principal função será garantir a qualidade de vida das pessoas. Será necessário aplicar os conhecimentos e técnicas em exercícios e formas de tratamento da condição.
Quem são os pacientes?
Os pacientes que sofrem com distúrbios reumatológicos, como os idosos, são os mais indicados para serem atendidos.
9. Fisioterapia Oftalmológica
Uma das novas áreas de atuação da Fisioterapia é a que está ligada à parte oftalmológica. Também conhecida como Fisioterapia Ocular, envolve movimentos oculares para garantir maior qualidade de visão.
Quem são os pacientes?
É indicada para crianças, jovens, adultos e idosos, especialmente se o paciente tiver alguma doença ou defeito refrativo.
10. Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica
A Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica é voltada para áreas como uretra, bexiga e região íntima feminina. Ela ajuda a combater problemas como incontinência urinária, que pode ser causada pela perda de força do assoalho pélvico.
Quem são os pacientes?
Essa possibilidade serve para qualquer paciente com alguma dificuldade no funcionamento do sistema uroginecológico, para mulheres grávidas, na menopausa ou na terceira idade.
As diversas áreas de atuação da Fisioterapia vão desde as mais famosas e clássicas até as novas possibilidades. Com isso, você tem a chance de escolher entre várias opções.
Se quiser conhecer melhor essa área, conheça tudo sobre Fisioterapia e explore essa profissão!