Você sempre pensou em cuidar das pessoas? Deseja ajudar quem precisa de atenção sobre a saúde? Então, o curso de Enfermagem pode ser a escolha perfeita para o seu futuro profissional.
Esse curso traz muitas possibilidades de atuação e tem cada vez mais importância no cuidado integrado com a saúde. Com a decisão certa, há como conquistar realização pessoal e profissional.
Quer saber mais sobre essa opção? Venha conferir o guia definitivo sobre o curso de Enfermagem!
O perfil profissional do enfermeiro
Atuar nessa profissão vai muito além de conhecer protocolos de saúde ou comportamentos de células. É essencial ter habilidades que fazem toda a diferença no cuidado dos pacientes. Por isso, veja qual é o perfil profissional do enfermeiro!
Empatia
Muitas vezes, você vai lidar com pessoas debilitadas ou que precisam de ajuda em um momento importante. Por isso, é necessário ter bastante empatia, paciência e capacidade de se comunicar de forma clara.
Capacidade analítica
Ser observador é um ponto crítico para qualquer enfermeiro. É fundamental saber analisar os dados de saúde dos pacientes e ficar de olho em cada detalhe. A partir disso, é preciso tomar decisões e resolver problemas de maneira efetiva.
Controle emocional
Em muitas situações, você precisará manter a calma — seja diante de uma emergência, seja diante do sofrimento de um paciente. Por isso, é fundamental desenvolver um ótimo controle emocional para essas situações.
O raio-X do curso de Enfermagem
Notou que tem o perfil? Então, é hora de conhecer essa graduação para se preparar e escolher corretamente. Nada melhor que avaliar o raio-X do curso de Enfermagem, não é? Confira!
Duração
A duração do curso de Enfermagem é de 10 semestres ou 5 anos. Após concluir todos os estudos e se formar, o seu diploma trará o título de Bacharel em Enfermagem.
Principais disciplinas
Para ser capaz de cuidar das pessoas, é preciso ter uma visão completa sobre o corpo humano e os cuidados necessários. Além disso, é essencial entender como é a atuação na área e quais são suas exigências. As principais disciplinas da matriz curricular incluem:
- Anatomia Humana;
- Embriologia;
- Urgência em Saúde;
- Microbiologia;
- Parasitologia;
- Farmacologia;
- Epidemiologia na Saúde;
- Psicologia Aplicada à Saúde;
- Enfermagem em Saúde Coletiva.
- Processo de Trabalho em Enfermagem;
- Enfermagem Cirúrgica em Saúde do Adulto;
- Enfermagem Oncológica;
- Saúde da Mulher;
- Saúde do Idoso;
- Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva;
- Enfermagem em Urgência;
- Saúde do Trabalhador;
entre outros.
Atividades complementares e práticas
Além desses estudos teóricos básicos, você terá acesso a disciplinas optativas, de acordo com seus interesses. Com isso, é possível complementar a sua formação e aumentar o seu preparo.
Também há atividades práticas, como o estágio supervisionado na rede hospitalar e na atenção básica. Para completar, há o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O cotidiano do enfermeiro
Depois da formação, é hora de começar a atuar no contato com os pacientes. Ao conhecer a rotina dessa área, você já sabe o que virá e quais são as principais características. Venha conferir!
Locais de atuação
Falar no curso de Enfermagem, quase sempre, leva a pensar em clínicas e hospitais, certo? Esses são os principais locais para trabalhar, mas não são os únicos, dependendo da área escolhida.
Você poderá trabalhar em ambientes de repouso para idosos, em empresas de diversas áreas e até nas casas dos pacientes — tudo depende da sua área de interesse.
Setores da economia
Além dos diferentes locais, você pode trabalhar em setores distintos. Se quiser atuar na rede pública de saúde (o SUS), é possível fazer um concurso para ocupar vagas municipais ou estaduais.
Também há como atuar no setor privado e até trabalhar por conta própria. Você pode abrir a própria empresa ou clínica e utilizar seus conhecimentos para auxiliar as pessoas.
Responsabilidades do dia a dia
Muita gente acha que o enfermeiro age como “assistente” dos médicos, mas não é verdade. Após concluir o curso de Enfermagem, serão diversas as responsabilidades no cuidado completo com o paciente. Você ficará responsável por fazer coletas de materiais, administrar medicamentos e até auxiliar o paciente em várias situações.
Nem sempre damos o devido valor, mas é o enfermeiro que está sempre perto do paciente, disposto a resolver seus problemas e incômodos. Em muitos casos, inclusive, o profissional da área pode definir protocolos de atendimento e só dar o encaminhamento para o médico em casos que fogem do comum.
O mercado de trabalho para o curso de Enfermagem
Uma das maiores vantagens desse curso de graduação é a grande variedade de opções de carreiras após a formação. Confira quais são as possibilidades do mercado de trabalho e entenda quais são as melhores alternativas!
Enfermeiro-chefe
Como enfermeiro-chefe, você ficará responsável por coordenar a equipe de uma clínica ou hospital. Será necessário coordenar o time, definir planos de ação e acompanhar os cuidados oferecidos aos pacientes. É uma das principais funções em clínicas e hospitais públicos e privados — vale a pena ficar de olho!
Enfermeiro do trabalho
O enfermeiro do trabalho atua em empresas que são obrigadas a manter uma equipe voltada para a segurança e para a medicina do trabalho. Nessa função, é preciso prestar assistência a trabalhadores com incômodos ou mesmo realizar os primeiros socorros em caso de acidentes. Ainda é possível desenvolver políticas de proteção à saúde.
Enfermeiro de resgate
Já pensou poder experimentar muita adrenalina no cotidiano? Nesse caso, vale atuar na enfermagem de resgate. Você trabalhará em ambulâncias e estruturas móveis, públicas ou privadas. Além de ficar de prontidão em eventos, poderá atender a chamados emergenciais.
Enfermeiro estético
O profissional de Enfermagem também é essencial em diversos procedimentos estéticos — mesmo os que não exigem internação. Na área de beleza, sua função será cuidar dos pacientes e participar dos procedimentos estéticos.
Enfermeiro pediatra
Se você gosta de crianças, pode atuar na área de Enfermagem pediátrica. Nessa função, será responsável por cuidar de pacientes mirins, além de definir protocolos de atenção e participar do tratamento.
Enfermeiro geriátrico
Do lado oposto, há o cargo de enfermeiro geriátrico. A área inclui o cuidado e a atenção com pacientes idosos, que podem estar acamados ou ter dificuldades de locomoção. Pode ser necessário desenvolver cuidados básicos (como administração de medicação) ou até criar um plano de cuidados paliativos.
As exigências da profissão
Para se dar bem nessa carreira, conhecer as exigências da profissão poderá trazer uma vantagem para a sua atuação. Entre no curso de Enfermagem com o pé direito e veja o que é exigido.
Formação técnica de qualidade
É essencial perceber que, nessa profissão, você vai lidar com a saúde e com o bem-estar das pessoas. Tudo isso demanda cuidado e muito conhecimento, o que requer uma formação técnica completa e com muita qualidade.
Isso é possível ao escolher corretamente a faculdade, já que ter a estrutura certa faz toda a diferença. Para acertar na graduação, confira a matriz curricular do curso, o corpo docente e até a estrutura de aulas práticas. Assim, você terá os conhecimentos exigidos para ter sucesso na profissão.
Registro no COREN
Por lei, é obrigatório que os enfermeiros sejam registrados no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Você precisará apresentar seu diploma e seus documentos e deverá pagar uma taxa anual. Do contrário, há o quadro conhecido como exercício ilegal da profissão.
O lado positivo é que o conselho luta por melhorias de piso salarial, carga horária e outros benefícios. Com isso, você terá acesso a características importantes para a sua profissão.
Atualização constante
A área de Saúde está em constante transformação, com novas pesquisas e desenvolvimentos diversos. Por isso, é necessário se manter sempre atualizado e por dentro das novidades.
Após finalizar o curso de Enfermagem, o estudo deve continuar. É essencial pesquisar as novas técnicas, conhecer evidências científicas e entender como aplicar melhor cada parte do cuidado e tratamento.
O curso de Enfermagem é uma ótima opção para que você possa cuidar das pessoas e fazer com que elas tenham mais bem-estar. Para chegar ao sucesso, não deixe de escolher uma boa faculdade.
Para acertar em cheio na sua decisão, conheça o curso de Enfermagem da Unileão!