O mercado de trabalho apresenta inúmeras oportunidades aos profissionais da Medicina Veterinária. Esses trabalhadores precisam do registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) para o exercício da profissão.
Apenas profissionais formados e com registro podem exercer a atividade de médico veterinário.
Elaboramos este artigo para você saber tudo sobre essa faculdade e quais requisitos ela deve ter para ser considerada boa. Siga a leitura e aproveite todas as dicas do texto!
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Qual a importância do ensino superior ao médico veterinário?
O ensino superior é uma etapa para enriquecer o conhecimento de futuros profissionais. Os alunos são expostos a diferentes áreas do seu curso e, assim, aprendem diversas teorias.
Em seguida, os estudantes passam pelas aulas práticas. É o momento em que o corpo discente, com supervisão dos professores e monitores, pode comprovar as teorias aprendidas.
Como a graduação ajuda a escolher a área de interesse?
Vale ressaltar que o curso de Medicina Veterinária, como muitas outras graduações, apresenta várias vertentes. Ao longo dos semestres, os alunos podem se identificar com algumas áreas e decidir em quais têm mais interesse.
Sem o contato diário com professores nas aulas, palestras e rodas de conversa, isso não seria possível. Podemos justificar essa afirmação com o discurso dos alunos formados, que reconhecem a importância do ensino superior nas suas experiências.
Qual a documentação indispensável ao exercício da profissão?
Assim como em outras profissões, é indispensável ter um documento que possibilite a prática no mercado de trabalho. Os advogados precisam da carteira da OAB, bem como os corretores de imóveis devem ter o CRECI.
Outro exemplo: o documento CRM é de suma importância aos profissionais de Medicina. Esse é o número providenciado pelo Conselho Regional de Medicina que possibilita o exercício da profissão para formados na área.
No caso da Medicina Veterinária, também há uma documentação específica. Todo estado no país tem um Conselho Regional de Medicina Veterinária. Após a conclusão do curso de graduação, os recém-formados precisam dessa documentação para trabalhar.
Quais as características de uma boa faculdade de Medicina Veterinária?
Às vezes pode ser um pouco complicado encontrar uma boa faculdade de Medicina Veterinária. Há tantas ofertas em diversas instituições de ensino superior nas maiores capitais, que até dificulta a escolha dos vestibulandos.
Uma universidade renomada segue alguns requisitos que determinam a qualidade da instituição. Vamos conferir quais são?
1. Fluxograma completo com disciplinas essenciais
Toda graduação, independentemente do seu setor, deve proporcionar um fluxograma completo aos alunos. Logo quando eles ingressam na universidade, eles recebem esse arquivo e conhecem as disciplinas que precisam cursar.
Por outro lado, esse material já está disponível nos sites das melhores universidades. O acesso prévio garante que eles pesquisem sobre as disciplinas e conhecê-las antes de ingressar ao ensino superior.
No caso da Medicina Veterinária, as disciplinas presentes no fluxograma devem incluir aulas teóricas e práticas sobre os cuidados da saúde animal e o estágio supervisionado. De forma geral, essas são as fundamentais para os futuros profissionais.
2. Atividades complementares
Assim como um conjunto de disciplinas essenciais, é preciso que a instituição de ensino superior proporcione atividades complementares aos alunos. Afinal, há alguns conhecimentos que são adquiridos fora de aula, não é mesmo?
Eventos acadêmicos como palestras, congressos e feiras interdisciplinares transformam a vida dos graduandos. Eles conhecem novos profissionais e têm contato com outros estudantes. Ou seja, uma troca de conhecimento indispensável.
3. Contato supervisionado com animais
Em determinado momento da graduação de Medicina Veterinária, os alunos têm a primeira chance de se aproximar dos animais. Esse contato com as espécies é enriquecedor e cheio de surpresas.
Como é algo que envolve os bichinhos, é de suma importância que os professores e outros profissionais estejam supervisionando tudo. É uma maneira de garantir a segurança de todos os envolvidos.
4. Incentivo ao estágio em clínicas veterinárias
É evidente que o estágio nos últimos semestres da graduação serve como uma primeira experiência com o público.
No caso da Medicina Veterinária, eles podem vivenciar como é o dia a dia em uma clínica veterinária.
Dependendo da disponibilidade das universidades, o estágio pode acontecer em outros ambientes, como em fazendas e laboratórios de exames.
Quais as principais disciplinas do curso de Medicina Veterinária?
Separamos algumas disciplinas do curso de Medicina Veterinária para facilitar a sua compreensão. Confira a seguir:
- Bioquímica relacionada aos animais: curso introdutório sobre a fisiologia animal e a toxicologia dos animais de diferentes espécies;
- Citologia Animal: estudo de diagnósticos da oncologia veterinária;
- Histologia em Veterinária: curso sobre os tecidos e suas funções no organismo dos animais;
- Nutrição em Veterinária: área que trata da alimentação dos animais, visando uma melhora na saúde;
- Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal; avaliação de produtos derivados de algum tipo de animal disponibilizados ao público.
Como são os últimos momentos da graduação em Medicina Veterinária?
Após o décimo período, os alunos finalmente chegam à fase de conclusão do curso em Medicina Veterinária. Nesse momento, eles participam e acompanham congressos e seminários avançados sobre esse tema.
Em síntese, eles desenvolvem a monografia. O tema costuma ser algo que eles já tinham interesse desde o início da faculdade ou até mesmo um assunto em que eles conheceram ao decorrer do curso.
Seja qual for o âmbito deste trabalho de conclusão de curso, eles devem apresentar pesquisas com embasamentos teóricos. Esse é o último artigo da graduação feito pelos alunos antes de conquistar o tão esperado diploma.
Quais os benefícios de fazer uma graduação em Medicina Veterinária?
Há muitos benefícios em cursar Medicina Veterinária. Se você tem o desejo de se aprofundar nos conhecimentos da saúde animal, deve investir no ensino superior.
Entre as vantagens de fazer essa graduação, temos a principal: aprimorar a prática dos médicos veterinários. Geralmente, a instituição de ensino superior é o lugar onde acontece o primeiro contato com as teorias.
Muitos estudantes vieram direto do Ensino Médio e querem descobrir se realmente estão interessados nessa área. Além disso, o mercado de trabalho é cada vez mais amplo aos profissionais, com novas vagas de emprego.
Agora você já sabe tudo que envolve uma boa faculdade de Medicina Veterinária. Esse curso é indispensável para quem deseja atuar nessa área.
O que achou do texto? Se você gosta do nosso conteúdo, continue em nossa página! Aproveite e confira nosso infográfico Raio-X da clínica veterinária.