Não há quem não tenha que enfrentar os desafios da empregabilidade em alguma fase da carreira.
Será que você está passando por isso agora?
Quando o assunto é empregabilidade, estamos falando sobre a capacidade de alguém ser contratado e permanecer no mercado de trabalho.
Isso nem sempre é fácil, sobretudo em tempos de crise.
A seguir, você fica por dentro dos principais obstáculos enfrentados pelos profissionais tanto em contextos normais quanto nos mais turbulentos.
Além disso, a gente selecionou as melhores dicas para você garantir seu lugar no mercado.
Pronto para conferir?
Quais são os desafios da empregabilidade mais presentes na vida dos profissionais?
Mesmo quando o cenário político e econômico do país apresenta bons sinais, os desafios da empregabilidade não deixam de existir.
Conheça os mais comuns:
Competência profissional
As empresas buscam gente competente para assumir as vagas de emprego. Ou seja, que tenha não apenas os conhecimentos como também as habilidades e comportamentos desejados no ambiente de trabalho.
Ainda que o aprendizado aconteça no dia a dia, os empregadores esperam que seus colaboradores tenham qualificação para assumir suas funções.
Plano de carreira
Outro problema é a falta de um plano de carreira. Muitos profissionais não têm clareza sobre quais são seus objetivos, o que prejudica a evolução no mercado.
Afinal, as empresas valorizam as pessoas que têm um planejamento profissional, sabem onde querem chegar e estão determinadas a dar o melhor para alcançar seus objetivos.
Reconhecimento dos pontos fracos
É claro que reconhecer suas qualidades é fundamental. Mas saber quais são seus pontos fracos também.
Assim, é possível analisar as fraquezas e direcionar esforços para os lugares certos. No entanto, nem todo mundo está preparado para encará-las de frente.
Marketing pessoal
O marketing pessoal é uma ótima estratégia para causar uma boa impressão. Porém, a maioria não sabe usá-la ao seu favor.
Não se trata de apenas “se vender”. A ideia é aprender a mostrar seu profissionalismo e o valor do seu trabalho por meio da linguagem certa.
E quais são os desafios da empregabilidade em períodos de crise?
Já em épocas de crise, a realidade do mercado de trabalho se torna ainda mais desafiadora. Durante a pandemia da Covid-19, muita gente ficou sem emprego e teve que se virar como pode.
Isso porque as empresas passam a contratar menos, aumentando a disputa pelas vagas abertas.
Veja abaixo quais são os maiores desafios durantes esses períodos:
Aumento da exigência por parte das empresas
Quando a situação aperta, as empresas acabam sendo obrigadas a enxugar o quadro de funcionários para sobreviver.
Assim, abrem cada vez menos vagas e se tornam mais exigentes. Ou seja, contratam apenas os profissionais melhor qualificados.
Adaptação aos novos modelos de trabalho
Os cenários de crise provocam mudanças nos modelos de negócio e também nos esquemas de trabalho. E quem quiser garantir um bom emprego precisa se adaptar.
Com a chegada da pandemia, por exemplo, o home office foi o que permitiu que vários setores continuassem suas atividades.
Preparação para novas oportunidades
Um erro cometido por muitos profissionais é ficar parado no mesmo lugar. Quem não corre atrás de conhecimento ou outras experiências enriquecedoras dificilmente se destaca.
O mercado de trabalho valoriza aquelas pessoas que têm vontade de aprender para assumir cargos cada vez mais desafiadores.
Reinventar-se como profissional
Quando a crise aperta, alguns setores sofrem mais do que outros. Para sobreviver nesse cenário, os profissionais precisam se reinventar.
Isso significa saber buscar oportunidades nos lugares certos, usar a criatividade para propor novas ideias e iniciativas que ajudem a superar os desafios do momento.
O que fazer para aumentar as suas chances de ser contratado e permanecer no mercado?
Para garantir o seu lugar no mercado de trabalho, você precisa tomar algumas atitudes, como as que vamos apresentar agora:
Desenvolver habilidades que você ainda não tem
Corra atrás das habilidades que não fazem parte do seu repertório. Além de potencializar o seu desempenho, é o tipo de atitude que os empregadores esperam de seus colaboradores.
Com cada vez mais ferramentas tecnológicas sendo usadas no dia a dia das empresas, focar em habilidades digitais, por exemplo, é fundamental.
Aumentar sua rede de contatos profissionais
Na hora de procurar um novo emprego, ter bons contatos faz toda a diferença. Isso porque muitas vagas são preenchidas por indicação.
Sendo assim, cultive boas relações com as pessoas, pois elas podem abrir portas quando você mais precisar.
Transmitir autoconfiança
Mostrar que você tem o que a empresa precisa é fundamental nas entrevistas de emprego ou quando aparecer uma oportunidade de ser promovido.
Para isso, deixe claro que você se sente seguro para assumir as responsabilidades e que sabe trabalhar de forma ética.
Desenvolver inteligência emocional
Nos momentos turbulentos, as emoções costumam ficar à flor da pele. Portanto, é preciso encontrar um equilíbrio.
É algo que exige inteligência emocional. Ou seja, ter capacidade de administrar os próprios sentimentos, sem perder a estabilidade, mesmo quando a situação fica complicada.
Melhorar a habilidade de comunicação
Se saber se comunicar bem é um fator importante em tempos normais, durante as crises ela se torna uma habilidade decisiva.
Afinal, os ruídos de comunicação são empecilhos para o andamento das atividades e satisfação dos clientes, dois grandes desafios para as empresas.
Investir em qualificação
Quanto mais qualificado você for, maiores são suas chances de se destacar no mercado. E se diferenciar dos demais nos momentos de crise é essencial.
Portanto, invista em um bom curso superior e não pare de atualizar seus conhecimentos. Assim, você agrega valor ao seu currículo e atende às expectativas dos empregadores.
Não deixe a crise atrapalhar os seus planos!
Embora não seja fácil driblar os desafios da empregabilidade, você viu aqui que é possível.
Além de iniciativa, a dedicação ao longo da jornada profissional é o que vai garantir o sucesso da sua caminhada.
Mesmo nos contextos mais complicados, você pode investir no seu desenvolvimento para mostrar seu valor no mercado!
Quer saber como sair mais forte da crise? Confira o passo a passo para crescer profissionalmente, mesmo nos momentos difíceis!