Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Todo mundo que possui uma empresa, microempresa ou é empreendedor já precisou ou vai precisar dos serviços de um escritório de contabilidade. Estes profissionais realizam, além do simples manejo financeiro, toda assessoria e serviços de que uma empresa pode precisar para ficar de acordo com a legislação.
Preparamos este artigo para você que quer saber sobre a área contábil, o que faz um contador e os tipos de contabilidade. Continue lendo o texto para saber um pouco mais sobre o assunto.
O papel do contador
O contador, profissional tão importante e relevante para o equilíbrio e manejo financeiro das empresas, tem um papel primordial em todas elas. Não existe uma grande empresa de sucesso sem um bom contador por trás.
Resumidamente, pode-se dizer que o especialista na área de contabilidade – também chamado de contabilista – realiza serviços e consultorias na área financeira de uma organização, seja ela pública ou privada. Ou seja: se tem uma empresa com fins lucrativos, vai ter um contador.
É um profissional extremamente necessário aos negócios. Age para que a empresa não gaste mais do que o necessário, esteja em dia com suas obrigações tributárias e legais, é quem elabora demonstrativos e balancetes, entre outras atividades.
As áreas de atuação do profissional em contabilidade
Além da área financeira, o contador também pode trabalhar em diversas áreas de uma empresa. O bacharelado em Ciências Contábeis dá ao indivíduo a possibilidade de exercer a profissão em vários ramos, entre os quais estão:
- contabilidade;
- consultoria financeira;
- área patrimonial;
- gestão;
- perícia contábil;
- auditoria contábil.
Como podemos perceber, é uma área cheia de oportunidades para quem decide segui-la. O bacharel em Ciências Contábeis é um profissional necessário em todas as empresas. Para quem se forma, é fácil achar um ramo (ou até mesmo mais de um) com o qual se identifique.
Isso é extremamente benéfico, porque em tempos em que o mercado contábil exige cada vez mais especialização dos profissionais, ter uma área de identificação ou especialização é estar um passo à frente da concorrência.
A área de contabilidade
Agora que você já sabe exatamente o que faz um contador, vamos falar um pouco mais sobre a área de contabilidade em si. Saber em que consiste a profissão e suas características é essencial para quem deseja segui-la, ou ainda está em dúvida.
Para começar a explicar o que é a contabilidade, devemos entender que ela é uma ciência. Não é à toa que o curso para formar contadores se chama Ciências Contábeis.
Essa área é responsável por dados financeiros. Ela mensura, interpreta, classifica e diagnostica os problemas financeiros de empresas e pessoas, obtendo-se a forma ideal de manejar estes dados.
Como o pilar de sustentação de todas as empresas é seu capital, ter o auxílio de um contador ou escritório de contabilidade é essencial para que se alcance os resultados esperados na hora da tomada de decisão.
Os tipos de contabilidade
Como já mencionamos anteriormente, a área Contábil, como ciência social, presta-se a oferecer serviços financeiros a empresas. Sejam estas públicas ou privadas, todas necessitam dos serviços de assessoria e manejo do patrimônio.
Neste tópico, vamos listar e detalhar os tipos de contabilidade existentes. Temos, em nosso mundo corporativo, uma pluralidade de tipos de empresa e necessidades diferentes para cada uma.
Sabemos que qualquer erro nos negócios pode ser fatal e até mesmo levar à falência. Ter o auxílio da área de contabilidade é extremamente benéfico a todo tipo de empresa. Consequentemente, há ramos diferentes de atuação. Confira a seguir alguns.
Contabilidade bancária
Esse primeiro ramo da contabilidade refere-se à atividade contábil dentro de uma organização bancária.
Profissionais formados na área de Ciências Contábeis podem atuar em qualquer banco. É uma carreira promissora e que só cresce.
Os serviços de financiamento, empréstimos, entre outros oferecidos pelos bancos, são resultados das análises feitas por esses profissionais.
Contabilidade financeira
Como você já sabe, todo empreendimento precisa de serviços de contabilidade.
Análises de risco, resumos de balancetes, transações financeiras, entre outros, são fatores essenciais para empresas de sucesso. Eles evitam que o capital seja gasto de forma irresponsável e seu desperdício.
E todos eles estão sob a responsabilidade da contabilidade financeira. É por meio dela que é possível gerenciar corretamente os recursos financeiros de uma empresa.
Contabilidade fiscal
Também chamada de contabilidade tributária, esse campo dedica-se a gerenciar os tributos que devem ser pagos por uma empresa.
É especialmente importante para evitar gastos com tributos desnecessários, assim como para manter a empresa recolhendo os tributos corretamente de acordo com a legislação.
Qualquer erro na hora da contabilidade fiscal pode ser fatal aos negócios. E como a legislação da área tributária é complexa e sofre atualizações frequentes, o ideal é contar com um profissional para tal.
Contabilidade gerencial
Quem gerencia uma empresa sabe como não é uma tarefa fácil. São muitos assuntos complicados a serem resolvidos.
E delegar a tarefa de gerir os serviços financeiros, de uma forma geral, para quem entende do assunto é a ideia da contabilidade gerencial.
Dentro desse ramo da contabilidade, entram outros tipos. Como as contabilidades financeira e fiscal. Por meio de uma contabilidade gerencial bem-feita, é possível fazer uma tomada de decisões mais assertiva e diminuir os erros da empresa.
Contabilidade governamental
Este ramo da contabilidade presta-se a oferecer consultoria e serviços às entidades governamentais, como o próprio nome já sugere.
A contabilidade governamental, portanto, oferece serviços à União, Estados, Distrito Federal, Municípios e às demais pessoas jurídicas que necessitem.
Como mencionamos anteriormente, não é porque um ente é público que ele não vai precisar do auxílio de um profissional que saiba lidar com assuntos contábeis.
Contabilidade imobiliária
Um ramo que tem crescido ultimamente é o imobiliário.
Como é uma atividade que lida com valores altos, impostos governamentais e assuntos complexos em geral, há um tipo de contabilidade que lida com este assunto.
A contabilidade imobiliária presta serviços a empresas imobiliárias, aquelas que adquirem imóveis e até mesmo a pessoas físicas adquirentes.
Contabilidade internacional
Assuntos financeiros já costumam ser complicados e burocráticos por si só.
Agora, imagine quando é necessário realizar uma transação ou qualquer serviço de um país para outro? Como fazer para, por exemplo, calcular impostos e emitir demonstrativos?
Para isso, a contabilidade internacional conta com profissionais especializados. O objetivo dos contadores que se especializam nesse ramo é simplificar, padronizar e explicar a realização dos serviços necessários.
Assim, as operações podem ser feitas em outro país sem mais complicações.
Contabilidade rural
Como o próprio nome diz, essa área das Ciências Contábeis tem como foco os serviços financeiros em geral para o mundo rural.
Pode parecer que é uma área desnecessária à primeira vista. Mas as empresas da área rural têm algumas particularidades que dão ensejo à criação de uma contabilidade própria.
Por exemplo, há a diferença de tempo para cada um dos ciclos operacionais, a depender de qual for a criação. Cada empresa tem suas particularidades, independentemente do produto que comercializa.
Por isso, a contabilidade rural presta serviços a essas empresas. Desse modo, assegura segurança e assessoria aos seus negócios.
Contabilidade social
A contabilidade social é o ramo da área que estuda o mercado e a economia.
Por ela, são utilizados instrumentos de mensuração para conferir o estado da economia de um país em um determinado período de tempo.
Quanto foi consumido? Quanto foi investido? Quanto foi vendido? Quanto foi comprado? São perguntas feitas pela contabilidade social. Desse modo, é possível fazer uma avaliação monetária.
Auditoria contábil
A auditoria contábil, com o próprio nome sugere, é quando o processo de contabilidade passa por um exame de verificação.
O objetivo é verificar se a gestão está com as suas demonstrações financeiras, fiscais e tributárias de acordo com o regular e esperado.
O auditor contábil faz com que os usuários tenham um resultado concreto, por isso seus serviços são tão importantes.
Perícia contábil
Para se realizar uma perícia, deve-se ter um profissional registrado para exercer sua função como perito. Ou seja, para emitir laudo ou parecer sobre um fato ou estado.
A perícia contábil está ligada à justiça. Essa atividade presta-se a avaliar serviços contábeis e, com base no resultado, conceder (ou não) um laudo que vai esclarecer um caso litigioso.
O perito contábil, devidamente registrado, é o profissional que faz esse serviço para o Poder Judiciário.
A rotina do contador
Como pudemos perceber, o mercado contábil é amplo e de grande importância para os outros ramos. Os profissionais da área têm uma pluralidade de áreas a escolher. E sobre a rotina de um contador, você já se perguntou como é?
Exatamente por conta das diversas funções e atividades possíveis que são relacionadas ao segmento da ciência contábil, é complexo detalhar como é a rotina de um contador. Mas resumimos aqui para você!
Confira, a seguir, o que um contador faz e algumas de suas principais funções.
Controle de dados
Todos os dados que existem em uma empresa, que têm relevância financeira e jurídica, devem ser registrados e arquivados pelo profissional da área contábil.
Os documentos tributários, trabalhistas, demonstrativos financeiros, balancetes, entre outros, são importantes para sua empresa. Com o registro e arquivo deles, seu contador pode controlar exatamente o que acontece em sua empresa.
Guias fiscais
Os sistemas de gestão atuais geralmente já integram o contador com as informações fiscais necessárias para o bom andamento da empresa.
A falta de pagamento desses tributos, como já mencionamos anteriormente, pode gerar problemas imensos ao bom andamento dos negócios.
Mesmo assim, é necessário que o contador faça a correta apuração dos tributos de sua empresa, emitindo as guias para pagamento com datas certas.
Demonstrativos contábeis
Quem gerencia uma empresa tem diversas atribuições. Exatamente por isso, é preciso que todas as informações estejam sempre à disposição, e de forma correta.
A contabilidade é responsável por emitir demonstrativos contábeis para os administradores. Desta forma, estes sempre vão saber detalhes sobre o patrimônio, fluxo de caixa, lucros, entre outros demonstrativos.
Relatórios em geral
Além de demonstrativos, a área contábil de uma empresa elabora relatórios sobre a saúde financeira do negócio de uma forma geral.
Desse modo, os donos podem saber sempre o estado dos negócios, as ações necessárias e o risco envolvido nas decisões.15
O curso superior na área contábil
Chegou até aqui e tem interesse em seguir a área? É, com certeza, uma boa escolha!
As amplas áreas que a contabilidade oferece são um grande atrativo. Além, é claro, de ser uma profissão que não é facilmente substituída pelas novas tecnologias. Apenas a utiliza para facilitar processos.
Na graduação, se estuda desde a Teoria Geral da Contabilidade até a Perícia, Avaliação e Arbitragem, que é a disciplina que abre o campo de atuação do contador como perito contábil.
As vantagens de se fazer um curso superior em contabilidade
A área contábil, assim como diversas outras, necessita que a pessoa estude em um curso superior na área para exercê-la.
Portanto, se você deseja seguir o segmento da ciência contábil e se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua região, é um requisito ter formação na área.
Além disso, profissionais com ensino superior saem muito na frente na hora da busca por um trabalho. Seja qual for o tipo de contabilidade escolhido, ter uma faculdade na área vai te ajudar muito.
O perfil de um contador
Quer saber se você faz o perfil de quem faz o curso superior na área contábil?
Se você é uma pessoa organizada, que gosta de cumprir prazos, a área Contábil é para você.
Ademais, um bom especialista na área deve se comunicar bem e ser bom na resolução de problemas. Já que, normalmente, as pessoas vão buscar você para ajudá-las
Por último, mas não menos importante, seja crítico e analista. Um bom contador sabe ler nas entrelinhas e, ao mesmo tempo, analisar o panorama geral.
O futuro da profissão
Finalmente, vamos falar um pouco sobre o futuro da profissão de contador. A profissão não é facilmente substituída pelas novas tecnologias, apesar de que sua utilização facilita processos.
O futuro para quem deseja seguir na área, embora promissor, requer bastante e constante atualização.
Hoje, tecnologias de inteligência artificial fazem com que um só contador possa atender a diversas empresas, de forma online.
Ingressar na área contábil e recusar-se a aceitar as mudanças tecnológicas é estar fadado ao fracasso.
O profissional da área de contabilidade tem grande importância em qualquer organização. É em função de seu trabalho que as empresas têm dados concretos para agir, com o menor risco possível.
E aí, curtiu saber tudo sobre a área da contabilidade? Deseja seguir a área? Se você gostou e quer saber como se tornar um profissional desejado pelas empresas, baixe este conteúdo especial!