Muita gente deseja entrar no ensino superior. É, indiscutivelmente, uma forma de alimentar o currículo e ficar mais competitivo para o mercado de trabalho. E, para facilitar o ingresso, diversas instituições de ensino concedem bolsas e financiamentos aos alunos.
Nesse texto, vamos apresentar 4 tipos de bolsas e financiamentos que podem facilitar a sua entrada no ensino superior em Juazeiro do Norte. Tem interesse em saber mais sobre esse assunto? Então, leia mais abaixo. Boa leitura!
O que são as bolsas e financiamentos de estudo?
Antes de mais nada, vamos explicar o que são as bolsas e financiamentos de estudo.
Apesar de muita gente utilizar os termos como sinônimos, eles não significam a mesma coisa. É importante diferenciar um do outro, para saber qual se aplica mais a suas necessidades.
Uma bolsa de estudo diz respeito a um desconto que é dado nas mensalidades do curso em questão. Pode ser um curso de graduação, pós-graduação, ou qualquer tipo de curso.
Uma bolsa pode cobrir 100% dos gastos, sendo denominada bolsa integral, ou apenas parte deles (como 50%, por exemplo).
O financiamento, por sua vez, é uma operação financeira. Um programa, ou até mesmo a própria instituição de ensino, financia o valor do curso em parcelas.
Ele proporciona facilidades no pagamento, como: parcelamento, possibilidade de pagar após anos e até mesmo com desconto em caso de adiantamento. Desse modo, fica mais fácil o ingresso no ensino superior.
Quais são os tipos de bolsas existentes?
Agora que você sabe diferenciar exatamente o que é uma bolsa de estudo e o que é um financiamento, vamos falar sobre os tipos de bolsas.
Uma bolsa de estudo oferece diversos benefícios a quem a recebe. Mas você sabia que existem vários tipos? Confira quais são abaixo.
Econômicas
As bolsas econômicas têm como objetivo auxiliar estudantes de baixa renda a ingressar em instituições de ensino superior. E, desse modo, obter um ensino de qualidade.
Acadêmicas
Bolsas acadêmicas têm relação com a área de pesquisa. Ou seja, os alunos que se destacam em projetos científicos, de pesquisa e monitoria, concorrem a esse tipo de bolsa.
Esportivas e artísticas
As bolsas esportivas e artísticas são próprias e exclusivas para os praticantes de algumas modalidades dessas áreas.
Auxílio amplo
As bolsas de auxílio amplo, como o próprio nome sugere, são destinadas ao público em geral. Qualquer pessoa, de forma ampla, pode concorrer e obter esse tipo de bolsa.
Quais as diferenças entre bolsas integrais e parciais?
No presente tópico, vamos explicar as diferenças entre as bolsas de estudo integrais e as parciais.
Para começar, as bolsas de estudo integrais são aquelas que a instituição de ensino, ou o governo, cobre todos os gastos do estudante. Ou seja: o aluno não vai precisar pagar nada com a matrícula ou mensalidade.
Já nas bolsas parciais, uma parte do valor é deduzido do total. Esse desconto pode variar. Pode ser que uma pessoa ganhe um desconto de 30% ou até mesmo um grande desconto de 90% no valor total.
Vai depender de diversos fatores, mas geralmente vai da colocação e pontuação do aluno no exame de bolsas. Assim como critérios de desempate.
Quais as principais bolsas e financiamentos existentes em Juazeiro do Norte?
Para você que deseja ter uma bolsa de estudo ou um financiamento estudantil, está no lugar certo. Siga com a leitura para conferir 4 dos mais famosos programas de bolsas e financiamentos do país e que você também encontra em Juazeiro do Norte.
1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Uma das formas mais famosas de se obter uma bolsa em faculdade pública é o Sisu. O Ministério da Educação (MEC), há anos, adota esse mesmo procedimento para quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os candidatos às vagas utilizam a nota na prova para competir. Duas vezes ao ano, o processo seletivo é aberto. Os candidatos, então, se inscrevem em suas opções e aguardam os resultados.
Há, também, uma lista de espera. Após a chamada regular, as instituições chamam os estudantes remanescentes conforme surjam vagas.
2. Programa Universidade para Todos (ProUni)
O ProUni também oferece bolsas de estudo, mas para faculdades e instituições particulares. Juntamente com o Sisu, o ProUni seleciona alunos duas vezes ao ano, com base na nota do Enem.
As bolsas ofertadas podem ser integrais ou parciais. E, para concorrer, o aluno não pode zerar a redação e nem tirar menos de 450 no Enem.
O ProUni também restringe a possibilidade de competição aos alunos de escolas públicas, ou quem estudou em colégio particular com bolsa.
Além disso, a renda bruta de cada família influencia. Quem ganha até 1,5 salário-mínimo de renda bruta familiar pode pleitear as bolsas integrais. Já quem ganha até 3 salários-mínimos concorre para ganhar bolsas de estudo parciais.
3. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Não dá para falar de financiamento estudantil sem mencionar o Fies, não é mesmo?
Esse programa é um tipo de financiamento do MEC que presta auxílio a quem deseja fazer uma faculdade particular.
Sabemos que pagar as mensalidades pode ser complicado, especialmente para quem não tem emprego. Por isso, quem opta por entrar no Fies pode financiar o curso de maneira integral ou parcial.
É possível se inscrever no Fies através do Enem, com 450 de pontuação mínima e sem zerar a redação. As inscrições são feitas pelo site oficial do programa.
A taxa de juros é baixa, de apenas 6,5% por ano. Ademais, quem se forma ainda tem até três vezes tempo da graduação para quitar o valor do financiamento.
4. Fundacred
O Fundacred concede uma opção de financiamento chamada de CredIED. Por meio dela, os estudantes podem pagar 50% das mensalidades no período regular de curso. O restante das mensalidades pode ser pago após a formatura, sem juros.
Essa é uma excelente maneira de ter tranquilidade financeira durante o período dos estudos, ajudando o estudante a realizar o sonho de fazer a faculdade!
Com certeza, estudar é o caminho para um futuro melhor. E ter a ajuda de boas bolsas e financiamentos faz com que essa jornada seja um pouco mais fácil, não é mesmo? Desse modo, é possível realizar o sonho de ter um diploma de ensino superior.
Gostou do nosso conteúdo sobre bolsas e financiamentos? Caso você tenha interesse no assunto, confira agora mesmo 5 opções de bolsas e financiamentos para estudar na Unileão. Estude conosco e mude sua vida para melhor!