Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Se você curte ler, vai adorar o post que preparamos para você! Reunimos uma série de dicas de livros que todo estudante precisa ler para obter mais conhecimentos e cultura.
Em nossa lista, tomamos o cuidado para que fossem colocados livros de diversos gêneros, para todos os gostos e tipos de leitores. Você também pode se desafiar e ler novos estilos, isso é importante para não ficar sempre “preso na mesma bolha”.
Pronto para conferir as nossas dicas de livros? Continue lendo e veja quais são as obras que indicamos para você!
A importância de ficar de olho em dicas de livros para obter mais conhecimento
Antes de você conhecer as nossas dicas de livros, é interessante que compreenda a importância da leitura para obter mais conhecimento e aumentar a sua bagagem cultural.
Por meio da literatura, podemos aprender muita coisa, conhecer novos hábitos e costumes, compreender a nossa história e ter conhecimento de narrativas marcantes.
Além disso, a leitura estimula o cérebro, fortalece a memória e incita o senso crítico. Ler também enriquece o vocabulário e ajuda você a melhorar as suas habilidades de escrita, algo bem relevante no meio acadêmico.
Confira 5 dicas de livros para estudantes de todas as áreas
Pronto! Agora, chegou o momento de você conhecer as nossas dicas de livros para estudantes de todas as áreas. Prossiga com a gente!
1. Dom Casmurro, de Machado de Assis
Para encabeçar a nossa lista de dicas de livros, nada melhor do que um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
Dom Casmurro narra a história de Bentinho e Capitu, dois jovens que tiveram um romance na adolescência, mas que foi interrompido por conta de uma promessa feita pela mãe do rapaz, que queria colocá-lo em um seminário.
No seminário, Bentinho conhece Escobar e eles se tornam grandes amigos. Um tempo depois, eles desistem de se tornarem padres e voltam para casa.
Bentinho se casa com Capitu e Escobar com Sancha, uma amiga da protagonista da história. Porém, depois de um tempo, começa a se especular uma possível traição.
Capitu traiu ou não Bentinho? Essa é uma das maiores dúvidas da literatura nacional! Você poderá tirar as suas próprias conclusões ao ler Dom Casmurro.
2. A Revolução dos Bichos, de George Orwell
A Revolução dos Bichos é um verdadeiro clássico da literatura moderna e foi escrito por George Orwell, um dos mais influentes escritores do século XX.
A obra traz uma fábula sobre os sistemas políticos e relações de poder. Na narrativa, cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais de uma granja rebelam-se e tomam posse da fazenda para instituir um sistema cooperativo e igualitário.
Porém, não demora muito para que um grupo de bichos mais espertos, os porcos, voltem a usufruir de privilégios, instituindo, aos poucos, um regime de opressão.
Esse livro é muito importante para desenvolver o nosso senso crítico e serve até hoje para pensarmos como os líderes e políticos estabelecem o poder sobre os povos, por exemplo.
3. Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez
Não temos dúvida de que você ficará encantado e muito instigado ao ler Cem Anos de Solidão, uma das principais obras do colombiano Gabriel García Marquez.
O livro narra as desventuras de várias gerações da família Buendía, passando por diversos aspectos da história da América do Sul. Como mote principal da história, está a solidão humana, que é observada em diversos momentos da narrativa.
Para ler Cem Anos de Solidão, você precisa prestar muita atenção em todos os detalhes. Tem muitos personagens com nomes parecidos ou iguais. Só na terceira geração dos Buendía, há 17 Aurelianos, para você ter uma ideia.
Em algumas edições do livro, inclusive, há uma espécie de árvore genealógica da família, para que o leitor não se perca do meio do caminho e possa consultar quando ficar em dúvida no meio da história.
4. Mulheres de Olhos Grandes, de Ángeles Mastretta
Hoje em dia se fala muito sobre empoderamento feminino e do protagonismo da mulher nas empresas e na vida familiar. Porém, nem sempre foi assim! Como você deve saber, por muitos anos as mulheres foram oprimidas e colocadas em posições de desigualdade.
Em Mulheres de Olhos Grandes, a escritora mexicana Ángeles Mastretta reúne uma série de contos, todos com protagonistas femininas.
Para cada uma delas estava destinada uma vida resumida ao feudo familiar. No entanto, elas foram corajosas, enfrentaram a cultura machista, golpes, amores e ditaduras para conquistarem tudo o que queriam.
Os olhos grandes, que o título faz referência, pode ser associado ao olhar que essas mulheres tinham para o seu futuro, que iam além daquilo que estava traçado por suas famílias e a sociedade.
5. Édipo Rei, de Sófocles
A tragédia grega Édipo Rei foi escrita por Sófocles e é um dos mitos mais lidos da Antiguidade Clássica.
Na história, Édipo é condenado à morte quando ainda era um bebê. Isso porque o seu pai, o rei Laio, havia ouvido de um oráculo que um dia o seu filho o mataria e casaria com a própria mãe, a rainha Jocasta.
Porém, Édipo não morre e é adotado por outro rei. O tempo passa, ele se torna adulto e o destino se concretiza, fazendo com que a rainha Jocasta tire a própria vida quando descobre o que aconteceu.
Ler esse clássico fará com que você conheça mais sobre o universo da mitologia grega, que é incrível e traz muitos conhecimentos.
Além dessas dicas de livros, existem milhares de obras que podem contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional. Quando você faz da leitura um hábito diário, o seu universo se expande, você consegue mais resultados satisfatórios e aumenta o intelecto.
Por isso, se ainda não tem o hábito da leitura, comece a praticar um pouco por dia. Você perceberá como é vantajoso! Aproveite e baixe agora o nosso infográfico que apresenta 4 passos para aprender a fazer leitura dinâmica.