Hoje em dia, é possível observar um grande avanço tecnológico em diversas áreas. A digitalização das atividades é uma tendência crescente, e com a área de Contabilidade não vai ser diferente.
Neste texto, vamos falar mais sobre o futuro da Contabilidade. Quer saber as tendências do setor para os próximos anos? Então siga com a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto.
Como está o mercado da Contabilidade atualmente?
Antes de falar sobre o futuro da Contabilidade, vamos falar um pouco sobre o mercado atual.
Ao analisar o segmento, é fácil perceber que ele está mudando. Cada vez mais, vemos a implantação de escritórios de contabilidade digitais e pela internet. Mas, afinal de contas, por que ocorre esse tipo de mudança na carreira?
Primeiramente, a internet é um dos principais meios de comunicação. E com todas as suas facilidades em diversas áreas, a Contabilidade não ficou para trás.
Além disso, os clientes passaram a ter demandas diferentes, por conta da modernidade. E a contabilidade tradicional já não as supria.
A contabilidade 4.0
Você já ouviu falar em contabilidade 4.0? Esse conceito se liga de forma íntima com a quarta Revolução Industrial. Em resumo, é uma forma de digitalizar e modernizar os processos de acordo com as novas tendências.
No caso da Contabilidade, esse momento converge com a criação de novas ferramentas que propiciem uma facilidade maior nos trabalhos. Seja para contadores ou clientes. E que seja tudo ligado com os preceitos da modernidade, rapidez e integração.
As avançadas tecnologias ajudam a diminuir a burocracia, necessidade de deslocamento e outros problemas que a contabilidade tradicional trazia.
O que é tendência para o futuro da Contabilidade?
Agora que você já sabe como está o mercado da Contabilidade na atualidade, vamos falar sobre as tendências para o futuro.
Afinal de contas, como vai ser o futuro da Contabilidade? O que continua e o que vai começar a crescer? Veja mais abaixo!
Implantação de novas tecnologias
Muito importante nas tendências do futuro da Contabilidade, a implantação de novas tecnologias vai continuar por muitos anos. A cada dia uma nova forma de realizar um processo aparece. O objetivo é sempre torná-lo mais assertivo e rápido.
A automatização de processos, por exemplo, vai ser mais forte do que nunca no futuro da Contabilidade. Podemos citar o armazenamento em nuvem como forma de evitar deslocamentos desnecessários, do mesmo modo.
Atuação multitarefa
O profissional da área de Contabilidade em si, apesar de não ser dispensável, deve ser adaptável. Como uma tendência para a sua atuação, podemos citar o fato de executar vários serviços, e com excelência.
Em grandes corporações, o contador deve ter capacidade de gerenciamento ímpar. E em pequenas empresas, o contador tem um desafio ainda maior: apresentar visão de mercado acima de tudo. Desse modo, ajuda no crescimento dos negócios.
Constante atualização
O profissional do futuro da Contabilidade precisa se atualizar constantemente. Não apenas pela necessidade que a área necessita, como também pelo uso mais frequente de tecnologias avançadas.
Recursos novos surgem a todo instante. E ficar por fora de suas funcionalidades é dar espaço para o concorrente crescer mais do que você.
Especialização
Ainda no assunto profissional, é cada vez mais imperiosa a necessidade de estudar e ser especialista em algum assunto. Ainda mais para ser competitivo no mercado de trabalho.
A área de Contabilidade é excelente para se trabalhar. No entanto, os profissionais mais qualificados saem na frente no momento da seleção. E exercem as funções com mais presteza.
Inteligência artificial
A última das tendências para o futuro da Contabilidade que vamos falar aqui é o uso de inteligência artificial para ajudar em determinados processos. Todo mundo já ouviu falar nessa forma de tecnologia, mas o que ela pode fazer pelos processos contábeis?
É possível facilitar e até mesmo calcular tributos, fazer auditorias, gerenciar e organizar documentos, entre outros. Desse modo, é possível reduzir erros e o retrabalho.
A automatização é uma ameaça para a Contabilidade?
Uma dúvida muito recorrente é sobre se a automatização vai fazer com que a profissão desapareça. Afinal, por que investir em uma área que vai desaparecer com as novas tecnologias? Será que a situação é assim mesmo?
Em resumo: não. A automatização, apesar de representar uma ameaça a algumas áreas, não substitui o trabalho de um contador. Isso acontece porque o profissional humano tem qualidades e habilidades que a máquina não consegue aprender.
Por outro lado, a automatização vai facilitar cada vez mais os processos na área da Contabilidade. Ela fará com que, por exemplo, sejam necessários poucos cliques para emitir um demonstrativo.
Porém, o trabalho “pesado” ainda depende de um profissional que estudou para isso.
Qual a importância de fazer um curso superior na área?
Após expor todas essas informações e dados para você, vamos ainda mais a fundo. Nesse tópico é necessário reforçar a necessidade de fazer o curso superior na área. Quer saber por quê? Confira!
O primeiro ponto é que apenas profissionais devidamente formados podem tirar o registro para exercício da profissão. Essa é a condição necessária para se exercer a profissão, e tal registro deve ser obtido por meio do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Além disso, o curso superior em uma universidade renomada faz com que o profissional tenha o currículo valorizado no mercado. Afinal, ele vai ter conhecimentos aprofundados acerca dos assuntos da profissão.
O futuro da Contabilidade, assim como diversas áreas, vai ser cada vez mais dependente das novas tecnologias. Apesar disso, o bom profissional está seguro. Para isso, é preciso ter uma excelente formação e vários conhecimentos acerca do tema.
Você gostou de saber um pouco mais sobre o futuro da Contabilidade em nosso texto? Esperamos que sim. Para saber como se tornar um profissional desejado pelas empresas, baixe o nosso infográfico Contador do Século XXI!