A região do Cariri é demais. Rica em lugares turísticos e na identidade cultural, é um local do nosso país que atrai admiradores de todos os cantos.
Pensando nisso, nada melhor que apresentar um pouquinho deste local tão maravilhoso.
Bora falar então da Região Metropolitana do Cariri?
O que tem na Região Metropolitana do Cariri?
É um dos principais destinos turísticos do estado do Ceará, em lugares nos quais o seu povo se manifesta pelas artes em várias vertentes, como a poesia e a religião.
A região foi oficialmente criada pelo governo cearense em 2009 e é composta pelos seguintes municípios:
- Juazeiro do Norte;
- Crato;
- Barbalha;
- Jardim;
- Missão Velha;
- Caririaçu;
- Farias Brito;
- Nova Olinda;
- Santana do Cariri.
Inclusive, se você pretende visitar a região em algum momento, é legal saber que vai ter um monte de lugares para visitar, além de muitos atrativos para fazer uma viagem dos sonhos.
1. Romarias
Como adiantamos, a tradição religiosa é um dos grandes fortes. Juazeiro do Norte é uma cidade bastante conhecida pelas romarias e atrai católicos de todo o Brasil.
Uma das mais conhecidas é a Finados, em que os romeiros visitam o túmulo de Padre Cícero, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro. É a segunda maior do país, com 500 mil visitantes.
O trajeto começa no túmulo do líder religioso na capela do Socorro e inclui como paradas a igreja de Juazeiro do Norte, a Basílica de Nossa Senhora das Dores e o Memorial do Padre Cícero, que conta com objetos usados por ele enquanto vivo. Aproximadamente 600 mil romeiros participam da ocasião.
Além dessa, todos os anos ocorrem outras romarias, como a das Candeias (29 de janeiro a 2 de Fevereiro) e a de Nossa Senhora das Dores (15 de setembro). Aproveitando o grande fluxo de pessoas nos locais de visitação, a Secretaria Municipal de Saúde instala nesses períodos dois postos de pronto-atendimento para oferecer serviços de atenção primária.
2. Gastronomia
Todo mundo gosta de comer bem. Então, a região do Cariri tem opções para todos os gostos!
É possível desfrutar de alimentos como comida japonesa, acarajé, queijo minas e, claro, baião de dois com pequi e galinha caipira e cuscuz temperado com ovo, algumas das referências de comida da região.
3. Trilhas
Se tem uma coisa que a Região Metropolitana de Cariri tem de melhor são as trilhas. Uma das mais conhecidas é a Trilha da Colina do Horto, em Juazeiro do Norte.
Ela tem quase 3 km de extensão e o destino é o próprio topo da Colina do Horto, onde se encontra uma estátua do Padre Cícero. E por falar em Padre Cícero…
4. Museu do Padre Cícero
Temos um museu só para ele. Possui cinco ambientações em tamanho real, feitas de resina. Apresenta cenas do dia-a-dia do padre em atividades cotidianas, como durante o café da manhã, orando e assim vai.
Para os admiradores do religioso, vale a visita porque as esculturas são muito reais!
5. Museu de Paleontologia
Por falar em museu, mas sem foco religioso, temos em Santana do Cariri o Museu em Paleontologia. É referência internacional quando se fala de paleontologia, sedimentologia e estratigrafia.
E não é para menos, né, mores! O local tem mais de sete mil fósseis de vários tipos de animais como peixes, répteis e anfíbios entre outras espécies. Algumas delas com mais de 100 milhões anos de existência.
6. Geossítios
Os geossítios são locais com várias formações geológicas com valor científico, estético, ecológico, turístico, cultural e educativo. Rochas e fósseis são alguns dos sedimentos que formam um geossítio.
No Cariri, temos alguns geossítios como o Batateiras, em Crato e o Araripe, que abrange os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.
As visitas a esses locais são conduzidas por guias que apresentam todos os aspectos dessas regiões, incluindo os monumentos históricos.
7. Memorial Patativa do Assaré
Este é um dos grandes tesouros da cultura nordestina. O local é o legado de Antônio Gonçalves da Silva (o Patativa), que encantou a muitos com suas poesias e prosas.
O memorial tem três andares e possui mais de 1.200 objetos do poeta que foram doados pela família. O guia do local é um parente que cita poemas do próprio Patativa durante a apresentação das peças, o que faz esse momento ser inesquecível.
8. Santuário de São Francisco
Também em Juazeiro do Norte está localizado o Santuário de São Francisco, parada quase que obrigatória para os visitantes da cidade.
Considerada a Igreja dos Franciscanos, é referência para os fiéis peregrinos que visitam o local. Na Praça das Almas, ao redor do Santuário, há uma réplica da Praça São Pedro, no Vaticano.
No caso, uma torre de 53 metros de altura e oito sinos tocam trechos do hino de São Francisco.
9. Mercado de trabalho
Vale dizer que a região do Cariri é muito boa em termos de empregos. Setores como serviços, construção civil e indústria têxtil são muito aquecidos.
Além disso, a agropecuária, o turismo e os setores de saúde também têm bons índices de empregabilidade.
Vale ressaltar também que a população jovem representa mais da metade dos habitantes da região do Cariri. Então, o campo de trabalho para a galera é grande!
Quais faculdades estudar no local?
Como você viu, para se empregar no Cariri não é difícil. Mas é necessário ter uma formação de qualidade.
Por isso, a Unileão é a melhor opção, pois unimos ensino de excelência e tradição de mais de 20 anos na região do Cariri.
Além disso, prezamos pela integração entre aluno e comunidade e temos serviços como a clínica-escola e um Núcleo de Prática Jurídica.
Sem contar que somos avaliados também pelo Índice Geral de Cursos (IGC) e estamos entre os melhores centros universitários do Ceará e do país. Ou seja, fechar com a gente é garantia de sucesso!
Quer saber mais?
Agora que você já sabe que a Região Metropolitana do Cariri é um destino daqueles, que tal ler mais sobre o lugar?
Desenvolvemos o infográfico “Juazeiro do Norte para novatos”, para que você se aprofunde em tudo o que a cidade pode te oferecer. O material é grátis e você pode baixá-lo aqui agora mesmo!