Cuidar de pessoas enfermas é considerado algo nobre e tem amplo reconhecimento da sociedade. No entanto, nem sempre foi assim.
Para a Enfermagem chegar ao status que tem hoje, muita gente precisou lutar pela regularização da profissão. Isso fez com que fosse criada uma data dedicada só a ela.
Quer saber tudo sobre o Dia da Enfermagem? Então acompanhe nosso texto!
Quando é o Dia da Enfermagem?
A data passou a ser comemorada oficialmente em todo o mundo a partir de 1965. Mas o Conselho Internacional de Enfermeiros aderiu à celebração, de fato, em 1974.
A origem da data vem em homenagem à Florence Nightingale, pioneira da profissão e que nasceu justamente no dia 12 de maio.
Mas a gente sabe que o cuidado de pessoas doentes existe desde a Antiguidade. Porém, a atividade era exercida por religiosas e tinha um caráter sacerdotal. Só depois da revolução feita por Florence é que a Enfermagem começou a ser vista com status profissional.
Vamos conferir mais detalhes a seguir.
História do Dia da Enfermagem
Florence nasceu em Florença, no ano de 1820. A gente nem precisa comentar como o mundo era machista naquela época, né!?
As mulheres eram criadas somente para casar e cuidar da casa. Porém, ela, com personalidade forte, não se deteve às condições sociais impostas na época e resolveu ser enfermeira.
O seu grande feito foi liderar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias durante a Guerra da Crimeia, que ocorreu entre 1853 e 1856, momento em que cuidaram de soldados feridos.
Seus esforços pela profissão não pararam por aí: ao voltar para o seu país natal, a Itália, ela continuou lutando pela profissionalização da Enfermagem e fundou a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas.
A instituição, fundada em 1860, marcou história por ser a primeira que formou profissionais da Enfermagem com diploma no mundo.
Dia da Enfermagem no Brasil
Junto à Nightingale, que deu o nome e é referência para a profissão de Enfermagem, outra figura icônica da área é a brasileira Ana Néri.
De família rica, ela nasceu em 1814 na Bahia e deixou a sua vida estável para servir voluntariamente como enfermeira na Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1865 e 1870, quando cuidou dos soldados que vinham das batalhas com ferimentos.
Por conta disso, o nosso país dedica a semana de 12 a 20 de maio anualmente para comemorar a data e lembrar tanto da importância de Florence quanto de Ana Néri para a Enfermagem.
No caso do Brasil, as comemorações começaram em 1938, com Decreto do então Presidente Getúlio Vargas.
As celebrações da data aqui começam em 12 de maio, devido ao Dia Internacional da profissão. E no dia 20, dedicado ao Auxiliar e ao Técnico de Enfermagem.
Um pouco da história da Enfermagem no Brasil
Em nosso país, a prática da Enfermagem começou para atendimentos em hospitais civis e militares. E depois às atividades de Saúde Pública.
A Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, no Rio de Janeiro, foi um dos primeiros estabelecimentos de ensino oficiais voltados para formar profissionais da área em terras brasileiras.
Foi inaugurado em 1890 pelo Decreto Federal n. 791 e segue em atividade. Hoje em dia ela pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tornando-se a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.
Importância dos profissionais de saúde
A pessoa Enfermeira tem o poder de ajudar os pacientes necessitados com suas habilidades. Não só no físico, como também no psicológico. Isso porque os enfermeiros muitas vezes são os únicos elos que uma pessoa internada tem com o mundo ao seu redor.
E isso foi mais que visível na pandemia do coronavírus. Os enfermeiros são profissionais que estiveram na linha de frente dos cuidados aos pacientes infectados com covid-19.
Muitos deles tiveram perdas na saúde mental. Foi pensando nisso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem feito uma série de ações para conscientizar a importância dos profissionais de saúde como um todo.
Promovidas durante todo o ano, a ideia é, entre outras coisas, dar assistência a profissionais de saúde, investir neles para melhorar as suas condições de trabalho e incentivar que os governos garantam os seus direitos trabalhistas.
Como a maioria das pessoas enfermeiras são mulheres, uma das preocupações da campanha é trabalhar para promover igualdade de gênero entre os profissionais da área.
A campanha tem o slogan “Proteger. Investir. Juntos.” e tem como principais metas:
- oferecer proteção aos profissionais que prestam assistência em saúde;
- investir nas pessoas que trabalham por nós;
- mobilizar a sociedade para que todos lutem pelos direitos dos profissionais de saúde.
Quero cursar Enfermagem. Como faço?
Bom, o primeiro passo é ingressar em uma instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.
Vale ressaltar também que a formalização é fundamental para o exercício da profissão. Isto é, todo formando em Enfermagem deve tirar seu registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para poder trabalhar com aqueles que precisam.
Bom, já sabe tudo sobre o Dia da Enfermagem, mas quais características você precisa ter caso queira atuar na profissão?
Preparamos um material que responde essas e outras perguntas. Ele é gratuito e você pode começar a leitura agora mesmo. É só clicar aqui e baixar o nosso infográfico agora mesmo!