Um Microempreendedor Individual (MEI) é aquele profissional cujo faturamento anual é de, no máximo, 81 mil reais por ano e que tenha apenas um funcionário.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Várias categorias profissionais podem se enquadrar nesse regime tributário. Mas será que uma pessoa fisioterapeuta pode ser MEI? Vamos responder essa e outras perguntas no texto de hoje.
O que é MEI e quem pode ser um Microempreendedor Individual?
Como falamos no início, para se tornar MEI, é preciso cumprir os requisitos quanto a renda e ter, no máximo, uma pessoa funcionária. Além disso, quem quiser empreender dessa forma não pode ter participação em outra empresa como sócio, titular ou administrador.
Outro ponto de atenção é que a pessoa que quer ser MEI deve estar enquadrada em alguma das categorias permitidas de acordo com o CNAE, sigla para Classificação de Atividades Econômicas.
Daí vem a pergunta que começa esse texto…
E aí, o fisioterapeuta pode ou não pode ser MEI?
A resposta é não! O motivo é que toda profissão que possui uma regulamentação não faz parte das atividades enquadradas no CNAE para atuar como MEI.
Entende-se por regulamentação toda e qualquer profissão que precise de um diploma para se trabalhar nela, além de ter registro em um conselho de classe.
Como a Fisioterapia é uma profissão que exige diploma e tem o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), a pessoa fisioterapeuta, portanto, não pode ser MEI.
Além disso, profissionais de outras áreas também não podem trabalhar como Microempreendedores Individuais, tais como:
- Administradores;
- Advogados;
- Contadores;
- Dentistas;
- Desenvolvedores;
- Enfermeiros;
- Ortodontistas;
- Personal Trainer;
- Programadores;
- Psicólogos;
- Veterinários, etc.
Isso não quer dizer necessariamente que quem se formou em Fisioterapia não possa empreender, apesar de não ser MEI.
Vamos falar a seguir sobre outras opções caso queira abrir o seu próprio negócio.
Empresa individual
Ao abrir uma empresa individual, ela deve ter um único dono, ou seja, é proibido ter outra pessoa, seja física ou jurídica, como proprietária. Mas não há limite de número de colaboradores contratados.
Para ter uma empresa desse tipo, é necessário ter faturamento de R$ 360 mil por ano como microempresa, ou R$ 4,8 milhões se o negócio for de pequeno porte.
Além disso, a pessoa interessada em abrir a sua empresa deve abrir um registro na junta comercial de seu estado de residência ou no cartório de registro de pessoa física.
Após entregar os documentos necessários, como RG, CPF e Requerimento de Empresário Individual e obter sinalização positiva do órgão regulador, é possível iniciar o atendimento aos pacientes.
Eireli
É a sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, tipo de empresa que permite a abertura de um negócio com apenas um sócio, no caso, o próprio dono.
Esse tipo de negócio conta com a separação dos patrimônios da empresa e da pessoa empresária. Destacamos que o título “Eireli” deve estar no nome da empresa criada.
Quem quiser ser Eireli deve, entre outros procedimentos, se cadastrar no CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, por meio da Receita Federal. Também deve pedir a permissão de funcionamento da empresa, um alvará, na prefeitura da cidade onde vive.
Um ponto positivo do Eireli é que não tem limite de faturamento por ano e dá para abrir um negócio com atividades em diferentes setores. Porém, para abrir uma empresa neste formato, é preciso ter um capital superior a 100 salários mínimos.
LTDA
É a abreviação de limitada, tipo de negócio em que é possível que a empresa tenha dois ou mais sócios. Porém, eles têm responsabilidade limitada no negócio — só podem mexer com a quantia referente ao capital que colocaram na empresa. Assim como a Eireli, o patrimônio pessoal é separado do patrimônio profissional.
A pessoa fisioterapeuta interessada em abrir uma empresa de sociedade limitada deve também ter o seu registro em CNPJ, definir as atividades que irá desempenhar e ter um alvará para funcionar.
Por ser um contrato limitado, é necessário declarar quantos sócios fazem parte da empresa, detalhar seus dados pessoais e deixar claro a responsabilidade de cada um deles no negócio. Também não há capital mínimo para abrir uma LTDA.
A importância do ensino superior para quem quer trabalhar com Fisioterapia
Sabia que fazer faculdade é fundamental para quem quer trabalhar com Fisioterapia?
O ensino superior, além de capacitar para a prática profissional, é a porta de entrada para ganhar bons salários. Também dá a chance de se especializar na área do conhecimento que escolheu atuar.
É importante ressaltar que só com o diploma de curso superior, em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, é possível obter registro profissional no CREFITO para trabalhar na área.
Tem interesse em saber mais sobre Fisioterapia? A gente preparou um material de responsa que vai convencer você a escolher a profissão para o resto da sua vida. Apesar de uma pessoa fisioterapeuta não poder ser MEI, opções de negócio você já sabe que não faltam.