Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Que a Psicologia passou a ser mais procurada nos últimos tempos, após a pandemia, creio que ninguém duvida. Mas será que você tem a dimensão da importância que a pessoa desta área tem na sociedade?
Além disso, o que se aprende na faculdade de Psicologia? Vamos falar um pouquinho sobre esses e outros assuntos no texto de hoje.
Histórico sobre a profissão de Psicologia
A Psicologia enquanto estudo profissional tem um tempo relativamente curto, de mais ou menos 150 anos. No Brasil, em 2022 a Psicologia completa 60 anos de regulamentação da profissão. Porém, enquanto ciência, é mais antiga do que se imagina.
Na Grécia antiga, entre 400 e 500 anos antes de Cristo, pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles contribuíram para o estudo da ciência da psicologia, ainda que com um destaque para o lado filosófico.
De lá para cá, a Psicologia tornou-se indispensável para a sociedade e, hoje, inúmeros cursos de graduação formam profissionais da categoria.
Psicologia e pandemia
Conforme a gente falou no início do texto, a pandemia de covid-19 aumentou o interesse das pessoas pelo serviço dos profissionais de Psicologia, já que sentiram necessidade.
Uma pesquisa da IPSOS para o Fórum Econômico Mundial com 30 países, divulgada em 2021, mostra que o Brasil é o quinto país cujos habitantes mais perceberam piora na saúde mental.
Por conta disso, um estudo da ABPS (Associação Brasileira de Psicologia da Saúde) apresentou que, entre os psicólogos pesquisados, 83% tiveram aumento de procura de pacientes depois da pandemia.
Isso mostra a importância da Psicologia em nossa sociedade, sendo que a procura por profissionais dessa área pode continuar grande mesmo após a pandemia. Dito isso, vamos falar um pouco sobre o curso em si.
Matriz curricular da faculdade de Psicologia em Juazeiro do Norte
O nosso curso tem duração de cinco anos (ou dez semestres), sendo oferecido tanto no período matutino quanto no noturno. Ele é ministrado no campus Lagoa Seca.
Aqui formamos psicólogos(as), preparados para a atuação em várias áreas da Psicologia.
Segue a lista de matérias do curso:
Primeiro semestre
- História da Psicologia
- Psicologia Ciência e Profissão
- Filosofia
- Sociologia
- Metodologia Do Trabalho Científico
- Antropologia Cultural
Segundo semestre
- Psicologia Sócio Construtivista
- Processos Psicológicos
- Bases Biológicas do Comportamento Humano
- Psicologia do Desenvolvimento I
- Políticas Públicas
Terceiro semestre
- Psicologia Social I
- Teorias Psicológicas: Análise do Comportamento
- Psicologia do Desenvolvimento II
- Teorias Psicológicas: Psicanálise
- Ética Profissional
- Psicologia da Aprendizagem
Quarto semestre
- Epidemiologia e Bioestatística
- Psicologia Organizacional e do Trabalho
- Psicologia Social II
- Teorias Psicológicas: Humanismo-Existencial
- Psicopatologia I
- Estágio Básico I
Quinto semestre
- Psicologia e Saúde Coletiva I
- Psicologia e Processos Educacionais
- Psicologia Comunitária
- Avaliação Psicológica I
- Psicopatologia II
- Psicologia e Gestão De Pessoas
- Estágio Básico II
Sexto semestre
- Psicologia e Saúde do Trabalhador
- Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Psicanálise
- Psicologia Escolar
- Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Análise do Comportamento
- Teorias Psicológicas: Análise do Comportamento
- Avaliação Psicológica II
Sétimo semestre
- Aconselhamento Psicológico
- Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Humanismo-Existencial
- Psicologia e Saúde Coletiva II
- Grupos: Teorias e Práticas
- Estágio Supervisionado I
Oitavo semestre
- Psicologia e Problemas de Aprendizagens
- Intervenções Psicológicas em Situações de Crise
- Psicologia da Família
- Psicologia Institucional
- Métodos de Pesquisa: Quantitativo/Qualitativo
- Estágio Supervisionado II
Nono semestre
- Psicologia e Diversidade
- Tópicos Específicos I
- Trabalho de Conclusão de Curso I
- Psicogerontologia
- Optativa I
- Psicologia da Religião
- Estágio Supervisionado III
Décimo semestre
- Tópicos Específicos II
- Psicofarmacologia
- Trabalho de Conclusão de Curso II
- Optativa II
- Optativa III
- Estágio Supervisionado IV
- Atividades Complementares
Vamos falar mais sobre algumas disciplinas para você.
História da Psicologia
Como diz o nome, esta matéria introdutória fala sobre os principais pensadores e profissionais que ajudaram a fundar as bases da Psicologia como a conhecemos hoje.
Políticas públicas
Por ser uma profissão que lida com pessoas, é fundamental conhecer sobre direitos humanos. Tópicos como democracia, tolerância, desigualdade social, entre outros, estão presentes aqui, para que o estudante saiba tudo sobre as leis que protegem a pessoa.
Psicologia social
De acordo com o nome, ela estuda a forma como as pessoas agem em sociedade e a consequência dos atos de cada um sobre quem está ao seu redor.
Essa matéria capacita o(a) aluno(a) do curso a interpretar e explicar como as pessoas pensam e como isso justifica as suas ações em sociedade. Afinal, depois que se formar, essa será uma das principais atividades de uma pessoa psicóloga.
Intervenções Psicológicas em Situação de Crise
Essa disciplina capacita o(a) aluno(a) a atuar nas mais variadas situações de crise de acordo com as exigências da clínica contemporânea. Desenvolve competências nos estudantes para atuar na avaliação e intervenção em crise e urgência / emergências psicológica em variados contextos
Avaliação Psicológica
A aplicação de testes psicológicos é uma prática exclusiva dos profissionais da Psicologia e nesta disciplina que é teórica e prática o estudante aprende as normas referente às interpretações dos testes psicométricos e projetivos, bem como aplicá-los.
Psicofarmacologia
Já na reta final do curso, é uma disciplina importante, pois aborda os efeitos dos medicamentos no corpo humano.
Ainda que a pessoa psicóloga não possa receitar remédios a seus pacientes, é bem provável que ela atenda em sua carreira pessoas que utilizam medicamentos controlados ou dependentes químicos. Por isso, estudar a parte dos medicamentos é fundamental.
Estágio supervisionado
Dividido em quatro módulos, o estágio supervisionado é a matéria em que o aluno tem a oportunidade de praticar a teoria que estuda em sala de aula.
O campo de atuação é amplo: Ênfase em Processos Clínicos, Processos Educacionais, Processos Psicossociais, Processos de Gestão e de Prevenção e Promoção da Saúde, por exemplo, assim como os campos de estágio — hospitais, escolas, empresas, políticas públicas até mesmo clínicas-escola — como vamos falar adiante.
Por que ser estudante da Unileão?
Ser do time Unileão sem dúvida só traz vantagens. Algumas delas são a matriz curricular, sempre atualizada e conectada com as mudanças do mercado de trabalho e os ensinamentos, transmitidos por um time de professores mestres e doutores.
Com mais de 20 anos de história na região do Cariri, formamos profissionais que hoje brilham por vários cantos do Brasil, seja como colaboradores em grandes empresas, seja como empreendedores e que têm o próprio consultório. Aliás, um de nossos pontos fortes é justamente formarmos alunos com espírito empreendedor.
Temos uma estrutura completa, com biblioteca física e digital, laboratórios para prática do que se ensina em sala de aula, um núcleo de carreira que ajuda a conectar o nosso aluno ao mercado de trabalho ainda na graduação e assim por diante.
No que diz respeito à profissão de Psicologia, temos uma clínica-escola e o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), onde os(as) futuros(as) psicólogos(as) realizam atendimento à comunidade com a supervisão de professores responsáveis.
As principais áreas de Psicologia que a nossa clínica-escola trabalha são:
- Psicoterapia de Família;
- Psicoterapia de Grupo;
- Orientação Profissional;
- Avaliação Psicológica;
- Psicoterapia Individual (crianças, adolescentes, adultos e idosos).
Ou seja, você vai ter uma rotina profissional ainda na faculdade. Por isso, ser Unileão é imperdível, diante de tantas opções por aí.
Como faço para ser um psicólogo ou uma psicóloga de sucesso?
Além de estudar na Unileão, o diploma é pré-requisito para o registro no Conselho Regional de Psicologia na região em que você vive e assim exercer a profissão que estudou.
Se você quer trabalhar na área, não perca mais tempo! As inscrições para a faculdade de Psicologia na Unileão estão abertas e você pode começar os seus estudos ainda este ano! Dê o passo mais importante para a sua carreira. Venha ser Unileão!