Todo mundo conhece a Psicologia, mesmo que só de ouvir falar. E como qualquer outra profissão, ela também tem uma data para chamar de sua. Afinal de contas, não foi fácil para ela ser oficialmente reconhecida como profissão.
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Saiba qual é o dia do psicólogo e conheça algumas curiosidades sobre essa data e a importância dos profissionais da área para a manutenção da saúde mental das pessoas. Vem com a gente.
Qual é o dia do psicólogo?
O dia do psicólogo é comemorado no Brasil todo dia 27 de agosto.
A escolha da data é justificada pelo fato que neste mesmo dia, em 1962, foi sancionada a Lei n. 4.119, que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia. Mas a regulamentação oficial da área só foi feita em 21 de janeiro de 1964 pelo Decreto n. 53.464.
Contamos tudo e mais um pouco sobre o histórico da profissão de Psicologia neste outro post.
Por que a Psicologia é importante?
Embora a modalidade mais conhecida da Psicologia seja a clínica, a profissão tem inúmeras áreas de atuação. Profissionais da área podem estar presentes em setores como a educação, saúde, políticas públicas, hospitais, esporte e não para por aí.
Na área de gestão de pessoas, o psicólogo(a) participa de vários processos e tem uma atuação estratégica em algumas demandas da empresa. A psicologia é aplicada com foco na gestão de pessoas desde o recrutamento até a gestão de conflitos.
A psicologia das emergências e desastres, por sua vez, é um ramo recente da área. Irá atuar nas mais variadas situações de crise de acordo com as exigências da clínica contemporânea e na avaliação e intervenção em crise e urgência / emergências psicológicas em variados contextos
Psicologia e pandemia
Infelizmente, a saúde mental das pessoas piorou e muito após a pandemia de covid-19, o que motivou o aumento da procura por profissionais da Psicologia.
Pensando nisso, a Fundação Oswaldo Cruz publicou algumas cartilhas de orientação para profissionais do setor sobre como atender pacientes durante o período.
Um dos principais foi a “Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia de covid-19: recomendações gerais”, que trouxe as reações mais comuns de indivíduos frente ao momento que vivemos, assim como as estratégias de cuidado para quem precisa.
Apesar do avanço da vacinação, as consequências emocionais decorrentes do vírus ainda são sentidas, bem como as sequelas físicas da doença.
Além de depressão e ansiedade, o medo de contrair a doença, as perdas e o isolamento social, piorou a saúde mental da população. Por isso, os profissionais de Psicologia são essenciais para o auxílio do enfrentamento dessas demandas.
É necessário a atualização constante para melhorar a abordagem e dar o melhor ao público atendido pelos profissionais.
Aliás, por falar em estudo, a gente destaca a importância do ensino superior. Toda pessoa que deseja ser psicólogo(a) precisa do diploma universitário para se registrar no Conselho Regional de Psicologia (CRP) de sua região.
Por isso, caso se interesse pela profissão, temos um material interessantíssimo para você, no qual trazemos detalhes sobre o curso de Psicologia — como as matérias do curso, áreas de trabalho após formado, entre outros itens. O bom é que ele é de graça e você pode acessá-lo agora mesmo!