Estudar coisas novas está no cotidiano de muitas pessoas. Estudantes, professores e pesquisadores estão sempre com o desejo de aprender mais. Porém, nem todos têm planejamento para seus estudos, o que pode reduzir o ritmo do aprendizado.
Veja como você pode planejar seus estudos e atingir seus objetivos:
1. Estabeleça seu objetivo
Provavelmente, ao estudar um material, você tem o objetivo de aprender algo específico. Dessa forma, que tal estudar especificamente esse assunto? Assim é possível evitar perda de tempo e absorção de conteúdo que não é necessário naquele momento.
Se o material a ser estudado possui, por exemplo, 400 páginas e 25 capítulos, folhei-o e encontre as páginas onde está o seu objetivo.
2. Trace metas
Definir metas é uma atitude muito importante para concluir seus objetivos, e com estudos não é diferente. Saiba o que tem que fazer e até quando fazer.
Seja ler livro, um artigo ou assistir uma palestra, tenha metas quando começar a estudar, essas são as metas específicas que dizem o que fazer. As metas que dizem até quando fazer são as metas datadas e como já diz o próprio nome, mostram até quando você estipulou o prazo para realizar a meta específica.
3. Use alguma técnica
Pode parecer que não, mas existem técnicas empíricas que podem lhe ajudar a concluir seus objetivos, sejam eles de estudos ou gerais. Você pode criar a sua própria técnica ou usar e adaptar a que será mostrada aqui.
4. Anote e fragmente
Anote em um papel o seu objetivo e em seguida fragmente-o em pequenas ações ao longo de sua meta datada. Dessa maneira, é possível saber precisamente o que fazer e assim fazer uma coisa de cada vez aproveitando cada passo ao máximo.
5. Defina prioridades
Utilizando a técnica do passo anterior, estabeleça a importância de cada uma das ações fragmentadas e priorize a execução das três superiores imediatamente. Em caso de haver imprevistos ao longo do período da meta datada, provavelmente, você já as terá feito e não sofrerá com as “pontadas” na consciência.
Em caso de atividades em grupo para apresentações, por exemplo, delegue algumas atividades ao companheiros e evite fazer todo o trabalho pesado, maximizando o resultado da apresentação.