Você sabia que a habilidade na escrita é essencial na vida acadêmica e no trabalho? A língua portuguesa é complexa e as empresas ficam de olho na capacidade de escrita dos candidatos a uma vaga de emprego. A afinidade com o português pode te dar grandes vantagens.
Em uma época dominada por tecnologia, boa parte da comunicação entre setores e funcionários de uma empresa ocorre online. Troca de e-mails e mensagens exigem eloquência não só na fala. É preciso também dominar a escrita.
Por que a habilidade na escrita é tão importante?
A comunicação é uma das bases para o convívio em sociedade. O avanço tecnológico dos meios de comunicação fez com que a escrita se tornasse uma das principais formas de troca de informações. Isso ocorre principalmente em ambientes corporativos. Escrever bem se tornou uma habilidade essencial no mercado de trabalho.
Organiza as ideias
Algumas vagas de emprego exigem que os candidatos elaborem uma carta de apresentação junto do seu currículo. Essa pode ser considerada a primeira etapa da entrevista de emprego. Por mais que o candidato seja realmente o mais qualificado tecnicamente para a vaga, ele será desclassificado se não souber expor suas ideias por meio de uma boa escrita. Isso também vale para o currículo.
Na prática, a capacidade de organizar suas ideias de forma objetiva em documentos, cartas e e-mails também é essencial.
Evita ambiguidades
Qualquer tipo de comunicação possui ruídos. Eles são capazes de alterar a compreensão daquilo que está sendo transmitido. A escrita com falta de clareza pode levar a interpretações ambíguas.
Se as ordens redigidas por um gerente de empresa não forem claras e diretas, podem gerar espaço para interpretações erradas. Nesse caso, a falta da habilidade na escrita compromete o sucesso da empresa.
Transmite confiança e seriedade
Escrever bem é uma habilidade capaz de transmitir confiança. Um candidato com um bom domínio de português causa imediatamente uma boa impressão nos entrevistadores. Isso pode render uma grande vantagem perante seus concorrentes.
Um chefe que comete erros de português gritantes em seus e-mails vai perder a confiança de seus colaboradores em suas recomendações.
Saber escrever de forma clara e correta é uma habilidade que influencia o seu status no mercado de trabalho. Profissionais que pecam no português não costumam ser levados muito a sério.