Você já fez um cronograma de estudos? Ou é daquelas pessoas que se senta e começa a estudar sem rumo, e para um tempo depois? Ou então estuda, mas quando chega ao final parece que não conseguiu entender muita coisa direito? Calma que isso é mais comum do que você imagina.
Hoje, vamos te mostrar dicas de como organizar o seu cronograma de estudos e aprender de uma forma mais fácil. Siga com a leitura!
O que é um cronograma de estudos?
Você sabe o que é um cronograma de estudos, que também pode ser chamado de planilha de estudos? É um tipo de calendário usado para organizar o dia a dia dos alunos e, assim, conseguir realizar todas as tarefas.
É comum vermos estudantes fazendo cronogramas de estudo para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo. Ou tem também quem faz um cronograma de estudos para concurso, para organizar a rotina de estudos e criar um ambiente mais propício para o aprendizado.
É aí que surgem algumas dúvidas sobre o assunto:
Qual é o melhor cronograma de estudos?
O melhor cronograma é aquele feito por você, para você. As suas necessidades devem ser levadas em conta.
Apesar de existirem versões de cronograma de estudos pronto, é melhor se basear e adaptar para a sua realidade.
Quantas matérias se deve estudar por dia?
Essa resposta depende muito. Em um cronograma de estudos para concurso de alto nível, por exemplo, o candidato pode precisar incluir mais matérias. Assim como na preparação para o Enem.
No entanto, cada pessoa responde melhor a um método. Há quem prefira fazer ciclos de estudo (por exemplo: 30 minutos cada disciplina) ou quem goste mais de estudar uma matéria por dia.
Recomenda-se ver mais de uma disciplina por dia, até porque na prova você vai lidar com várias. Mas teste os métodos e veja como você consegue se concentrar melhor.
Quantas horas de estudo por dia é necessário?
Da mesma forma, existem estudantes que se concentram bem por horas a fio. Outros, perdem a concentração muito rápido.
Falando um papo reto agora: quanto mais matérias você tiver e menos tempo para a preparação, mais horas vai ser preciso estudar.
Vale lembrar que estudar “o dia todo”, como muitas pessoas dizem por aí, não é só impossível, como é contraprodutivo, ou seja, vai acabar não adiantando muito para o que você precisa. Especialmente no começo.
Onde montar um cronograma de estudos?
Não é preciso complicar: basta um papel e um lápis para se organizar. No entanto, existem programas e aplicativos para te ajudar a organizar as metas de estudo.
De modo simples, também é possível montar um cronograma de estudos em uma simples tabela.
8 dicas de como organizar um cronograma de estudos
Existem várias formas para organizar o cronograma de estudo. Cada uma se adapta de forma diferente a sua rotina. Para evitar que você se perca em meio a tantas informações e fique sem foco, vamos te ajudar.
Na faculdade, em concursos públicos ou vestibulares, o nível do estudo aumenta. Por isso, um cronograma de estudos cai bem. Quer saber como fazer um cronograma passo a passo? Veja mais a seguir.
1. Tenha metas claras no seu cronograma de estudos
Primeiramente, você precisa saber o que quer. Ninguém chega a lugar algum sem ter um foco. Por isso, tire alguns minutos do seu dia para definir objetivos de futuro.
Você quer estudar para o vestibular? Entrar em uma faculdade de qualidade? Fazer um concurso? Ir melhor na escola? Seja o que for, antes de saber como montar um cronograma de estudos, saiba como se guiar.
Uma boa dica é criar o seu próprio calendário de metas e atividades. Assim, sua rotina ficará mais organizada!
2. Defina as matérias do cronograma de estudos
Essa parte depende menos de você e um pouco mais de suas necessidades. Mas é o primeiro passo para montar um calendário de estudos.
Coloque em uma folha de papel todas as disciplinas que você precisa estudar e defina o material que vai ser utilizado em cada uma. Assim como aquelas que você precisa se dedicar mais.
Isso vai depender muito do seu objetivo final. Por isso, tenha metas bastante definidas!
3. Organize o tempo para estudar
Após definir as matérias que vai estudar, organize o seu tempo. Determine o número de horas que terá para aprender durante o dia e a semana. Assim, você pode dividir o tempo de acordo com o número de matérias que deve estudar e o peso que cada uma tem em sua preparação.
Se você é muito bom em Língua Portuguesa, por exemplo, dê mais ênfase em outras disciplinas.
Anote tudo, não espere se lembrar de cabeça. Com o tempo, você vai memorizar o seu cronograma.
4. Escolha um horário para estudar
A seguir, escolha o melhor horário de estudo. Determine o início e fim, de acordo com as suas necessidades. Pode ser que, no começo, você precise dar pausas maiores, mas tenha isso em mente e cronometre o tempo.
Ao levar isso em conta, separe o horário que fica melhor para você estudar. Faça disso um compromisso consigo mesmo e com seu desempenho. Desse modo, você cria uma rotina.
Não se esqueça de montar tudo isso na tabela, que vai ser o seu cronograma de estudos.
5. Seja organizado com os materiais na hora de estudar
O seu material de estudo é o que você tem de mais valor. Portanto, organize tudo, guarde as suas anotações e tenha um local exclusivo para seus livros, canetas e cadernos. Assim, é possível que você encontre eles melhor.
No momento do estudo, você não vai perder tempo organizando materiais ou, pior, procurando um livro.
E mais: tenha um local para fazer tudo isso. Com disciplina fica mais fácil se organizar!
6. Evite distrações ao estudar
Quando estiver estudando, se mantenha longe das distrações da sua casa. Sabemos que hoje em dia isso é complicado, mas é importante para que você se concentre de fato. Por isso, evite televisão ligada, videogame por perto, entre outros.
Redes sociais? Nem pensar! Prefira estudar com o seu celular longe (se você tiver como utilizar materiais impressos ou o computador).
Essas distrações podem tirar muito do seu foco, que deve ser aplicado no estudo. Nas horas vagas e intervalos, aí sim manda ver!
7. Busque uma rotina equilibrada em seu cronograma de estudos
Se engana quem acha que um cronograma de estudos inclui apenas… estudos! Também é preciso falar sobre o tempo em que você não vai estudar. Ou seja, seu descanso. Não deixe de se preocupar com ele, combinado?
O nosso corpo não é uma máquina. Portanto, deixar o descanso e a alimentação de lado pode ser a receita para um rendimento ruim nos estudos. Por isso, procure equilibrar sua rotina, incluindo atividades de lazer e tempo de descanso.
Não se esqueça dos exercícios físicos! Estudar por muitas horas sem descanso ou sem fazer atividades de que goste pode ter o efeito reverso, e não faz com que ninguém aprenda mais.
8. Revise o seu cronograma de estudos
Por fim, não se esqueça de sempre rever o cronograma de estudos, que deve ser o seu melhor amigo. Por isso, como última dica, refaça o ciclo semanalmente.
Você pode adicionar mais matérias, colocar algumas em modo de revisão, diminuir ou aumentar o tempo, ou o que for melhor para o seu rendimento.
Apenas lembre-se que a revisão do cronograma serve para aumentar o seu rendimento, e não o seu conforto. Se você está com dificuldades com uma matéria, vale a pena aumentar a frequência dela em seu ciclo!
As dicas que passamos vão te ajudar a evitar os problemas na hora de estudar e de realizar suas provas. É possível usar, por exemplo, o cronograma de estudos para o Enem e outras provas!
Siga o seu cronograma de estudos para obter o melhor resultado sempre. Coloque em prática o que você aprendeu aqui e tenha destaque na hora de estudar!
Esperamos que você tenha gostado do nosso post. Para te ajudar ainda mais, preparamos um planejador de estudos que pode ser o seu ponto de partida para organizar o seu cronograma. Baixe: é grátis!