As carreiras em Análise de Sistemas estão cada vez mais atraindo os jovens em busca sucesso profissional. Você sabe por quê?
A tecnologia é a grande responsável por isso, pois ela ocupa um dos primeiros lugares entre os setores em alta em 2020.
Isso explica a quantidade de oportunidades, possibilidades de crescer e de conseguir bons salários.
Ficou ainda mais interessado agora? Veja a seguir o raio-x completo da área!
Quem se forma em Análise de Sistemas faz o que?
Como você deve imaginar, todo o trabalho feito pelos profissionais de Análise de Sistemas acontece na frente de computadores.
Eles precisam, antes de tudo, conhecer muito bem a estrutura física dos equipamentos usados. Afinal de contas, as máquinas são as ferramentas da área. Sem elas, nada acontece.
Mas a utilidade delas depende dos programas instalados.
E aqui está o foco dos analistas de sistemas: desenvolver softwares para aumentar a capacidade dos equipamentos é a principal função deles.
Já o objetivo final varia de organização para organização.
Entretanto, os programas costumam ser criados principalmente para automatizar tarefas, aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.
Também fazem parte das funções deles o gerenciamento de:
- bancos de dados;
- redes de computadores;
- sistemas de informação;
- projeto de TI.
Onde esses profissionais trabalham?
Por muito tempo, as pessoas tinham a ideia de que só as grandes empresas precisavam de gente da área. Mas hoje o cenário é bem diferente.
Isso porque todo tipo de negócio depende da tecnologia para funcionar.
Sendo assim, quem se forma na área encontra oportunidades de emprego em empresas privadas, órgãos do governo, indústria, startups.
Ou quem sabe pode até criar o próprio negócio.
Vale dizer aqui que, se você sonha em empreender ou trabalhar em grandes empresas de tecnologia, seu esforço precisa ser dobrado.
É preciso investir em um bom curso superior de Análise de Sistemas e nunca parar de estudar, já que a tecnologia muda o tempo todo.
Análise de Sistemas: 8 principais áreas de atuação
1. Desenvolvimento de software
Além de ser a mais conhecida, é uma das áreas que mais demandam profissionais.
O crescimento foi tanto que às vezes faltam pessoas qualificadas no mercado para dar conta da procura.
Os desenvolvedores precisam usar linguagens de programação, cálculos e várias ferramentas para criar diferentes programas. Além de atender às necessidades da empresa, é importante que as soluções sejam seguras e fáceis de usar.
Websites, sistemas, aplicativos para dispositivos móveis e jogos também são criados pelo pessoal da área.
2. Administração de banco de dados
Com certeza você já ouviu falar da quantidade de informações acumuladas pelos usuários, empresas e organizações de todos os tipos. E esse volume enorme de informações fica guardado nos chamados bancos de dados.
Os profissionais da área fazem a manutenção dessas estruturas, criam sistemas de gerenciamento, fazem teste de monitoramento e backups frequentes.
3. Administração de redes
Os computadores de uma empresa dependem de um bom fluxo de informação para poderem se comunicar. Garantir esse fluxo é responsabilidade do administrador de redes.
Além de buscar melhorias para conectividade dos sistemas, ele precisa monitorar a rede, gerenciar servidores e criar barreiras de proteção contra ataques e vírus.
Também faz parte das funções desse profissional solucionar problemas que dificultem o acesso dos usuários aos dados.
O mais importante é todos conseguirem chegar até as informações necessárias e se comunicar com os demais de forma rápida.
4. Segurança da informação
Há ainda quem se dedique exclusivamente às questões de segurança, uma preocupação cada vez maior no mundo dos negócios.
Por isso, é preciso ficar de olho nas tecnologias usadas para roubo de dados. E, a partir daí, reduzir os riscos de ataques e criar soluções de proteção.
Os profissionais da área trabalham não só com bancos de dados, como também com servidores, sistemas operacionais, hardwares etc.
5. Gestão de projetos
Com o aumento da importância da TI, os projetos da área começaram a ganhar grandes proporções. Assim, o papel do gestor de projetos se tornou fundamental.
Ele faz muito mais do que liderar o desenvolvimento de sistemas, as melhorias nos programas usados e as medidas de segurança.
Os gestores também precisam administrar o trabalho da equipe e ajudar a empresa a atingir suas metas.
6. Otimização de interfaces
Além daqueles responsáveis por desenvolver softwares, existem outros profissionais focados no aperfeiçoamento deles.
Apesar de ser um nicho bem específico, as oportunidades são boas. Porém, elas exigem bastante conhecimento e experiência no assunto.
Isso porque os profissionais dessa área precisam ser capazes de achar soluções para, por exemplo, problemas de instabilidade, falhas gráficas, erros na usabilidade e brechas na segurança.
7. Projetos de sistemas de informação
Outra carreira para quem já tem mais experiência profissional é de projetista de sistemas de informação.
Partindo do zero, o profissional precisa fazer muita pesquisa para desenvolver um sistema de informação, seguindo os protocolos necessários.
E o trabalho não acaba quando o sistema é implementado. Depois disso, o projetista precisa cuidar da manutenção, identificar falhas e fazer melhorias constantes.
8. Suporte
Tão importante quanto colaborar com a empresa é ajudar os usuários. Afinal, eles precisam conseguir tirar proveito das soluções e ferramentas de trabalho disponíveis.
Do contrário, de que vale todo o esforço, certo?
Por isso, alguns profissionais ficam voltados para essas questões. Ou seja, se dedicam a entender as novas necessidades dos usuários e as dificuldades que surgem pelo caminho.
A partir daí podem buscar melhorias, criar manuais para facilitar o uso dos programas, oferecer treinamentos, entre outros.
Análise de Sistemas: será que você encontrou a profissão certa?
Esperamos que o post tenha ajudado você a tirar suas dúvidas sobre Análise de Sistemas. Viu como a carreira pode ser promissora?
Não é à toa que ela se tornou uma das primeiras escolhas de quem procura sucesso profissional.
Ainda não ter certeza sobre qual carreira seguir? Então confira quais são as maiores tendências para a nova década e conheça todas as profissões em alta!