Já ouviu falar sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? É uma boa pedida para quem se interessa pelo universo tecnológico.
Sem contar que não faltam boas oportunidades de emprego para quem se forma na área.
Afinal, o setor de tecnologia está em alta e a demanda por profissionais qualificados só aumenta.
Quer descobrir se o curso tem realmente a sua cara? Então confira abaixo:
- o que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- tudo o que você precisa saber sobre essa graduação;
- e quais são as principais matérias do curso.
O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
Todos os segmentos da economia dependem hoje de computadores, programas e máquinas inteligentes para funcionar.
Ou seja, não é por acaso que a Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem tanto destaque no mundo inteiro.
Isso porque os profissionais dessa área são os grandes responsáveis por criar, implementar e administrar esses recursos tecnológicos.
Eles precisam dominar os conhecimentos técnicos e as diferentes linguagens para atender a demanda das empresas. Os sistemas podem ser criados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada negócio.
Mas saiba que desenvolvimento de software é apenas uma das áreas de atuação.
Também é possível trabalhar, por exemplo, com administração de banco de dados, gerenciamento de redes, produção de software, infraestrutura de TI, entre outros.
Tudo o que você precisa saber sobre essa graduação
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é oferecido pelas instituições de ensino na modalidade tecnólogo e tem duração média de 3 anos.
Chamados de cursos tecnológos ou cursos superiores em tecnologia, o objetivo deles é dar uma alternativa de formação mais curta, prática e focada no mercado de trabalho.
Assim como os outros tipos de graduação, eles também são de nível superior.
Graças aos conhecimentos adquiridos no curso, os futuros profissionais de TI podem desenvolver sites, aplicativos, sistemas automatizados etc.
Você pensa em ter o próprio negócio no futuro? Fique sabendo que a formação também dá um empurrão nesse sentido, já que explora a visão do empreendedorismo.
Quais são os requisitos?
Sistemas de computador lidam com números. Portanto, gostar de exatas é algo muito importante.
Dá até para usar esse fator como critério na hora de avaliar se você tem a ver com o curso.
Além disso, quem trabalha na área costuma ser bastante curioso, ter uma visão analítica e a habilidade de resolver problemas com rapidez.
5 principais matérias do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Uma formação de qualidade é aquela que parte da teoria para ensinar os alunos de um jeito prático. Ou seja, conta com aulas em laboratório para executar o que foi aprendido.
Além das disciplinas focadas em sistemas, a grade curricular possui outras voltadas aos negócios e gestão.
Confira, abaixo, algumas das matérias que você vai estudar no curso:
Linguagem de Programação
Assim como as culturas têm um idioma, os programas têm suas próprias linguagens. Elas podem ser formadas por uma mistura de símbolos, códigos, regras etc.
É a partir dessas linguagens que os programadores se entendem com as máquinas.
Portanto, elas precisam ser bem estudadas ao longo do curso. Tanto é que a disciplina costuma ser dividida entre os semestres.
Nas aulas, você aprende na prática como usar esses diferentes padrões para criar sistemas inteligentes e produtivos.
Bancos de Dados
Tanto as informações das empresas quanto as nossas – aquelas que guardamos na nuvem – ficam armazenadas em bancos de dados. Eles são muito mais do que um simples depósito de arquivos.
Dentro deles, as diversas informações precisam estar organizadas e protegidas. Essa é uma das funções dos profissionais da área, gerenciar os bancos de dados.
Só assim os dados podem ser acessados com facilidade quando for preciso. Além disso, é uma garantia de que as informações mais importantes estão seguras.
Como o volume de dados costuma ser gigantesco, não dá para fazer tudo na unha.
Por isso, essa disciplina ensina os futuros profissionais a usarem os sistemas de gerenciamento para cuidar das informações.
Análise e Desenvolvimento de Software
Com o mesmo nome do curso, essa disciplina é uma das mais importantes na formação dos futuros profissionais. Afinal, aprender a desenvolver os próprios programas é o principal objetivo.
Para isso, em primeiro lugar, você vai aprender a entender as necessidades do usuário. Os programas servem para isso, ou seja, facilitar a vida das pessoas.
Graças a eles, é possível automatizar tarefas e simplificar vários tipos de processos.
O sucesso no desenvolvimento de software vai depender do conhecimento do profissional, além das habilidades dele em usar as melhores ferramentas disponíveis.
Gestão de Projetos de TI
Depois que a tecnologia assumiu o protagonismo, os projetos de TI começaram a ter um papel cada vez mais estratégico nos negócios. É por esse motivo que essa disciplina existe.
Saber fazer uma boa gestão de projetos é tão importante quanto dominar as questões técnicas.
Eles não dependem apenas dos profissionais de Tecnologia da Informação. A colaboração de todos os setores é parte fundamental. Com isso, o papel do gestor toma outras proporções.
Dessa forma, o objetivo das aulas é ensinar a lidar com pessoas, prazos, orçamentos, recursos, entre outros elementos.
Segurança da Informação
Como o nome dá a entender, essa disciplina aborda as ações que existem para proteger dados tanto de indivíduos quanto de organizações.
Baseadas na confidencialidade, autenticidade, legalidade e integridade, essas ações têm como objetivo preservar o valor das informações. Esse valor pode estar em um dado financeiro, documento, foto, entre tantos outros arquivos.
O intuito da segurança da informação é evitar vazamentos de dados, ataques criminosos ou prejuízos para quem quer que seja.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o mercado de trabalho espera por você
Quem se forma em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem grandes chances de se dar bem. Afinal, não existe tempo ruim quando se trata do mercado tecnologia.
Agora que você sabe o que vai encarar no curso, dá para fazer a escolha de carreira com mais segurança, não acha?
Que conferir as tendências de carreira para a nova década? Veja quais são elas e confira dicas para se destacar no mercado!