Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Em um mundo onde os meios de produção e as relações sociais estão cada vez mais ligadas à tecnologia, profissionais na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são muito requisitados. Esses profissionais encontram amplo de mercado de trabalho, em todas as regiões do país.
Seja na indústria, nas empresas ou até mesmo de maneira autônoma, o analista de sistemas raramente fica parado. Ele pode atuar em empresas de tecnologia de pequeno, médio e grande porte, além de poder fazer concursos públicos.
O cargo de analista de sistemas também está entre os que mais geraram empregos nos últimos anos. De acordo com relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essa é a profissão que mais criou postos de trabalho entre 2009 e 2012, com 49.535 novos empregos durante o período.
Confira algumas áreas onde o Analista de Sistemas pode atuar:
1. Desenvolvimento de Software
A área de desenvolvimento de programas computacionais talvez seja a mais procurada por empresas e é a que apresenta a maior carência de profissionais especializados no mercado.
Para poder desenvolver um software, o analista de sistemas precisa entender sobre as necessidades dos futuros usuários e o resultado que se deseja obter com aquele programa. Ele utiliza códigos e linguagens de programação para criar uma sequência lógica de instruções capaz de apresentar os resultados desejados.
São muitas as linguagens de programação. O analista pode se especializar em desenvolver programas e sistemas operacionais para celulares, internet, caixas automáticos, tablets e muito mais.
2. Administração de Banco de Dados
Para que programas computacionais funcionem e apresentem as respostas esperadas é preciso que tenham um banco de dados. O analista de sistemas desenvolve estes bancos de dados, realiza sua instalação e configuração junto ao software criado.
O gerenciamento destas informações se dá através do acompanhamento e monitoramento de seu uso para identificar atualizações, manutenções e melhorias.
Parte da administração do banco de dados consiste em garantir a segurança das informações nele contidas.
3. Administração de redes
Como administrador de redes, o analista é responsável por toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Ele realiza instalações, parametrizações e configurações de sistemas informatizados. Também realiza atividades com o intuito de garantir a segurança das informações compartilhadas naquela determinada rede.
4. Produção de software
Na área de software o analista tem o papel de participar nas etapas de documentação, arquitetura, desenvolvimento, testes e evolução de sistemas de software. É imprescindível que tenha conhecimentos em engenharia de software e saiba como utilizar ferramentas case para apoiar o processo de produção.
5. Infraestrutura de TI
Na parte de infraestrutura o analista é responsável por implementar soluções computacionais utilizando-se de recursos de hardware como: parques computacionais, infraestruturas de rede, integrações entre hardware e software. Dessa forma poderá atender as necessidades tecnológicas das empresas.
6. Negócios
O analista de sistemas muitas vezes pode fazer o papel de analista de negócios, participando de reuniões e briefings com clientes, levantando requisitos e especificando casos de uso. É desejável que o analista de sistemas tenha visão de negócios, pois poderá entender melhor seus clientes e encontrar soluções empreendedoras.
Por tratar-se de um mercado dinâmico e onde as mudanças ocorrem a todo momento, tanto o aluno como o profissional devem estudar sempre e estar em constante processo de atualização da carreira. É importante começar o quanto antes a se qualificar na área de sistemas, pois o mercado nessa área é aquecido e os profissionais muito valorizados. É um diferencial adquirir conhecimento e se capacitar de forma prática para aplicar esse conhecimento no dia-a-dia das empresas de TI, propondo sempre novas soluções para atender esse mercado que está em constante evolução.
Existe uma carência de profissionais qualificados no mercado de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com isso, sobram vagas e os salários são atrativos mesmo para quem está em início de carreira.
Fonte: Guia da Carreira
Confira: Aplicativos utilizam a tecnologia como ferramenta de auxílio a sociedade