A Medicina Veterinária é a ciência que estuda, previne, controla e trata das doenças dos animais. O profissional também cuida da reprodução, saúde e alimentação deles.
O curso é bastante amplo e conta com muitas possibilidades. Para quem quer seguir a carreira, é importante conhecer o mercado de trabalho e as principais áreas para se atuar.
Clínica e Cirurgia
Apesar das vastas possibilidades, essa é uma das carreiras mais seguidas da Medicina Veterinária. O profissional dessa área trabalha com animais domésticos, realizando consultas e/ou cirurgias. Ele pode atuar em clínicas veterinárias, hospitais, ou até abrir seu próprio negócio. A demanda desses serviços está crescendo mais a cada dia, visto que os donos de animais têm se preocupado cada vez mais com a saúde dos seus bichinhos.
Produção Animal e Agronegócio
O Veterinário pode exercer várias funções nessa área como, por exemplo, lidar com a produção de alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite). O profissional acompanha a produção e a qualidade dos alimentos, garantindo a eficiência das condições de consumo para a população, assim como também pode realizar os cuidados médicos e a nutrição ao rebanho. O ramo está sempre em movimentação e garante grandes oportunidades.
Saúde Pública
Na saúde pública o profissional da Medicina Veterinária garante o controle e prevenção de zoonoses, que são doenças transmitidas por vetores que atingem os animais e podem contaminar humanos. Da mesma forma, o veterinário pode atuar no setor público ou em laboratórios, realizando a vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental desses fatores.
Pesquisa e Desenvolvimento
Nessa carreira o Veterinário pesquisa as diversas espécies de animais. Ele lida com a reprodução, clonagem, melhoramento genético, alimentação, entre outros. Ele irá atuar na pesquisa e no desenvolvimento de biotecnologias voltadas ao setor animal.
Para atuar na área é importante que o profissional já comece a se dedicar à pesquisa ainda na sua fase de graduação.
Ensino
Além de atuar diretamente na prática, o Médico Veterinário também pode se dedicar ao ensino. Ele pode ser professor universitário em instituições públicas ou privadas, incluindo atividades complementares como palestras e consultorias. Dessa forma, para se destacar nessa área é importante que o profissional se dedique bastante à educação. Fazer especializações, mestrados e doutorados podem aperfeiçoar sua formação!