Ao escolher o curso de Odontologia, a grande maioria dos estudantes tem em mente abrir o seu próprio consultório e atender casos clínicos. Entretanto, existem muitas outras áreas de atuação da Odontologia, algumas não tão conhecidas, mas que trazem bons reconhecimentos profissionais e financeiros.
Existem, atualmente, 23 diferentes áreas em que o profissional formado em Odontologia pode atuar. Cada uma delas tem seus prós e contras e o cirurgião-dentista deve optar por aquela que mais lhe agrada e atende às suas expectativas.
Ao longo deste artigo, vamos conhecer 7 áreas de atuação da Odontologia que você provavelmente não conhece. Também vamos responder algumas das principais dúvidas dos estudantes que querem ingressar nesta carreira. Boa leitura!
Áreas de atuação da Odontologia ainda desconhecidas por quem está começando
A Odontologia é uma área bastante ampla e… cheia de surpresas! Depois de formado, o profissional pode buscar diferentes especializações para exercer atividades que vão além da restauração e do tratamento de canal.
Vamos conhecer algumas áreas de atuação de Odontologia não tão comuns:
1. Acupuntura
A Acupuntura é uma área de especialização dos cirurgiões-dentistas. O profissional consegue ajudar os pacientes antes, durante e depois dos tratamentos por meio de técnicas para diminuir os medos, traumas e até mesmo dores no rosto e na boca.
2. Estomatologia
O profissional especialista em Estomatologia está apto a identificar lesões que o paciente tenha dentro ou fora da boca. Ele poderá tratá-las ou encaminhar o indivíduo para cirurgia com outro especialista.
3. Harmonização Orofacial (Odontologia Estética)
Harmonização Orofacial, também conhecida como Odontologia Estética, é a área de atuação da Odontologia no rosto. Muitos profissionais buscam esse segmento, uma vez que ela está em constante crescimento e apresenta boas remunerações.
O cirurgião-dentista especialista em Harmonização Orofacial pode realizar procedimentos como: bichectomia, inserção de fios de sustentação, preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de botox.
4. Homeopatia
É a área de atuação Odontologia responsável por prevenir, realizar diagnósticos e prognósticos e tratar diferentes enfermidades da boca, como: aftas, cáries, gengivite, entre outras.
5. Odontogeriatria
O odontogeriatra ajuda a manter e melhorar a saúde bucal dos pacientes da terceira idade, com foco naqueles que já possuem outras doenças comuns nesta idade, como osteoporose e diabetes.
6. Odontologia Hospitalar
De acordo com a legislação, são oito as áreas de atuação da Odontologia Hospitalar. O profissional que opta por seguir esta carreira é responsável por cuidar da saúde bucal dos pacientes que estão internados, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
7. Odontologia Legal
Cível, criminal e trabalhista são algumas das áreas de atuação da Odontologia Legal. Este profissional trabalha junto a médicos legistas ajudando na realização de perícias criminais. Afinal, as arcadas dentárias dizem muito sobre as pessoas.
Você pergunta e Unileão responde: principais dúvidas sobre áreas de atuação da Odontologia
É muito comum ter dúvidas sobre as áreas e o curso de Odontologia. Muitos estudantes se perguntam constantemente sobre:
- Qual a área da Odontologia que mais ganha?
- É difícil fazer faculdade de Odontologia?
- Que matérias têm mais peso em Odontologia?
- Quais as melhores áreas da Odontologia?
Selecionamos as principais dúvidas sobre o curso e as diferentes áreas de atuação da Odontologia que literalmente estão na boca dos estudantes e trouxemos as respostas para você!
Odontologia: áreas de especialização
Você sabe quais são as 23 especialidades da Odontologia? Não? Pois saiba que elas são as seguintes:
- Acupuntura
- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais
- Dentística
- Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
- Endodontia
- Estomatologia
- Harmonização orofacial
- Homeopatia
- Implantodontia
- Odontogeriatria
- Odontologia do Esporte
- Odontologia do Trabalho
- Odontologia Legal
- Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
- Odontopediatria
- Ortodontia
- Ortopedia Funcional dos Maxilares
- Patologia Oral e Maxilofacial
- Periodontia
- Prótese Bucomaxilofacial
- Prótese Dentária
- Radiologia Odontológica e Imaginologia
- Saúde Coletiva
Odontologia: áreas melhores para atuar
As principais áreas de atuação Odontologia são:
- Clínica e Cirurgia Geral
- Implantodontia
- Ortodontia
- Harmonização Orofacial (Odontologia Estética)
- Odontologia Legal
Onde um recém-formado em Odontologia pode trabalhar?
O cirurgião-dentista recém-formado pode abrir o seu próprio consultório, trabalhar em clínicas odontológicas, prestar concursos públicos e até mesmo lecionar para estudantes do curso.
Qual é o salário de um cirurgião-dentista?
De acordo com o site Salário, a remuneração mínima de um cirurgião-dentista é de R$4 mil e o teto é de R$9.337,07.
Qual é a diferença entre cirurgião-dentista e odontologista?
Os termos são sinônimos e ambos se referem ao profissional que cursou Odontologia e trabalha no atendimento da saúde bucal.
Qual a matéria mais difícil de Odontologia?
O curso de Odontologia costuma ser bastante difícil no geral. As disciplinas que precisam mais dedicação do aluno são as específicas, voltadas para algumas das áreas de atuação apresentadas.
Qual a área da Odontologia que mais dá dinheiro?
As áreas da Odontologia mais bem pagas atualmente são:
- Estratégia da Saúde da Família e Saúde Coletiva
- Dentística
- Harmonização Orofacial
- Odontologia Legal
- Prótese Bucomaxilofacial
- Endodontia
- Implantodontia
Qual a nota máxima do Enem para passar em Odontologia?
A média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conquistar uma vaga no curso de Odontologia é de 759,62. Em 2022, a maior nota de corte foi de um estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que somou 799,59 pontos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias são as matérias que mais contam para este curso.
Quantos anos tem que estudar para ser cirurgião-dentista?
O curso de Odontologia tem duração média de 5 anos (10 semestres).
Ainda em dúvida sobre a Odontologia? Conheça o curso da Unileão
Se você ainda está em dúvida se este é o curso certo para você, baixe o material exclusivo que a equipe da Unileão preparou com perfil do candidato e do profissional, mercado de trabalho, áreas de atuação da Odontologia, curiosidades e dica de filme.