Quer alcançar um futuro de sucesso no Cariri? Então você precisa saber onde estão as maiores oportunidades.
Assim, você já pode dar os primeiros passos na sua vida profissional sabendo qual rumo seguir e onde espera chegar!
E, claro, tirando o máximo de proveito ao longo dessa jornada.
Continue lendo para conferir os detalhes mais importantes sobre a região, como ela se formou, onde estão os empregos e sua força de trabalho.
Bora lá!
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
O que você precisa saber sobre o Cariri
Localizada no sul do Ceará e formada por 29 municípios, a região do Cariri costuma ser conhecida pela sua forte identidade cultural.
Isso porque o povo é muito ligado às suas raízes — não faltam manifestações nas artes de todos os tipos, na gastronomia e na religião.
Entre os grandes nomes do Cariri, estão o artesão Espedito Seleiro; Monsenhor Ágio, religioso e expoente da música; o venerado Padre Cícero, que incentivou o crescimento econômico de Juazeiro do Norte; entre tantos outros.
É na região também que acontece o maior festival e feira agropecuária da região Norte e Nordeste: o Expocrato.
Além de grandes shows de música, o evento conta com a participação de artesãos, criadores de animais, restaurantes e diversos produtores.
E o que é a Região Metropolitana do Cariri?
Nascida do aglomerado formado pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, a Região Metropolitana do Cariri faz divisa com os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí.
Mas saiba que ela foi oficialmente criada pelo governo do Ceará em 2009, unindo 9 municípios:
- Juazeiro do Norte;
- Crato;
- Barbalha;
- Jardim;
- Missão Velha;
- Caririaçu;
- Farias Brito;
- Nova Olinda;
- Santana do Cariri.
Embora as três principais cidades da região estivessem indo bem e se complementassem em termos socioeconômicos, as cidades vizinhas não estavam se desenvolvendo da mesma forma.
Por isso, um dos objetivos desse plano era ajudar a região a se desenvolver igualmente.
Ocupando o lugar de segunda maior região urbana do estado, a Região Metropolitana do Cariri passou a ser vista como um novo pólo de desenvolvimento.
A vantagem disso tudo foi começar a atrair mais investimentos, assim como já acontecia com Fortaleza. E, claro, a possibilidade de melhorar a qualidade de vida da população.
Como é a economia do Cariri?
Se você quiser descobrir onde estão as melhores oportunidades no mercado de trabalho da região, é preciso conhecer suas principais atividades econômicas.
De longe, o setor de serviços é o que tem maior participação na economia do Cariri, com 50%. Isso se dá principalmente a partir de atividades ligadas à cultura, ao artesanato e ao turismo.
Atrás dele, de acordo com o Núcleo de Economia da FIEC, estão os serviços públicos (29%), a indústria (12%) e a agropecuária (9%).
Juazeiro do Norte se destaca entre os municípios, afinal é a cidade com maior representatividade econômica do Cariri.
Vendo seu crescimento, os empresários têm começado a enxergar novas possibilidades de negócio na região.
Graças à criação de um plano diretor, a cidade passou a investir fortemente em novas tecnologias para se tornar uma Cidade Inteligente.
Isso inclui o uso de iluminação LED, instalação de Wi-Fi público, videomonitoramento etc.
Esse aumento de conectividade junto à ações de Educação Tecnológica só devem contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população e potencializar o desenvolvimento econômico.
Onde estão os empregos?
A maior parte dos empregos estão concentrados na Região Metropolitana do Cariri, sobretudo em Juazeiro do Norte (40%), Crato (17%) e Barbalha (9%).
Na indústria, a fabricação de calçados é a protagonista, mas os ramos de construção civil, têxtil, produção alimentícia e álcool etílico também geram muitos empregos.
Além desses, outros setores são responsáveis pela criação de postos de trabalho, como é o caso de:
- atividades de atendimento hospitalar;
- fabricação de medicamentos;
- agropecuária;
- turismo e economia criativa.
Jovens são a força do mercado de trabalho
Se você olhar para a pirâmide etária do Cariri, vai perceber que a população é bastante jovem. As pessoas com até 24 anos representam quase 54% do total.
Para que esses jovens consigam contribuir com o crescimento econômico da região, a qualificação profissional é fundamental.
Até porque a maior parte da população concluiu apenas ensino médio, ou seja, não continuou os estudos. Menos de um quarto das pessoas tem nível superior completo.
Quanto mais qualificados os profissionais tornarem, mais eles vão poder contribuir para o desenvolvimento do Cariri.
Faça uma faculdade!
Sabendo disso, fica fácil entender por que apostar em um bom curso de graduação ajuda você a se destacar no mercado de trabalho do Cariri.
Mas cuidado na hora de escolher a instituição de ensino. Afinal, é preciso ter certeza de que o ensino é de qualidade.
Aqui vai uma dica: antes de fazer sua escolha, não deixe de conferir a nota do MEC da faculdade onde você pretende estudar.
Graças ao desenvolvimento e potencial da Região Metropolitana do Cariri, instituições como a Unileão têm investido pesado no ensino.
Afinal, o que todo mundo quer é ver a região prosperar cada vez mais, não é mesmo?
Quer estudar numa instituição que é referência no Cariri? Então venha conhecer mais sobre a Unileão!