Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
As pessoas sempre associam carreira à profissão, é comum que isso aconteça porque os termos são parecidos. No entanto, eles têm significados diferentes, embora existam algumas similaridades.
É de grande importância que os vestibulandos, bem como os estudantes de graduação estejam cientes do que é carreira e profissão. Elaboramos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto de uma vez por todas. Boa leitura!
O que é carreira?
Cada indivíduo pode ter uma carreira no decorrer da vida. Durante todo esse período, que geralmente acontece da vida acadêmica até a aposentadoria, as pessoas podem trabalhar em diferentes empregos.
Uma carreira é feita com vários cargos em diferentes lugares. A crise econômica é um exemplo dos vários fatores que influenciam mudanças em uma trajetória profissional e pode abranger todas as experiências dos trabalhadores.
As diferenças entre os tipos de carreira
Quando as pessoas pensam em carreira, logo lembram do seu âmbito profissional, considerando as experiências de um indivíduo no mercado de trabalho.
No entanto, há outros tipos de carreira, como a acadêmica. Essa é sobre as vivências de um estudante na graduação, incluindo suas participações em congressos, projetos de extensão e de iniciação científica.
Podemos interpretar esses tipos de carreira de uma forma contínua, mas às vezes elas acontecem simultaneamente. O estudante recém-formado utiliza as experiências adquiridas na instituição superior para trabalhar em uma empresa.
O que é profissão?
Agora vamos dar uma olhada no que significa profissão. Esse termo está relacionado a cargos ou funções específicas exercidas por profissionais especializados em um determinado segmento de mercado. Ou seja, que estudaram para isso.
Por exemplo, nos mais variados cursos ofertados em uma instituição de ensino superior, os recém-formados não ficam limitados a trabalhar em somente um cargo, mas em qualquer posição onde possam aplicar o conhecimento adquirido.
Eles podem trabalhar no mesmo âmbito, mas em posições distintas e até em ambientes de trabalho totalmente diferentes.
As profissões mais procuradas pelos estudantes de graduação
O mercado de trabalho é dividido em vários setores e há algumas profissões que se destacam entre as demais. Os vestibulandos gostam de ficar bem-informados sobre essas pautas na hora de escolher a futura profissão.
Mesmo que eles estejam certos sobre a profissão, é interessante conferir como está o mercado de trabalho na hora de tomar a decisão. Alguns cargos têm mais oportunidades e os recém-formados podem ingressar rapidamente.
Entre as profissões mais procuradas temos advogados, engenheiros, administradores de empresas, profissionais da saúde e os profissionais da tecnologia da informação. Além dessas, também se destacam arquitetos e professores com formação em licenciatura.
Quais as diferenças entre carreira e profissão?
O período dos estudantes nas universidades costuma passar em um piscar de olhos. Os semestres podem demorar a terminar, mas os anos voam e logo eles precisam tomar decisões importantes. Entre elas, os preparativos da formatura e o futuro.
Qual profissão os estudantes desejam seguir? Qual ocupação eles almejam ter? São perguntas que demandam respostas diferentes para o mesmo profissional.
Sem mais delongas, vamos conhecer as distinções entre carreira e profissão. Organizamos informações valiosas nos próximos tópicos!
Diferenças entre carreira e profissão
O sentido da carreira é o conjunto de todas as experiências profissionais já realizadas. A profissão, porém, é entendida como um trabalho a ser praticado em determinada área de conhecimento, em diferentes cargos e organizações.
Uma carreira pode sofrer mudanças na área em que se trabalha ou deseja trabalhar. Por exemplo: uma pessoa se forma em Direito, embora sempre tenha gostado de Estética. Em determinado momento, decide investir na segunda área e trilhar um novo caminho.
A profissão, por sua vez, também pode sofrer alterações, mas se mantém focada em uma área. Por exemplo, uma vez formada em Medicina, a pessoa se torna clínica geral, mas pode se especializar em neurocirurgia. De todo modo, permanece sendo médica.
As características do termo profissão no mercado de trabalho
Os trabalhadores podem ter experiências positivas e negativas no mercado. Podemos afirmar que um profissional gostou muito de trabalhar durante anos na mesma profissão.
As profissões estruturam uma trajetória profissional. Elas podem ser vistas como algo individual e o conjunto delas no mercado de trabalho formam a vida profissional dos indivíduos.
O termo profissão também está relacionado a um cargo exercido. Essa função integral pode ser de professor, médico, odontólogo, entre tantos outros trabalhos de prestígio.
As mudanças que ocorrem durante a vida profissional dos trabalhadores
A profissão não costuma mudar muito, ela está estritamente relacionada à escolha do curso da graduação. Um aluno de veterinária pode trabalhar em clínicas como médico veterinário ou pesquisador no campo, ou seja, atuando de maneiras diferentes.
Sendo assim, nota-se que são profissões diferentes, mas da mesma área. A carreira profissional desse aluno vai ser caracterizada por todas as funções realizadas ao longo dos anos.
Esses são exemplos de mudanças que costumam acontecer na vida profissional das pessoas. A vida dos trabalhadores pode mudar da noite para o dia, mas a dedicação deve ser mantida em todas as circunstâncias para ter uma trajetória de sucesso.
A criação da própria trajetória profissional feita pelos recém-formados
Diferente da profissão, a carreira é estruturada com experiências profissionais no mercado de trabalho.
Os cargos exercidos pelos trabalhadores em empresas de diversos portes e áreas são listados, bem parecido com a organização do currículo.
Os estudantes recém-formados começam a montar a sua trajetória profissional assim que ingressam no mercado. Eles buscam por vagas de emprego disponíveis, participam de processos seletivos e são contratados.
A partir desse momento, eles desenvolvem sua própria jornada. Pode ser que tenham experiências em empresas grandes ou pequenas e que a trajetória tenha altos e baixos.
A graduação abre portas para várias profissões
A profissão dos futuros profissionais é decidida de acordo com o curso que eles fizeram na instituição de ensino superior.
Os alunos concluem a graduação, mas podem desejar ter uma formação ainda mais específica para alcançar a tão desejada profissão dos sonhos. Sendo assim, podem cursar uma especialização ou pós-graduação, visando uma profissão específica.
A carreira profissional considera todas qualificações dos estudantes
Os anos de dedicação dos alunos na graduação também faz parte da carreira deles, de uma maneira mais ampla. No caso das especializações, elas são imprescindíveis em algumas profissões. Por esta razão, esses conhecimentos completam a carreira.
Todos os conhecimentos e as habilidades que os futuros profissionais adquirem na instituição superior fazem toda a diferença. A jornada profissional é altamente influenciada por esses fatores.
Vale ressaltar que a trajetória profissional pode alavancar a cada experiência nova. Os trabalhadores se tornam ainda mais capazes para exercer seus deveres, da melhor maneira possível.
O que o futuro profissional deve escolher primeiro?
Não há uma resposta exata para essa pergunta. O primeiro fator a ser decidido depende do contexto de cada estudante e dos seus objetivos profissionais. Logo, não podemos mensurar ou determinar a ordem dessa decisão.
No entanto, temos algumas dicas que podem ajudar nessa escolha tão importante. Os graduandos devem ter em mente qual área eles mais gostam.
Também pode ser interessante ver quais profissionais desse mesmo setor eles admiram. As respostas para carreira e profissão costumam ser parecidas. Por isso, não há tanta diferença em qual é escolhida primeiro.
Como escolher uma carreira e profissão do jeito certo?
Já sabemos das distinções entre carreira e profissão, mas agora a maior dúvida é como escolher um caminho a seguir. Jamais podemos descartar a relevância em fazer um curso de ensino superior, isso é indispensável aos futuros profissionais.
É perceptível que somente com uma boa qualificação os estudantes ganham destaque no mercado de trabalho. Sem uma graduação, a trajetória profissional deles pode demorar a decolar. Por isso, matricule-se em uma universidade renomada!
Durante o curso, os alunos conhecem ainda mais a área escolhida e podem escolher qual campo seguir. Sem essa experiência acadêmica, a vida profissional pode ser ofuscada ou até mesmo com poucas oportunidades.
Quais as similaridades entre carreira e profissão no mercado?
Embora existam tantas diferenças entre carreira e profissão, há algumas similaridades. Além de sabermos que elas se completam em alguns momentos, é válido mencionar que elas servem como meio de especialização dos trabalhadores.
A especialização pode elevar o nível da carreira das pessoas, possibilitando que elas alcancem ocupações ainda mais importantes.
Quando um profissional atua em uma área há alguns anos e decide fazer uma especialização, esse investimento ajuda na conquista de novos trabalhos. Geralmente essas vagas de emprego pedem um curso complementar concluído.
O aumento na busca por especialização após a graduação
Sabia que os estudantes formados estão à procura de novos conhecimentos após a graduação? Além de acreditar no ensino superior para crescer profissionalmente, eles optam por fazer uma especialização, visando uma carreira de excelência.
O Instituto Semesp realizou uma pesquisa intitulada Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil. Os dados revelam que há um aumento de 74% na quantidade de alunos em uma pós-graduação.
Se a graduação já abre tantas portas aos alunos recém-formados, imagine com uma especialização na sua área. As oportunidades são ainda maiores. Por isso, preste atenção nas suas áreas de interesse durante a graduação.
O crescimento profissional e a descoberta de novas habilidades
A criatividade é um outro aspecto que é despertado pelas profissões e pela jornada profissional. Mesmo que isso ocorra de formas distintas na profissão e na carreira, ser criativo confere ainda mais qualificação a um indivíduo.
As profissões servem para aumentar a experiência dos indivíduos em um determinado cargo nas empresas. O aumento dessas vivências acrescentam valor à função dos profissionais em futuros empregos.
Já a carreira, é influenciada como um todo. Eles vão ter experiências em diversos ambientes corporativos e com profissionais de vários departamentos. Mesmo que a função seja temporária, ela influencia na carreira.
Qual a importância da graduação para se destacar no mercado de trabalho?
O sonho de muitos estudantes de ensino superior é ingressar no mercado de trabalho e conseguir um bom emprego. Eles estão no caminho certo justamente por estarem investindo em sua própria jornada acadêmica, algo que transforma a vida deles.
Esse período na instituição de ensino superior é imprescindível para que eles cresçam profissionalmente e adquiram uma boa qualificação. Com bastante dedicação e esforço, eles não vão ter dificuldades em conquistar vagas de emprego.
Os indivíduos que fazem um curso de graduação têm muito mais chances de, após a graduação, ter uma carreira de sucesso. Não somente isso, mas também um futuro promissor e cargos relevantes. Por esta razão, a faculdade é indispensável.
Agora você já sabe o que significa carreira e profissão. Como percebemos ao longo do texto, esses termos são parecidos, mas não são iguais. Uma profissão se refere ao exercício de cargos relacionados a uma área específica, já a carreira retrata os anos de serviço de um indivíduo.
O que achou do texto? Se você acompanha o blog, sabe da variedade de conteúdos que temos a oferecer. Aproveite para baixar o infográfico com um passo a passo para crescer profissionalmente!