A entrada no ensino superior é um mergulho em um novo universo. Se você pretende começar essa aventura em breve, uma coisa que precisa ficar clara é a diferença entre centro universitário, faculdade e universidade.
Pois é, as instituições de ensino superior podem ser classificadas dessas três formas.
E cada uma delas tem suas especificidades e regras de funcionamento.
Antes de se inscrever numa graduação, é bom você ficar por dentro do que elas têm para oferecer.
Bora conferir!
Por que existem diferentes nomes para instituições de ensino superior?
Essa classificação de centro universitário, faculdade e universidade é feita pelo MEC (Ministério da Educação), órgão do governo federal que cuida dos assuntos relacionados à educação.
Ou seja, não se trata de uma questão de escolha de cada instituição.
No dia a dia, muita gente acaba usando esses termos como se eles fossem sinônimos, mas não são. É por isso que geram tanta confusão.
Mas saiba que eles existem por um motivo: diferenciar os atributos e as obrigações de cada espaço de ensino superior.
Na hora de decidir onde estudar, é importante que você conheça essas diferenças para escolher o tipo que melhor atende às suas necessidades.
Vale lembrar que estamos falando de um investimento no seu futuro.
Portanto, antes de qualquer coisa, confira se tanto a instituição quanto o curso são devidamente regulamentados pelo MEC para não cair em nenhuma cilada.
Faculdade, centro universitário e universidade: entenda a diferença entre eles
Veja, a seguir, as principais características e exigências do MEC em relação aos tipos de instituição de ensino superior:
Faculdade
A faculdade, quando comparada ao centro universitário e à universidade, oferece uma quantidade menor de formações.
Geralmente os cursos fazem parte de determinado campo de conhecimento.
Dessa forma, as faculdades acabam sendo focadas em um ou poucas áreas, além de terem menos autonomia para criar novos cursos.
Isso porque elas precisam obrigatoriamente da autorização do MEC, sejam elas públicas ou privadas.
Em relação ao corpo docente, pelo menos um terço dos professores precisam ter um diploma de pós-graduação lato sensu.
Outra característica que a diferencia das outras é que as faculdades não têm a obrigação de realizar pesquisas acadêmicas.
Centro universitário
Já o centro universitário é como se fosse uma categoria intermediária, pois é maior que uma faculdade e menor que uma universidade.
Em relação às faculdades, tem uma oferta mais ampla de cursos em diferentes campos do conhecimento e maior independência para criar cursos e programas novos.
Apesar de não ter a obrigação, o centro universitário costuma desenvolver atividades de pesquisa e extensão. Assim, é visto como uma ótima opção para quem deseja se colocar bem no mercado e se desenvolver academicamente.
Quanto aos professores, o MEC exige que pelo menos um terço tenha mestrado ou doutorado em suas áreas.
Há ainda outra regra que determina que pelo menos um quinto dos professores sejam contratados em regime integral.
Universidade
A universidade se diferencia das outras categorias por ser baseada em três pilares: ensino, pesquisa e extensão.
Isso quer dizer que uma universidade tem outros propósitos além de ensinar seus próprios estudantes. Ela também precisa fomentar a produção de conhecimento científico e prestar serviços diretos à sociedade.
Mais do que apenas realizar pesquisas relevantes, a universidade deve oferecer ao menos quatro programas de pós-graduação stricto sensu. Outra exigência é que pelo menos um deles seja de doutorado.
Ainda, um terço do corpo docente deve ser formado por mestres e doutores e um terço deles precisa ser contratado em período integral.
Um ponto que vale ressaltar é que as universidades incluem vários campos de conhecimento e possuem total liberdade para criar novos cursos.
Portanto, não dependem da autorização do MEC para isso.
5 vantagens de estudar em um centro universitário
Quer fazer a sua inscrição no vestibular e não sabe qual tipo de instituição escolher?
Confira as vantagens de fazer sua graduação em um centro universitário:
1. Mais opções de curso
Tomar a decisão sobre qual curso fazer costuma ser muito difícil. Afinal de contas, a gente está falando do primeiro passo de uma longa jornada profissional.
Nesse momento, o mais importante é escolher uma área que tenha a ver com você, com seus interesses e com o que gosta de fazer.
Portanto, é legal ter várias opções à disposição, concorda?
Esse é um dos benefícios de estudar em um centro universitário, que oferece formações em diversas áreas do conhecimento.
Assim, você pode fazer uma escolha consciente e não apenas baseada nas poucas opções disponíveis numa faculdade menor, por exemplo.
2. Estrutura completa
Outro ponto positivo é que os centros universitários possuem uma estrutura completa que garante alta qualidade para o ensino.
Além de ter salas de aula modernas, essas instituições contam com laboratórios equipados e diversos espaços onde os estudantes podem colocar em prática o que aprenderam.
E saiba que não é um mero detalhe.
A infraestrutura de uma instituição de ensino superior tem o poder de impactar significativamente a experiência dos alunos durante a graduação.
Os melhores centros universitários também costumam ter amplas bibliotecas e até espaço para a prática de esportes.
3. Professores altamente qualificados
Seja qual for o curso escolhido, ao estudar em um centro universitário você tem a garantia de ser ensinado por pessoas com uma formação de alto nível.
Isso porque pelo menos um terço do corpo docente é formado por mestres e doutores, como a gente já comentou aqui.
Mas não podemos deixar de comentar também que os centros universitários buscam sempre manter professores que valorizem a educação continuada.
Ou seja, aqueles profissionais que nunca param de estudar e de ir em busca de mais conhecimento.
Assim, os estudantes podem se sentir seguros quanto ao valor das experiências transmitidas por meio das aulas.
4. Currículo em dia com as necessidades do mercado
Os centros universitários também têm a preocupação de atualizar constantemente a grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação.
Por estarem sempre em dia com as tendências do mercado, buscam adaptar as disciplinas oferecidas. Só assim os alunos poderão sair preparados para enfrentar os desafios do mercado.
É preciso levar em conta também a maior autonomia que os centros universitários têm se comparados às faculdades.
Isso permite que as instituições façam modificações nos cursos oferecidos sem se deparar com grandes barreiras impostas pelo MEC.
5. Foco no mercado sem deixar a pesquisa de lado
Dificilmente a gente sabe qual caminho seguir na profissão antes de entrar, de fato, nesse universo.
Alguns acabam seguindo uma carreira no mercado de trabalho tradicional, outros se encantam pela pesquisa e pelo ensino. E há ainda quem tenha interesse pelos dois.
Quando você escolhe estudar em um centro universitário, pode contar com a vantagem de desfrutar de ambos.
Um dos principais focos desse tipo de instituição é preparar os alunos para o mercado de trabalho. Isso sem falar que não medem esforços para oferecer metodologias modernas de ensino.
Por outro lado, os centros universitários não deixam a produção de conhecimento acadêmico de lado.
Ou seja, mesmo os alunos de graduação podem ter a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa por meio de programas de iniciação científica.
Unileão: um dos melhores centros universitários do Ceará
Presente há mais de 20 anos na região do Cariri, a Unileão é um ótimo exemplo de centro universitário de qualidade.
Em 2016, deixou de ser faculdade para ganhar o título de centro universitário, sendo o primeiro do interior cearense a ganhar autonomia universitária.
A instituição se destaca não apenas entre as melhores do Ceará, mas também está entre as melhores do país, com nota máxima do MEC.
Além disso, todos os 15 cursos de graduação da Unileão estão acima da média nacional e formam profissionais do interior de vários estados do Nordeste:
- Administração
- Biomedicina
- Ciências Contábeis
- Direito
- Educação Física (Bacharelado)
- Educação Física (Licenciatura)
- Enfermagem
- Fisioterapia
- Medicina Veterinária
- Odontologia
- Psicologia
- Serviço Social
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Gestão Comercial
- Gestão de Recursos Humanos
Por meio do ensino, contribui para o desenvolvimento não apenas da região mas também do país.
Quem pretende continuar os estudos e ir além da graduação pode contar com o centro universitário, que oferece mais de 30 cursos de pós-graduação lato sensu e três mestrados.
Investimentos constantes em infraestrutura para promover o conhecimento
A Unileão é o tipo de instituição que busca se melhorar o tempo todo. Para isso, investe em estruturas que contribuem ainda mais com o ensino em diferentes áreas.
Dê uma olhada em alguns exemplos:
Clínica-escola
Inaugurada em 2012, a clínica-escola permite que os estudantes de diversos cursos na área da saúde possam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.
Por meio de atendimentos gratuitos à comunidade, com a supervisão de professores, eles podem ter experiências reais que vão prepará-los para a realidade do mercado.
A cada ano, a clínica-escola faz mais de 50 mil atendimentos a pessoas que nem sempre têm acesso aos serviços de saúde.
Núcleo de Prática Jurídica
Desde 2016, a Unileão conta com um Núcleo de Prática Jurídica que presta atendimento tanto jurídico quanto psicossocial gratuito à população de Juazeiro do Norte.
Além de promover a extensão, é um equipamento do centro universitário que proporciona formação prática de estágio para os estudantes da área de Direito, Psicologia e Serviço Social.
Por ter um convênio com a Defensoria Pública do Ceará, passou a ser um polo de atendimento credenciado onde os estudantes podem elaborar petições e encaminhar aos defensores.
Estação de negócios
Há ainda a estação de negócios, equipamento de atuação prática para os estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos.
Por meio dela, eles conseguem ter uma preparação extra e atualizada de acordo com as demandas e competências do mercado.
Complexo esportivo da Unileão
Outra importante estrutura do centro universitário é o complexo esportivo, inaugurado em 2019.
Funciona como um espaço moderno voltado para diversas práticas esportivas. Ao mesmo tempo, foi criado para promover a saúde e o bem-estar da população.
Fazem parte do complexo uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e a academia-escola.
Além disso, a prática de estágio dos cursos de Educação Física acontece por lá.
Hospital veterinário e fazenda-escola
A última novidade foi a inauguração, em 2020, do hospital veterinário e da fazenda-escola do curso de Medicina Veterinária.
Pioneiros na região do Cariri, esses espaços foram construídos para reforçar a aprendizagem dos alunos de graduação e ofertar serviços de qualidade com valores subsidiados pela instituição.
Tirou as dúvidas sobre o que é um centro universitário?
A ideia deste artigo foi apresentar as diferenças entre os tipos de instituição de ensino e um pouco mais sobre a Unileão.
Afinal, é conhecendo como um centro universitário funciona que a gente consegue acabar de vez com as dúvidas.
Ainda assim não sabe se realmente vale a pena fazer uma faculdade? Veja quais são os 6 itens para considerar no processo de escolha!