A Odontologia é umas das carreiras mais admiradas e consolidadas na área da saúde. Não por acaso, o Brasil é referência em saúde bucal e o cirurgião-dentista é, de um modo geral, reconhecido e admirado.
Se você tem interesse nessa formação, continue lendo este texto. Vamos falar sobre várias áreas de atuação para um profissional de odontologia. Mas, primeiro, vamos tirar uma dúvida.
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Qual a diferença entre dentista e cirurgião-dentista?
Ambos os profissionais são graduados em Odontologia. Entretanto, existem algumas peculiaridades entre eles.
Fazendo um paralelo com a Medicina, podemos dizer que o dentista é como o clínico geral. Ele tem uma atuação mais genérica e imediata, realizando procedimentos, como:
- limpeza dos dentes;
- cuidados com as gengivas;
- tratamentos de cáries;
- remoção de tártaro;
- aplicação de flúor.
Já o cirurgião-dentista é um profissional que se aprofundou em uma especialidade odontológica. Muitas das suas atribuições estão relacionadas a pequenas intervenções cirúrgicas. Como procedimento que cabe a ele, podemos citar como exemplos:
- implantes de próteses;
- tratamentos de cânceres na boca;
- procedimentos emergenciais na boca;
- cirurgias estéticas;
- extração de dentes.
Onde o cirurgião-dentista pode atuar?
Você vai se surpreender com o grande número de possibilidades que poderá seguir ao decidir ser um cirurgião-dentista.
Para ajudar, hoje vamos falar um pouco sobre 10 dessas áreas de atuação.
1. Odontopediatria
Esse mercado vai exigir um tratamento minucioso e a utilização de várias estratégias lúdicas durante os procedimentos.
A área de Odontopediatria envolve peculiaridades, como o tratamento bucal de bebês e de crianças que ainda convivem com os dentes de leite.
2. Implantodontia
Essa área envolve a atuação com implantes. É umas das que mais evolui com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Além de buscar oferecer o melhor aspecto estético ao paciente, o cirurgião-dentista especializado nesse segmento também precisa desenvolver vários procedimentos paralelos, como enxertos ósseos.
3. Cirurgia bucomaxilofacial
Ao invés de clínicas e consultórios especializados em Odontologia, o especialista nessa área trabalha em hospitais e ambulatórios.
Nesse caso, o cirurgião-dentista pode atuar em cirurgias que envolvem:
- traumas faciais;
- reconstrução da face;
- tumores e cânceres;
- lesões e fraturas;
- malformações congênitas.
O cirurgião bucomaxilofacial pode, até mesmo, realizar intervenções cirúrgicas no pescoço, quando estão relacionadas ao aparelho bucal.
4. Ortodontia
A Ortodontia é considerada uma das áreas mais conhecidas e com mais demanda pelos brasileiros por envolver o tratamento com aparelhos ortodônticos fixos e móveis.
Seu papel é atuar em problemas envolvendo o posicionamento dos dentes e dos ossos, tanto de forma preventiva quanto corretiva.
Este é mais um segmento de atualização constante devido à evolução tecnológica.
5. Odontogeriatria
O profissional que escolher essa área será responsável pelo tratamento dentário de idosos, trabalhando para que o indivíduo tenha um envelhecimento seguro e saudável.
Seu trabalho consiste em lidar com uma saúde bucal impactada por adventos da idade, como:
- osteoporose;
- diabetes;
- perda de tonicidade na língua;
- perda de dentes;
- problemas vasculares.
É esse cirurgião que poderá prover tratamentos tanto paliativos quanto curativos aos idosos.
6. Endodontia
O endodontista é o cirurgião-dentista especializado em tratar os nervos e as raízes dos dentes. É ele quem lida com traumas e fraturas dentárias e que realiza cirurgias de canal.
É uma área muito delicada. Além de lidar com pacientes que sofrem muitas dores, envolve o tratamento de tecidos que podem facilmente ser infectados por bactérias, levando risco à vida dos pacientes.
7. Radiologia odontológica e imaginologia
O profissional que escolhe essa área será um especialista em realizar e analisar exames de imagem e radiológicos focados na anatomia da face.
Essa é uma especialidade de grande valor para a odontologia. Isso porque diversas outras especialidades dependem de exames de imagem para o fechamento de diagnósticos e realização de tratamentos.
8. Periodontia
Essa é a especialidade que lida com a saúde das gengivas. O profissional que se especializa em periodontia vai diagnosticar e tratar problemas como gengivite, periodontite e placas bacterianas.
Seu trabalho também envolve cuidados com os ossos, ligamentos e do cemento, um tecido que recobre a superfície da raiz do dente.
9. Odontologia estética
Assim como todo o mercado de estética, essa área da Odontologia ganha muito destaque e recebe cada vez mais clientes.
Dentre os procedimentos realizados pelo especialista em Odontologia Estética, podemos destacar:
- clareamentos dentais;
- plástica nas gengivas, também chamada de gengivoplastia;
- plástica nas bochechas, conhecida como bichectomia;
- aplicação de toxina botulínica (botox) nos lábios;
- restaurações dentárias.
Um dos motivos que explica o grande destaque para esse segmento é a possibilidade de resgatar a autoestima dos pacientes.
10. Cirurgia e traumatologia
Mais uma das áreas na qual o cirurgião-dentista terá atuação em ambiente hospitalar. Na área ambulatorial, o profissional tratará problemas como pequenas lesões, extração de sisos e intervenções cirúrgicas simples.
Entretanto, estará envolvido com diversas questões mais complexas, como:
- crescimento craniofacial irregular;
- apneia do sono;
- traumatismos faciais;
- tumores benignos;
- disfunções ligadas aos ossos da face.
Aqui pode estar uma boa indicação de carreira para quem sonha em lidar com as mais variadas cirurgias.
Ficou mais fácil escolher?
Você deve ter percebido que algumas áreas estão relacionadas ao público-alvo, como Odontopediatria e Odontogeriatria. Outras, aos traumas e situações de impacto, como Cirurgia bucomaxilofacial e Cirurgia e traumatologia.
Também há aquelas mais relacionadas à Estética, como Ortodontia e Odontologia Estética.
Enxergar esses agrupamentos e traçar paralelos com o seu perfil pode facilitar a identificar o caminho pelo qual deseja seguir.
Por onde começar?
Como você viu, a Odontologia oferece muitas possibilidades de especialização e de carreira. Se você realmente se interessa pela anatomia humana e sonha em fazer a diferença na área da saúde, invista na sua graduação.
Saiba que você entrará em um universo de aprendizagem constante, do primeiro dia de faculdade até o último dia de carreira. Ao longo dessa jornada você será recompensado, tanto na parte financeira quanto na satisfação de ajudar diversas pessoas.
Ficou animado com as diversas áreas de atuação possíveis para um cirurgião-dentista? Com certeza ter essa noção de possibilidades ajuda muito a decidir qual caminho traçar.
Se ao ler esse artigo você já conseguiu vislumbrar seu futuro em uma dessas áreas, venha conhecer um pouco mais sobre a Odontologia.