Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Por ser uma prova tão importante, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causa muitas dúvidas. Uma das principais vem na forma da pergunta: “com quantos anos posso fazer o Enem?”.
Inclusive, bastante gente acha que existe uma “idade certa” para fazer a prova — o que não é verdade. Embora ele seja recomendado para quem conclui o Ensino Médio, há várias possibilidades para os candidatos.
Quer responder à questão “com quantos anos posso fazer o Enem?” e tirar outras dúvidas? Confira as respostas que separamos!
Existe idade mínima para fazer Enem?
O Enem é uma prova que pode ser feita por quem desejar e se inscrever corretamente. Por isso, não há uma idade mínima para realizar a prova. No entanto, é preciso ter documentos de identificação, como o CPF, para participar.
Além disso, quem tiver menos de 18 anos e não tiver concluído o Ensino Médio participa como treineiro — e não “pra valer”.
E idade máxima?
Da mesma forma que não existe idade mínima, também não há um limite de idade para prestar a prova. Pessoas que já se formaram na escola há muitos anos, quem não concluiu os estudos e até idosos podem realizar o exame.
Com quantos anos posso fazer Enem?
Já que não há regras de idade, você pode realizar a prova com qualquer idade, desde que consiga preencher a inscrição. Usar esse exame como teste, inclusive, permite se adaptar ao estilo da prova e testar seus conhecimentos.
O que posso fazer com a nota do Enem?
Se você não fizer a prova como treineiro, é possível utilizar a nota para concorrer às vagas em universidades públicas de todo o país. O processo acontece pelo Sisu, onde todos os concorrentes são classificados de acordo com a nota.
Antes, era permitido usar a nota para obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio (para os maiores de 18 anos). No entanto, hoje o processo só é feito pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Como funciona para universidades particulares?
A nota também serve para entrar em instituições particulares. Seu desempenho pode ser usado como forma de ingresso em uma faculdade privada com essa modalidade.
Ela ainda serve para quem deseja obter um financiamento estudantil pelo Fies ou uma bolsa de estudos pelo Prouni. Com mínimo de 450 pontos nas provas e sem zerar a redação, é possível conquistar esse apoio — desde que você cumpra as outras condições de renda.
Posso fazer o Enem em uma cidade e estudar em outra?
Após ter a resposta para “Com quantos anos posso fazer o Enem?”, é comum uma dúvida sobre o local de prova. Essa escolha é feita de acordo com o seu endereço e não interfere onde você vai estudar.
Por isso, não há problema em realizar a prova do Enem em uma cidade e decidir usar a nota em uma instituição de outro município ou outro estado.
É permitido fazer a prova em mais de um ano?
Além disso, é possível fazer mais de uma prova. Se quiser testar seus conhecimentos ou tentar uma nota melhor, é só se inscrever no ano seguinte. Não há limites de vezes para realizar a prova, mas é necessário pagar a taxa de inscrição em todas elas.
Ao descobrir as respostas para perguntas como “com quantos anos posso fazer o Enem?” e dúvidas semelhantes, você poderá aproveitar tudo o que o exame tem a oferecer!
Quer saber mais sobre o Enem? Confira um guia completo sobre o exame que preparamos especialmente para você!