Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Você encontrou o curso dos seus sonhos e já se planeja para começar a fazer a sua graduação. Mas será que sabe como entrar na faculdade? Afinal, o vestibular tradicional não é a única alternativa.
O melhor de conhecer as possibilidades é que você consegue escolher aquela que se encaixa nas suas necessidades. Assim, seu caminho até a capacitação e um futuro melhor fica mais curto.
Preparado para descobrir como entrar na faculdade? Conheça 5 possibilidades!
1. Vestibular tradicional
A forma mais famosa de entrar na faculdade é pelo vestibular tradicional. Essa modalidade permite fazer uma avaliação do preparo de cada estudante para dar os primeiros passos no ensino superior.
Entre os temas cobrados pela prova estão Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia e Química, além da redação.
Como funciona?
A prova tem duração de quatro horas, normalmente, e inclui apenas questões objetivas. O peso de cada tema varia de acordo com o curso de interesse e as notas servem para gerar a classificação.
2. Vestibular digital
Se você não puder fazer o vestibular tradicional, há outra forma de entrar na faculdade: por meio do vestibular digital. Essa modalidade é bem flexível. Você agenda sua prova de acordo com seu tempo disponível no momento da inscrição no processo seletivo
Como funciona?
Depois de fazer a inscrição, é só escolher o dia e o horário, dentro das opções disponíveis. Você fará o processo seletivo e o resultado será liberado em até 48h. Se for aprovado, é só partir para a matrícula.
3. Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para as instituições públicas de ensino. Mas você sabia que ele também pode ser usado nas universidades particulares?
Como existe um padrão de avaliação na prova, a nota é utilizada como método de classificação para entrar no ensino superior.
Como funciona?
Nesse tipo de ingresso, basta informar a edição do Enem da qual você participou e as notas das provas. O resultado sai na hora e a classificação é feita de acordo com a nota. Assim, é possível se matricular e já se preparar para as aulas.
4. Segunda graduação
Quem já fez uma graduação ainda pode aproveitar outras formas para entrar na faculdade. Para a segunda vez, você faz o ingresso como graduado, o que também facilita o processo.
Assim como os outros, é um procedimento simples, mas exige uma atenção especial sobre a documentação.
Como funciona?
Para se candidatar à nova graduação, você só precisa apresentar seus documentos de identificação e os referentes ao curso anterior, como diploma e histórico do curso. A classificação é feita pelo coeficiente de rendimento — quanto maior a sua média, maior a classificação.
5. Transferência
Sabe quando os seus planos mudam de repente? Pois é o que acontece quando você precisa ir para outra cidade, mesmo estando na faculdade. Em vez de perder o que já estudou, é só investir na transferência.
Inclusive, é possível se transferir com financiamentos ou bolsas de estudo, desde que tudo esteja regularizado. Fácil, né?
Como funciona?
Esse ingresso exige documentos como o histórico do curso, seus documentos de identificação e programa das disciplinas. A classificação também é feita pelo seu coeficiente de rendimento e o resultado sai em até 48 horas.
Agora que você já sabe como entrar na faculdade, basta escolher a que melhor atende às suas necessidades e se preparar para a vida acadêmica.
Na Unileão, as provas do vestibular tradicional acontecerão no dia 30 de novembro de 2019. Faça sua inscrição e não fique de fora!