Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser uma porta de entrada para o seu futuro! Essa avaliação se transformou em um dos principais caminhos para o ensino superior em todo o país. Após caprichar na prova, você terá que saber como funciona o Sisu.
Esse sistema é muito utilizado para o uso da nota, apesar de não ser a única opção disponível.
Na sequência, venha descobrir como funciona o Sisu e tire todas as suas dúvidas!
Afinal, o que é Sisu?
Sigla para Sistema de Seleção Unificada, o Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC). É um sistema informatizado que inclui todos os participantes do Enem.
Atua, principalmente, para classificar os participantes de acordo com suas notas e escolhas de curso e instituição. Como serve para todos, conta com milhões de inscrições, anualmente.
Serve para universidades particulares?
Ao pensar em como funciona o Sisu, fique de olho: essa alternativa só é válida para instituições públicas. Ou seja: se você deseja fazer um curso superior, ele só pode ser utilizado por quem procura uma vaga em uma instituições federais.
Como são milhões de estudantes, sem nenhuma restrição sobre o local de escolha, a competição é imensa. Por isso, é preciso entender como usar a sua nota do Enem — vamos mostrar isso em breve.
Como funciona o Sisu?
O funcionamento desse sistema é simples. No período adequado, quem realizou a prova do Enem deve acessar a plataforma com as informações pessoais, como inscrição e senha. Logo no começo, é possível conferir a nota final de cada prova e da redação.
Depois, é o momento de fazer a inscrição. Cada estudante tem o direito de escolher uma opção de preferência e uma secundária. Ao longo dos dias, a posição é atualizada, conforme mais gente se inscreve no curso e na universidade. É possível realizar alterações, só a última inscrição válida é considerada.
Quando acontecem as inscrições?
O período de inscrição ocorre de acordo com cada ano e, normalmente, acontece nos meses de janeiro e junho. Em 2019, por exemplo, foi de 22 a 25 de janeiro de 2019. Após esses períodos, tem as fases de inscrições nas instituições.
O Sisu é a única forma de usar a nota do Enem?
Como você viu até aqui, o Sisu serve para aproveitar a nota do Enem, certo? Apesar de ser nacional, ele só envolve as instituições públicas. No entanto, a classificação na prova pode ser utilizada de outras maneiras.
A sua nota é válida para conseguir um financiamento estudantil ou mesmo uma bolsa, como é o caso do Prouni. Também pode ser usada como forma de entrada em uma instituição particular, de acordo com as regras.
Agora que você já sabe como funciona o Sisu, fica fácil entender a sua importância.
Se não quiser ter dúvidas na hora de escolher o seu futuro, descubra como selecionar a melhor faculdade!