A rotina da faculdade inclui diversas tarefas e um ritmo que, às vezes, causa confusões. Você não se torna um mau aluno quando perde prazos, troca datas ou fica sabendo de entregas em cima da hora. No entanto, entender como organizar os estudos é essencial para evitar esses momentos.

Com esse cuidado, surge o alívio necessário para aproveitar o curso do jeito certo. Quer descobrir as melhores dicas para organizar os estudos? Então, continue a leitura e saiba tudo!

1. Entenda a sua rotina

Para controlar os seus horários, o primeiro passo é entender a sua rotina. Reconhecer como o seu dia a dia funciona é o primeiro passo para encaixar as responsabilidades e não deixar nada para trás. Veja como acertar no planejamento!

Anote os horários das tarefas fixas

Para começar, divida uma folha de papel em 7 porções, uma para cada dia da semana. Depois, faça uma divisão de horários em várias linhas e com os intervalos necessários, como de hora em hora.

Então, adicione todas as atividades fixas. Inclua as aulas que não podem ser mudadas e os demais compromissos. Isso ajuda a ver quais são os períodos livres e como eles se distribuem.

Defina horários para cada atividade

Depois de entender os “buracos” que existem na sua agenda, comece a preenchê-los. Uma das etapas para organizar os estudos é ter horários definidos para cada tarefa. Assim, você não corre o risco de esquecer nada.

Inclua os prazos de trabalhos, as atividades acadêmicas, os estudos e as provas. Desse jeito, não há risco de ser surpreendido por algo que não sabia que existia.

Prepare-se para imprevistos

Para o planejamento dar certo, é essencial se preparar para caso dê errado. Como assim? Basicamente, há diversos imprevistos no cotidiano. Talvez você demore um pouco mais em um exercício ou surja uma atividade extra, por exemplo.

Para não ter a rotina toda bagunçada, abra espaço para alguns imprevistos. Ter uns minutos diários dedicados a esse cenário ajuda a manter tudo organizado, caso eles aconteçam.

como organizar os estudos

2. Crie um calendário

Ao seguir os passos anteriores, você já deu início à criação de um calendário. No entanto, para ter sucesso na organização dos estudos é preciso levar a sério e ter tudo bem definido. Com um cronograma completo, é mais fácil cumprir todas as responsabilidades. Diante de tantas obrigações, entretanto, pode parecer difícil saber como se preparar.

Tenha uma agenda ou planejador

Em vez de fazer anotações avulsas, tenha tudo bem organizado. Para isso, vale a pena usar um planner/planejador (que é tendência!) ou uma agenda tradicional. Se não quiser anotar no papel, há vários aplicativos que permitem criar tarefas. Ao adotar as ferramentas, é fácil acompanhar de forma prática, sem deixar nada de fora.

Controle tarefas e prazos

Com a agenda em mãos (ou no celular), inclua os compromissos. Acrescente todas as atividades, fixas ou não, em seus respectivos dias e horários. Adicione prazos de tarefas e provas e quando vai executar. Não deixe para fazer as tarefas no último momento!

Estabeleça prioridades

Além de incluir as tarefas e seus prazos, estipule prioridades. Defina o que tem maior urgência e que, portanto, deve ser feito primeiro. Isso te deixa em pleno controle de suas produções.

3. Tenha um espaço dedicado ao estudo

Quando não há disciplina ou planejamento, ficar em casa para estudar se transforma em uma armadilha. Estudar na cama, no sofá ou deitado acabam prejudicando.

O ideal é ter um espaço dedicado, pois o seu foco será maior. Veja só essas dicas para criar esse cantinho:

Escolha um local tranquilo

Não adianta ter mesa e cadeira bem no meio da sala ou perto da janela, onde todos os barulhos interrompem a concentração. Ao decidir onde ficar, escolha um lugar viável, mas que seja o mais tranquilo possível. Com o sossego necessário, fica muito mais fácil estudar.

Garanta uma boa iluminação

Para não perder o foco e ter máximo rendimento, o espaço deve ter uma boa iluminação. A natural é a melhor, mas uma boa luminária de mesa já dá conta do recado e gera um conforto a mais durante o trabalho.

Mantenha o que for importante por perto

Para evitar as contínuas interrupções, mantenha o que é necessário por perto. Então, garanta que seu cantinho tenha espaço para livros, cadernos, materiais de escritório e, se possível, até computador ou notebook. Deixe também uma garrafinha de água e um lanche rápido. Com a arrumação, tudo ocorre sem dificuldades.

como organizar os estudos

4. Afaste as distrações

Durante o aprendizado, há muitas distrações que são verdadeiros convites à perda de foco. Como a intenção é saber como organizar os estudos, é preciso evitá-las ao máximo, já que elas são as maiores culpadas da procrastinação e perda de tempo.

Ao impedir que elas se concretizem, por outro lado, é mais fácil aprender e exercitar os seus conhecimentos.

Fuja das redes sociais

As redes sociais estão entre os principais vilões quando o assunto é distração. Saia de seus perfis durante os estudos e resista à tentação de conferir seu feed o tempo todo. Se for preciso, use programas que bloqueiam certos endereços para não perder o ritmo.

Desative as notificações do celular

O celular também atrapalha a concentração, já que ele avisa sobre o novo vídeo do canal preferido ou da mensagem de um amigo. O ideal é mantê-lo no modo “não perturbe”. Você pode até colocar algumas “premiações” de 10 minutos no celular quando acabar com um capítulo de estudo ou uma atividade.

Ouça as músicas certas

Para não sofrer com ambientes barulhentos e constantes interrupções, o fone de ouvido é um companheiro. Mas prefira as músicas especiais para estudo, sem vocais e com o ritmo adequado. Existe um site excelente quando o assunto é “sons para aumentar o foco”: se chama Rainy Mood! Ele te oferece loop eterno de barulho de chuva. É fantástico!

5. Saiba que o descanso também é importante

Para que o seu planejamento seja saudável, ele deve incluir momentos de liberdade. Isso é fundamental para o cérebro se refazer e guardar mais informações. Do contrário, você ficará esgotado.

Acrescente horários livres em sua agenda sem culpa e não encare como “perder tempo”, mas sim como “cuidar de você mesmo”!

Cuide do sono

Não cometa o erro de achar que é preciso estudar em ao invés de dormir. É essencial incluir de 6 a 8 horas diárias de sono em sua rotina para que seu corpo reponha as energias. No dia seguinte seu desempenho para aprender será maior.

como organizar os estudos

Pratique exercícios

Além de fugir do sedentarismo, praticar atividades físicas aumenta a sensação de bem-estar e estimula o corpo inteiro. Separe um tempo para ir à academia, correr no parque ou nadar — e elimine todo o estresse!

Tenha tempo para se divertir

Seja para assistir à sua série favorita, para sair com os amigos ou para aproveitar um novo jogo, é importante ter tempo para se divertir. Isso estimula a criatividade, libera a tensão e garante motivação na hora de aprender.

Com essas orientações de como organizar os estudos, você terá uma rotina muito mais estruturada e resultados melhores. Não deixe de usar as dicas e não perca nenhum prazo ou compromisso!

Relacionado Posts

NewsLetter Unileão


Receba nossos conteúdos exclusivos

Entre na lista VIP

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.