A inteligência artificial tem causado muitos burburinhos ao redor do mundo. Quando todos pensamos que a tecnologia já estava no seu auge, somos novamente surpreendidos com assistentes capazes de influenciar em decisões ligadas à vida humana, como por exemplo, a automatização de tarefas diárias.
Com uma capacidade impressionante de processar dados rapidamente, as inteligências artificiais têm sido usadas na educação, segurança, empresas e também na área da saúde, ajudando na eficiência e agilidade de diversas atividades.
De fato, percebe-se que a IA se tornou relevante ao redor do mundo. Desse modo, se faz necessário ficar ligado nas novidades que o mundo da tecnologia tem nos proporcionado. A seguir, você entenderá como usar o poder da inteligência artificial ao seu favor, otimizando sua rotina e organizando melhor suas tarefas.
Boa leitura!
Mas afinal, como surgiu a inteligência artificial?
Desde os anos 1940, a Inteligência Artificial (IA) começou a tomar forma como uma tentativa de criar capacidades para os primeiros computadores. Foi também nesse período que a eclosão da Segunda Guerra Mundial impulsionou investigações com o propósito de avançar no desenvolvimento de armamentos e tecnologias bélicas.
No entanto, foi nos anos 1950 que essa tecnologia teve sua definição conceitual, com destaque para a Universidade de Carnegie Mellon. Herbert Simon e Allen Newell, cientistas pioneiros, desempenharam um papel fundamental nesse campo, estabelecendo o primeiro laboratório acadêmico dedicado à inteligência artificial nessa instituição.
As inteligências artificiais mais usadas
Siri (Apple)
Assistente digital da Apple, a Siri está presente em vários dispositivos da empresa, como iPhones, iPads e Macs. Lançada originalmente em 2011 em conjunto com o iPhone 4s, desde então tornou-se parte fundamental da experiência de uso de softwares da Apple.
Os pedidos mais frequentes que a Siri recebe dos seus usuários são: agendar alarmes, procurar por informações, ler, escrever ou enviar e-mails e chamar o Uber, além de muitas outras funcionalidades da Siri. Ela com certeza é uma assistente muito útil e atenciosa.
Cortana (Windows)
A Cortana é um assistente virtual desenvolvido pela Microsoft, integrado ao Windows, que permite aos usuários interagirem de forma mais intuitiva com seus dispositivos. Com reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural, a Cortana não apenas executa comandos de voz, mas também cria lembretes, fornece informações como previsão do tempo e notícias, além de controlar dispositivos e aplicativos.
A assistente também aprende com o usuário ao longo do tempo, personalizando suas respostas de acordo com os objetivos de cada usuário, tornando a experiência do seu uso cada vez mais interessante.
Google Assistente (Google)
O Google Assistente, desenvolvido pelo Google, é um assistente virtual avançado que opera em vários dispositivos, como smartphones e alto-falantes inteligentes. Utilizando tecnologias de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, o assistente compreende comandos de voz, texto e toque, permitindo aos usuários realizar uma ampla gama de tarefas.
Isso inclui desde executar comandos em dispositivos inteligentes até fornecer informações, agendar compromissos, dar direções, tocar músicas e até mesmo manter conversas e traduções em diferentes idiomas.
O Google Assistente oferece uma experiência abrangente e personalizada, adaptando-se ao contexto e às preferências dos usuários. Sua versatilidade permite controlar dispositivos domésticos, obter informações úteis, entreter-se e agilizar atividades cotidianas, tudo por meio de comandos de voz simples e intuitivos. Com atualizações constantes e integrações contínuas, o Google Assistente continua evoluindo para oferecer uma interação cada vez mais eficiente e enriquecedora.
Alexa (Amazon)
Alexa é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon, operando por comandos de voz para executar diversas tarefas. Ela reproduz música, responde perguntas sobre informações diversas, define alarmes, controla dispositivos inteligentes, cria listas, gerencia calendários, oferece jogos, realiza chamadas, lê audiolivros e fornece informações de trânsito.
Integrada em dispositivos como os alto-falantes Echo, a Alexa continua a evoluir com mais funções e integrações. Sua capacidade de processamento de linguagem natural permite entender e responder de maneira consistente às instruções dos usuários.
Ao agir como um assistente pessoal, a Alexa facilita a realização de tarefas diárias de maneira conveniente e eficiente, tornando-se uma presença útil em muitos ambientes.
ChatGPT
O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, projetado para realizar tarefas de processamento de linguagem natural, como responder a perguntas, gerar texto e manter conversações.
Assim sendo, suas funcionalidades incluem fornecer informações, auxiliar na redação, criar conteúdo textual, explicar conceitos e muito mais! Dessa forma, a função dessa ferramenta é interagir com base nas suas perguntas e solicitações.
O Futuro começa agora
Então, gostou de saber mais sobre as utilidades que as inteligências artificiais têm no nosso dia a dia? Se sim, então você precisa baixar nosso material gratuito sobre ChatGPT, dessa forma, você terá acesso a dicas incríveis para usar a assistente virtual na sua rotina e nos estudos.
Acesse agora nosso material gratuito e descubra 6 dicas infalíveis para usar o ChatGPT de forma eficiente!